Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº56    Outubro 2002

Curtas & Directas

FEIRA. A Feira do Livro 2002, que se realizou de 4 a 13 de Outubro, na Praça do Giraldo, superou as expectativas dos principais livreiros da cidade. O Ensino Magazine fez uma sondagem pelas livrarias de Évora e, segundo as informações obtidas, concluiu que os livros técnicos foram os mais vendidos.

Os livreiros consideram que a escolha pela compra de livros técnicos, nomeadamente na área da psicologia, informática e história, deve-se ao facto do evento ter coincidido com a abertura do novo ano escolar. De facto alguns alunos, sobretudo universitários, aproveitaram a ocasião para adquirir livros técnicos a preços consideráveis e convidativos. 

Estimular a leitura e dar voz à vida cultural da cidade foram os principais objectivos da organização (Câmara Municipal de Évora). Para além da aquisição de livros a preços de “feira”, os visitantes tiveram à disposição diversas actividades culturais.
Nesta iniciativa estiveram representados cerca de 50 editores, instituições responsáveis por publicações literárias, livrarias da cidade e da região.

 

R.G.A. A Mesa da Reunião Geral de Alunos, da U.E., convocou uma R.G.A. para o próximo dia 22 de Outubro. A ordem de trabalhos será a seguinte: Leitura e votação das actas das reuniões anteriores, Regime jurídico, Financiamento do ensino superior e Acção social. 

 

SEMINÁRIO. Realizou-se no passado dia 17 de Outubro, no Colégio Luís Verney da Universidade de Évora, um seminário intitulado “Desigualdades Regionais em Ciência: O Caso da Índia”.

 

 

ESE. A Escola Superior de Educação de Viseu poderá vir a mudar de nome, com vista à aprovação de cursos que estão menos relacionados com educação. Quem o diz é a presidente do Conselho Directivo da instituição, Maria de Jesus Fonseca, que quer ver aprovados os cursos de publicidade, marketing, restauro de livros e animação sócio-cultural. Aquela responsável, que está no cargo desde Julho, considera que o problema deverá ser mais do nome da escola do que dos cursos propostos, dado que “devem ter sido bem programados e planificados, porque no despacho de indeferimento o Ministério nada diz sobre isso”.

 

INTERNET. O Projecto Internet no 1º Ciclo no Distrito de Viseu foi apresentado no passado dia 10 na Aula Magna dos Serviços Centrais do Politécnico de Viseu. O projecto resulta de uma articulação tripartida da Superior de Educação, Fundação para a Computação e Ciência Nacional e das autarquias do Distrito, tendo a ESE como missão a formação dos formadores e o acompanhamento pedagógico.

 

CONFERÊNCIA. “O Ensino Superior em Portugal - uma perspectiva diacrónica” foi o tema da conferência proferida pelo presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Pedro de Barros, no passado dia 12 de Outubro, na Aula Magna dos Serviços Centrais. A conferência integrou-se na sessão solene de abertura do ano académico da Universidade Senior e do Autodidacta Viseense do Rotary Clube de Viseu.

 

GASTOS. O ministro da Educação, David Justino, afirmou no início deste mês em Viseu que é difícil definir prioridades para o sector quando o Ministério da Educação prevê gastar quase 85 por cento do seu orçamento para 2003 com pessoal. “A educação não tem prioridades, há uma prioridade básica que é pagar aos professores e que leva 85 por cento do orçamento. Só se conseguem definir prioridades quando temos margem para poder enunciar objectivos estratégicos e, a partir deles, conseguir um orçamento”.

 

EXPOSIÇÃO. “Flores em Pedra” é o título da exposição de escultura da autoria da artista algarvia Lourdes Lopes que decorre de 14 a 31 de Outubro no espaço de exposições do Instituto Politécnico de Beja. A exposição conta com 12 esculturas em pedra, com destaque para a utilização de mármore.

 

HORSE-BALL. A selecção portuguesa de horse-ball assegurou o terceiro lugar no Campeonato da Europa de horse-ball, ao derrotar a Inglaterra, por 8-2, no final de uma competição que foi disputada este mês em Beja e que terminou com mais um título para a França. A França defrontou na final o vencedor do Grupo B da primeira fase da prova, a Bélgica, vencendo por 8-5. Os franceses confirmaram a sua hegemonia na modalidade, vencendo as 10 edições do Europeu até agora disputadas.

 

TEATRO. A história de amor e desventura da Soror Mariana Alcoforado nos séculos XVII-XVIII servem de inspiração a “Marianna Alcoforado”, peça que o Teatro Experimental de Cascais estreou este mês. De acordo com o Teatro Experimental de Cascais (TEC), a peça, assinada por Jorge Guimarães, mostra, num trabalho de ficção, o seu olhar do autor sobre as cinco cartas que a freira portuguesa enviou ao cavaleiro de Chamilly, perante a quase absoluta indiferença deste.

Soror Mariana Alcoforado (1640-1723) nasceu e faleceu em Beja, onde professou no Convento da Conceição, onde foi escrivã e vigária, sendo-lhe atribuída a autoria das “Lettres Portugaises”, publicadas em Paris em 1669. Em 1810 foram encontrados os manuscritos das cartas, indicando que a autora das mesmas seria uma religiosa em Beja, apaixonada por um militar francês que primeiro a seduzira e depois abandonara, fazendo assim nascer a prosa ora doce, ora agressiva, da enclausurada.
 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt