OBRAS DE ALVES DE SOUSA
NA UBI
Sala de actos mais
rica

A Sala dos Actos da Reitoria tem um novo colorido, após ali terem sido colocados dois painéis artísticos intitulados “Ciências” e “Artes e Letras”, ambos elaborados pelo pintor Fernando Alves de Sousa, a convite do Reitor da UBI, Santos Silva.
Para elaborar a obra “Artes e Letras”, pintada a óleo sobre madeira, Alves de Sousa escolheu personagens marcantes destas duas áreas, tais como Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Amália e o Padre António Vieira. Inicialmente estava previsto que o quadro tivesse 12 figuras, mas como explica o autor, “o entusiasmo foi crescendo e acabou por ter 29”.
Para o painel dedicado à “Ciência”, trabalhado em acrílico sobre madeira, Alves de Sousa recorreu à utilização da geometria, a qual considera uma das suas paixões. No quadro estão presentes rostos de personalidades conhecidas do panorama científico nacional como Egas Moniz, Sousa Martins e Gago Coutinho e também algumas figuras estrangeiras como Einstein e Copérnico.
Os dois quadros, com cerca de quatro metros de altura e dois de largura, onde predomina a mistura de cores, levaram cerca de dois anos e meio a concluir. Segundo Santos Silva, reitor da UBI “estas obras ficam expostas num dos lugares mais nobres da universidade”. O reitor afirma que há muito que se procurava dar algo novo a este espaço.
Santos Silva considerou ainda que “o artista Alves de Sousa é a pessoa indicada para produzir esta obra e dignificar o espaço em causa”. No dia em que completou 80 anos e apresentou ao público as pinturas que realizou para a universidade, Alves de Sousa recebeu a medalha de prata da UBI pelo trabalho prestado à instituição.
O artista tem já em mãos um novo trabalho para a UBI. Desta vez a obra destina-se à Biblioteca Central. O pintor diz tratar-se de “um trabalho inspirado na sensação que se tem ao olhar para as estantes de livros numa biblioteca. 
Catarina Rodrigues
RECEPÇÃO AO CALOIRO
Música a rasgar
A Recepção ao Caloiro na Universidade da Beira Interior decorreu de 3 a 9 de Novembro, teve vários momentos de grande nível e terá sido uma das melhores do País. Entre a música e a animação os alunos da UBI deram uma nova vida à cidade. O cartaz de espectáculos, composto unicamente por bandas portuguesas, atraiu ao pavilhão da ANIL centenas de pessoas. Caloiros e veteranos não perderam o ritmo e participaram nos tradicionais eventos académicos que caracterizam não só a universidade, mas também a Covilhã.
O pavilhão da Anil esteve ao rubro. O Arraial da Cerveja contou com a presença dos Dr. Valium, Quim Barreiros, Dança Brasil e muita cerveja. Após os concertos, a noite continuou com a animação de um Dj. No dia seguinte, a festa seguiu com os concertos de Yellow W Van, EZ Special e Blind Zero. A festa, prolongou-se pela noite dentro com um DJ a animar os sobreviventes.
Na tarde de quarta feira realizou-se o tradicional desfile da latada. O curso de Ciências da Comunicação foi o vencedor da edição deste ano com o tema “A Rádio”. Em segundo lugar ficou o curso de Engenharia Aeronáutica. O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo curso de Engenharia. Os estudantes mostraram, através de cartazes, o seu descontentamento em relação aos cortes orçamentais para o ensino superior.
O Festival Regional de Tunas, e a actuação do grupo Irmãos Catita, realizou-se na quinta-feira. A Tuna masculina da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco abriu o festival, seguindo-se a “Copituna” da Guarda, assim como a tuna feminina da mesma cidade, foram as que se seguiram na subida ao palco. Mas foi, de facto, a tuna feminina da casa que fez despertar, euforicamente, a alma dos estudantes ubianos. O espectáculo terminou com chave de ouro, protagonizado pela tuna masculina da Covilhã, “Jábubitoukoscopos”.
A garraiada decorreu na praça de touros de Idanha-a-Nova, a 9 de Novembro, para onde os estudantes se deslocaram em transportes cedidos gratuitamente pela organização. Na Praça, o público foi brindado com 6 garraios da ganadaria de Francisco Carrão. A abrilhantar o espectáculo, os estudantes da UBI contaram com a presença do Grupo Académico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Equipados a rigor, com barrete e cinta, este grupo de forcados amadores mostrou na arena a arte de lidar os touros.
O último dia da Recepção ao Caloiro 2002 contou só com a presença de portugueses em palco. Mind da Gap e Santos e Pecadores eram os concertos mais esperados da noite. A noite era ainda uma criança quando a banda mais ansiada subiu ao palco. Santos e Pecadores presentearam com um espectáculo repleto de ritmo, luz, cores e fogo. Com “Horas de Prazer”, o frio que se fazia sentir foi esquecido. O auge da noite foi ao som do tema “Não voltarei a ser fiel”.
ALUNOS DE
MATEMÁTICA-INFORMÁTICA EM FORTÇA
Site da PSP nasce na
UBI
Carlos Ferreira e António Borges, ambos alunos finalistas do Curso de Matemática-Informática da Universidade da Beira Interior, acabam de apresentar o seu projecto de fim de curso, o qual terá uma utilidade prática, dado que se trata do novo site da Polícia de Segurança Pública, o qual entrará em funcionamento até ao Europeu de 2004 e permitirá, entre outras capacidades, apresentar queixas on-line ou até integrar a sua casa no Programa Férias em Segurança sem que para isso tenha que se deslocar à esquadra.
O projecto de fim de curso, que foi oficialmente apresentado no passado dia 24 de Outubro, estava inicialmente direccionado para a informatização da esquadra da PSP da Covilhã mas, depois de uma conversa com Maria Eduarda Lopes, responsável pelo Departamento Informático da PSP, avançou para o que será, em breve, a nova face da PSP na
Internet.
O trabalho demorou cerca de três meses a desenvolver e seguiu as indicações dos serviços da PSP a nível nacional. “Temos de agarrar nas novas tecnologias e pô-las ao serviço do cidadão e da PSP”, refere Maria Eduarda Lopes, responsável pelo Gabinete de Informática da Direcção Nacional da PSP.
O objectivo é implementar a curto prazo uma intranet para depois avançar para a
Internet, que será uma porta para o exterior. A intenção é ter o sistema pronto e acessível até ao início do campeonato europeu de futebol que terá lugar em Portugal em 2004, refere Maria Eduarda.
No site criado pelos dois finalistas podem encontrar-se diversas informações úteis, como o contacto de todos os comandos da PSP do País, missões que esta instituição desenvolve noutros territórios e, também, acções desenvolvidas diariamente, num site “ao serviço dos cidadãos mas também dos polícias”.
UTILIDADE. Os cidadãos podem consultar a legislação sobre variadas matérias, informações sobre recrutamento, conselhos, da PSP, notícias e eventos. Há ainda informação sobre pessoas, veículos e objectos desaparecidos, onde é possível fazer um registo evitando assim, uma ida à esquadra.
Do mesmo modo, quem vá de férias pode pedir on-line, à PSP da sua área, uma atenção especial à sua casa, deixando a morada e o tempo em que ficará fora. É ainda possível pedir atribuição ou renovação de licenças através deste serviço.
Para aceder a estes serviços, os utilizadores terão de se registar. Neste registo, separam-se dois tipos de utilizadores, o cidadão comum, ou uma instituição. Através do site é ainda possível contactar a PSP on-line, comunicando, por exemplo, uma ocorrência, e também deixar críticas e sugestões.
Para os profissionais da PSP há também várias vantagens. Os policias de segurança pública podem-se registar e aceder à base de dados de pessoas, veículos e objectos, bem como gerir os dados. Acima destes estará o administrador do site que pode alterar os dados.
Para o representante do sindicato de profissionais de polícia, presente durante a apresentação do portal, este representa um passo em frente na relação entre polícia e os cidadãos. “Com este portal, o cidadão não necessita de ir à esquadra podendo, a partir de casa, contactar a PSP”, refere. No entanto, aponta a falta de acesso à Internet por parte dos profissionais de segurança pública, algo que Maria Eduarda Lopes, afirma que será alterado.
Para os alunos que desenvolveram este projecto, no âmbito do projecto de fim de curso, um dos aspectos mais importantes deste site prende-se com “o contacto entre cidadãos e PSP, o acesso a muitos serviços é extremamente importante, porque estes antes não existiam. É importante criar algo que venha a ser utilizado pelas pessoas”.
Ana Maria Fonseca
seguinte >>>
|