Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº49    Março 2002

Politécnico

POLITÉCNICO DA GUARDA

Nova casa dos estudantes

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), acaba de apresentar o projecto para a construção da sede da Associação de Estudantes do IPG (AE), numa cerimónia onde foi feita a entrega dos prémios às três empresas de arquitectura seleccionadas, no âmbito do Concurso de Ideias lançado para a elaboração do projecto da construção da sede.

O projecto do futuro edifício, orçado em cerca de 170 mil contos, a localizar junto ao acesso do campus do IPG, integra uma área de lazer, um auditório com capacidade para 100 lugares, várias salas de actividades, uma galeria de exposições, e uma área de acolhimento exterior, para “aglomerações espontâneas”. De referir que as futuras instalações da AE terão uma área coberta de 1800 metros quadrados.

O Presidente da AE do IPG, Sérgio Raposo, classificou este projecto como “muito importante para o desenvolvimento da comunidade estudantil”, realçando o empenho colocado pela Presidência do IPG. “É uma sede que dignifica os estudantes”, acrescentou aquele dirigente estudantil.

Relativamente à construção da sede da AE, Jorge Mendes disse que foi sua preocupação “desenvolver todos os esforços para que a AE, e os estudantes em geral, tivessem umas instalações dignas para poderem desenvolver o seu trabalho associativo e demais actividades. O processo decorreu com a rapidez possível, pois foi primeiro necessário adquirir um terreno contíguo ao IPG. Depois dessa aquisição, foi aberto um concurso de ideias para a apresentação de projectos”.

O projecto escolhido, da autoria do arquitecto guardense João Rafael, “além de ser esteticamente muito bonito, apresenta soluções com muitos espaços multifuncionais e, na minha opinião, faz um óptimo aproveitamento do terreno”.

 

 

POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

Design em exposição

O Instituto Politécnico de Portalegre tem patente até ao final deste mês uma exposição denominada Robinson, uma fábrica de histórias”. A iniciativa, é um projecto da autoria dos alunos Mafalda Almeida, João Chicarra e Susana Sousa, através do qual procuram divulgar o valor patrimonial do Espaço Robinson, mantendo também viva a memória da cidade de Portalegre.

Esta é a primeira mostra de um ciclo de exposições que vai ser feito no Instituto Politécnico de Portalegre, com trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no âmbito da disciplina de projecto. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a “curiosidade das propostas apresentadas reside no facto dos projectos não serem meramente académicos”. 

Recorde-se que a cultura continua a marcar pontos no seio do Politécnico, como o demonstra uma outra exposição fotográfica, patente na Superior de Educação, no último mês de Fevereiro. Uma mostra de fotos de Ana Isabel Catalão, que foram acompanhadas com um guião composto por textos do professor Eduardo Crespo, docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

FORMAÇÃO. O Instituto Politécnico de Portalegre está a cumprir o seu calendário de acções de curta duração, realizando na primeira quinzena de Abril, um curso de introdução à informática: sistemas operativos e redes locais. Um curso com um total de 24 horas lectivas e que será ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

De acordo com o Instituto Politécnico de Portalegre o curso pretende dar aos participantes noções sobre o funcionamento de um computador, as diferenças entre hardware e software, a importância de um sistema operativo, e distinguir o que se entende por rede local. Os conteúdos programáticos variam entre a arquitectura do computador, o explorador de windows e o painel de controlo, entre outros.

TECNOLOGIA. A Escola Superior de Tecnologia é anfitriã do primeiro dia de actividades do Encontro Transfronteiriço sobre museologia, que se realiza entre 1 e 5 de Maio. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Museologia e terá actividades em Castelo Branco, Salamanca, Plasencia e Cáceres.

ENFERMAGEM. No âmbito das actividades curriculares do 3º ano os alunos da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre promoveu uma exposição sobre os trabalhos realizados durante o seu estágio clínico, que abrangeu as áreas de saúde-materno-infantil e pediatria. A exposição esteve patente até ao passado dia 22 de Março, e integrou a apresentação de posters, vídeos, sessões de educação para a saúde, maquetes sobre a prevenção de acidentes e teatro marionetas, entre outras.

AGRÁRIA. Filipe Cacheirinha, aluno do quarto ano da licenciatura de engenharia agrária e desenvolvimento regional, na Escola Superior Agrária de Elvas, acaba de vencer equestre do V Grande Prémio do Carnaval. A iniciativa teve lugar no início de Fevereiro, no Centro Hípico Elxadai, e foi organizada pela Associação de Criadores e Proprietários de cavalos da Região de Elvas.

PROTOCOLO. A Escola Superior de Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia assinaram um protocolo com vista ao apoio do Estado ao programa Internet na Escola, no Distrito de Portalegre. Isso mesmo foi dado a conhecer na última reunião da Comissão Permanente do Instituto Politécnico de Portalegre. Uma reunião onde foi divulgado o quadro de investimentos e origem de financiamento da Fundação George Robinson e abordada uma eventual reprogramação das verbas atribuídas em Piddac e Feder ao IPP.

CONTABILIDADE. As escolas superiores que ministram cursos de gestão e contabilidade reuniram-se, no último mês, nos serviços centrais do Instituto Politécnico de Portalegre. Uma reunião que contou com representantes do ensino politécnico de Cávado e Ave, Viana do Castelo, Mirandela, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Viseu, Oliveira do Hospital, Leiria, Beja e Santarém. Do encontro foi constituída uma comissão de trabalho encarregue de elaborar um documento sobre as temáticas discutidas, para futura apresentação no Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

JORNALISTAS. Os alunos do curso de jornalismo da Escola Superior de Educação de Portalegre realizou, entre os passados dias 12 e 14 de Março, mais uma edição das jornadas de comunicação social. Este ano a iniciativa teve como tema «comunicação: uma questão social» e integrou uma exposição de fotografias de Sabastião Salgado, patente na Biblioteca Municipal até ao fim deste mês.

 

 

 

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE VISEU

Reviravolta aguardada

O presidente do Politécnico de Viseu, João Pedro de Barros, espera que o recém criado Instituto Superior Universitário de Viseu não chegue a concretizar-se no terreno. “Espero que o diploma não venha a ser promulgado pelo senhor presidente da República. Aliás, a informação de que disponho é que o senhor presidente da República parece considerar inoportuna a publicação do decreto”, afirma aquele responsável ao Ensino Magazine.

Seja ou não assim, o presidente do Politécnico afirma que “o Conselho Geral do Politécnico aprovou em Fevereiro a passagem do Instituto a Universidade Politécnica de Viseu”, o que em seu entender inviabiliza a criação do Instituto Universitário. Além disso, caso a nova estrutura avançasse, “a cidade de Viseu iria entrar seguramente no guiness, já que ficaria com três escolas secundárias e cinco instituições de ensino superior, caso da escola de formação de professores de Mangualde, da Universidade Católica, Instituto Piaget, o Politécnico e ainda o Instituto”.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt