NA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Viseu debate turismo
A Escola Superior de Tecnologia de Viseu vai organizar o I Seminário de Novas Tendências do Turismo Português, no próximo dia 29 de Maio, o qual conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro de Almeida e do presidente da Confederação do Turismo Português, Abílio Forte.
De acordo com o director da iniciativa, o seminário “foi estruturado de modo a contribuir para a reflexão das novas tendências do turismo português e de que modo essas tendências poderão beneficiar o turismo nas regiões do Interior do País, contribuindo assim para atenuar os desequilíbrios e assimetrias regionais. Pretende-se ainda saber até que ponto as organizações ligadas ao sector do turismo conseguirão adaptar-se e beneficiar dessas novas tendências”.
Para isso estarão em debate temas como a internacionalização do turismo português, o que acontece numa mesa redonda, marcada para as 10 da manhã e na qual participam Susana Cardoso, do Icep, José Luis Nogueira, do Grupo Visabeira, a Associação Nacional de Regiões de Turismo, tendo como moderador Gaspar da Costa, presidente da Região de Turismo Dão-Lafões.
Já no primeiro painel, marcado para as 12 horas, estará em debate a formação na actividade turística, o qual será moderado por Nuno Neves de Sousa, aluno do Curso de Turismo da Superior de Tecnologia. Os palestrantes serão Joaquim Moura, do Instituto Nacional de Formação Turística, Jorge Loureiro, da Associação dos Hotéis de Portugal, e o director do Curso de Turismo.
No segundo painel, o tema em debate será o Ecoturismo como uma nova forma de turismo, no qual intervêm Maria João Burnay, do Instituto de Conservação da Natureza, e Rosa Marques, do Inatel. A moderação cabe a Tiago Nascimento, do Programa Polis. Já o terceiro painel versará a gastronomia, será moderado por Isabel de Sousa, jornalista do Expresso, e terá como intervenientes Mário Gonçalves, da Associação dos Restaurantes e Similares de Portugal, do chefe Joaquim Figueiredo e Serafim Silva, do Restaurante O Cortiço.
O último painel inicia-se às 18 horas e terá como tema o turismo cultural como aposta de futuro. O moderador será José Arimatela, do Grupo Visabeira, enquanto que os intervenientes serão Flávio Lopes, da Direcção Geral do Turismo, José Moreira, vereador da Cultura da Câmara de Viseu e de Dalila Rodrigues, directora do Museu Grão
Vasco.

TEATRO VIRIATO
Espectáculo de
miniaturas

A Companhia Magali e Didier Mulleras vai apresentar o seu espectáculo Miniaturas, nos próximos dias 29 de Maio e 1 de Junho, no Teatro Viriato, em Viseu, um espectáculo que se destina a assinalar o Dia Mundial da Criança , pelo que, no sábado, a entrada será livre para todas as crianças com idade até 12 anos.
O espectáculo em causa é o primeiro projecto coreográfico pensado para a Internet, e que nasceu em 1998 pela companhia de dança francesa Magali & Didier MULLERAS. Pensar a dança em Miniaturas é antes de mais uma forma de pensar o tempo e o espaço, estando este condicionado pela memória e pelas novas possibilidades criadas com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação. Os utilizadores da
Internet exigem maior rapidez para perderem o menos tempo possível na navegação e , ao mesmo tempo, anseiam por mais espaço no disco duro para armazenar toda a informação que pretendem.
É caracterizado por trabalhos curtos e directamente adaptados ao seu suporte de leitura e à própria dinâmica da Internet. São micro-metragens que pretendem cruzar o movimento e a imagem com as novas tecnologias, tendo em vista inicialmente o espaço da Web, e sendo eventualmente depois traduzidas para performances no mundo real (em palco) e para mostras em suportes multimédia.

ESG E AGRÁRIA APRESENTAM
NOVOS CURSOS
Desafios para o futuro
O Instituto Politécnico de Castelo Branco apresentou, este mês à Imprensa, os dois novos cursos aprovados pelo Ministério da Educação, referentes às escolas superiores de Gestão (Marketing) e Agrária (engenharia Biológica e Alimentar). Na conferência de Imprensa, o presidente do Instituto, Valter Lemos, e os dois directores das escolas, João Ruivo e José Carlos Gonçalves, sublinharam a importância das novas licenciaturas.
No caso do Curso de Marketing as provas de ingresso solicitadas são o português ou psicologia, ou filosofia ou matemática, ou ainda português mais sociologia. Segundo os seus responsáveis, o novo curso tem por objectivos “formar técnicos especializados na área do marketing capazes de desenvolverem diferentes estratégias. Estratégia que poderão passar por desenvolver estudos de mercado, lançar novos produtos, definir circuitos de distribuição, criar uma imagem de marca ou gerir equipas de força de vendas, entre outras”.
Ainda de acordo com o projecto apresentado, o novo curso tem diversas saídas profissionais, como director de marketing, assistente de marketing, gestor de produto, gestor de força de vendas, técnico de estudos de mercado, técnico de publicidade ou consultor. Dividido em dois ciclos (3+1 anos), o novo curso será um dos primeiros a abrir na região centro.
BIOLÓGICA. O Curso de Engenharia Biológica e Alimentar que a Escola Superior Agrária propôs ao Ministério da Educação este ano já mereceu o despacho favorável, através de uma portaria assinada pelo anterior secretário de Estado de Ensino Superior, Pedro Lourtie. De acordo com José Carlos Gonçalves, director da Superior Agrária, com este curso “pretende-se projectar uma nova área de ensino e investigação por parte da Escola, de forma a consolidar e reforçar o alargamento da sua área de formação para fora das ciências agrárias tradicionais, embora mantendo uma inevitável interligação aos sistemas produtivos”
Ainda de acordo com aquele responsável, a “licenciatura pretende ser uma abordagem parcialmente generalizada dos diferentes aspectos que hoje fazem parte, em sentido lato, da designação de engenharia biológica e alimentar, por forma a que os alunos que concluírem este bacharelato e licenciatura tenham obtido uma sólida formação teórica e prática, que lhes permita a iniciação de uma carreira profissional e empresarial em diferentes áreas”.

seguinte >>>
|