Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº51    Maio 2002

Geral

SEMANAS ACADÉMICAS DE BEJA E VISEU

Tradição de copo e batina

As reais festas académicas voltaram a estar ao rubro um pouco por todo o País. De Coimbra à Covilhã, de Castelo Branco à Guarda e Viseu, de Portalegre a Évora e a Beja, não houve cidade que não tivesse a sua, que não trouxesse os estudantes à rua e que não enchesse de entusiasmo até mesmo aqueles que gostam de dormir a noite descansados. Durante o mês de Maio as noites foram, seguramente, maiores que os dias, porque só se é estudante uma vez. O Ensino Magazine faz-lhe aqui um pequeno roteiro daquilo que foram ou estão a ser as festas mais animadas do ano.

CASTELO BRANCO. Blasted Mechanism, Moonspell, Despe & Siga, Cool Hipnoise e Primitive Reason são os cabeças de cartaz da semana académica de Castelo Branco, que se realiza de 23 a 28 de Maio, nas instalações do Nercab, na Avenida do Empresário. Uma semana que ficará também marcada pela realização de actividades radicais todos os dias e pelas night sessions, ou seja, por muita música de discoteca, com dj´s convidados, a partir das duas da manhã.

A semana, organizada pela Federação Académica de Castelo Branco, começa às 16 horas do dia 23, com o desfile do enterro do caloiro, junto à Superior de Educação. À noite, a partir das 22 horas, terá lugar a serenata na escadaria do Governo Civil, à qual se seguirá um festival de tunas com a ESTuna, Carpe Tuna, Fantuna, Coppituna D´Oppidana e a Orquestra Académica Já B´UBI e Tokuskopus.

A 24, a noite abre às 22 horas com os “albicastrenses” Jaguar, seguindo-se os Yellow W Van e os Blasted Mechanism. A receita da noite seguinte começa com dois grupos da casa, Seven Down e Izumi, para terminar com os Moonspell. No domingo os estudantes rumam a Idanha-a-Nova, para onde está marcada a garraiada às 17 horas. As honras da casa estarão depois a cargo dos Moços do Adro, que antecedem os Despe & Siga.

Recuperados do fim-de-semana, os estudantes programaram o arraial da cerveja para segunda-feira, com actuações dos Ley Seca e dos Irmãos Catita. O termo da semana fica marcado com as actuações dos EZ Special, Cool Hipnoise e Primitive Reason. Concertos a realizar no Nercab, local para onde, tal como nos dias anteriores (excepção feita ao dia 26) haverá transporte em autocarro, a partir das 21 horas, no Largo da Devesa.

PORTALEGRE. A Semana Académica de Portalegre foi uma das que começou mais cedo e como sempre não deixou os seus créditos por mãos alheias. Grupos como os Primitiv Reason, Porquinhos da Ilda ou o artistas Quim Barreiros animaram a festa. A semana, que decorreu entre 29 de Abril e 4 de Maio, começou com uma serenata e um concerto de jazz. Mas como manda a tradição as Tunas também marcaram presença, numa noite onde as gargantas foram afinadas ao sabor das ditas loirinhas. Houve ainda o baile de gala e no dia seguinte, a entrega das pastas e a queima das fitas. Para o ano há mais!.

ÉVORA. Noites longas, preenchidas com muita música e muita festa é o que reserva a Queima das Fitas de 2002 na U.E. O evento realizar-se-á entre os dias 26 de Maio e 2 de Junho. Terá como principais atractivos, para além do habitual Baile de Gala e da Noite de Tunas, Quim Barreiros (dia 27 de Maio), Da Weasel (31 de Maio), Anjos (1 de Junho) e Xutos & Pontapés (dia 2 de Junho).

GUARDA. A cidade mais alta de Portugal realizou uma das melhores semanas académicas dos últimos anos. A festa teve início no dia 16 e terminou no dia 22. Nomes como os Quinta do Bill, Quinteto Zézé Fernandes, Jorge Palma, Blasted Mechanism, Quim Barreiros e Xutos & Pontapés animaram a malta. E ao que parece a malta gostou, porque no IPG a tradição académica ainda é o que era, como ficou provado ao longo da semana.

VISEU. A Semana Académica de Viseu decorreu de 18 a 26 de Abril e foi uma das melhores e mais concorridas dos últimos anos. Só no concerto dos Xutos & Pontapés ficaram mais de mil pessoas do lado de fora do pavilhão, as quais já não conseguiram bilhete. Mas a afluência foi sempre grande, desde a serenata de dia 18 ao baile de gala que encerrou a semana no dia 26. A serenata foi mesmo um dos maiores pontos de destaque, tal como sucedeu com as actuações dos Quinta do Bill, Quim Barreiros e Academy House Party. Concorrida foi também a missa de benção das pastas e o cortejo académico.

BEJA. Em Beja não faltou música e animação na grande festa dos estudantes, que decorreu de 14 a 18 de Maio. A semana abriu com uma noite de tunas, mas o dia 15 já foi mais dedicado à música brasileira, com os Canta Brasil, e à música de discoteca, com uma longa noite dj. Uma noite repetida no dia 16, o qual ganhou também com o desfile académico e com a actuação da Banda Guaraná. O baile de gala chegou no dia 17, o qual antecedeu o final da semana, com a benção das pastas.

 

 

 

PRIMAVERA MUSICAL

Os melhores da música

A freguesia de Penha Garcia poderá acolher a primeira Escola na Natureza. Um espaço que vai permitir a alunos, docentes e investigadores de todos os graus de ensino desenvolverem acções naquela região raiana. Para que o projecto tenha pernas para andar, o alojamento também estará assegurado. A ideia partiu de Mário Pissarra, responsável pela empresa A Canada, que agora espera angariar os apoios necessários para a colocar em prática. Mas o projecto envolve também a construção de um Parque de Campismo, que servirá para alojar os participantes nas acções desenvolvidas pela escola, num investimento de cerca de 20 mil contos. “Penha Garcia é uma autêntica escola da natureza e pelas condições naturais que apresenta tem todos os condimentos para que este projecto possa avançar”, explica Mário Pissarra.

Para o mentor do projecto, “Penha Garcia tem a grande vantagem de ter um desfiladeiro rico em fósseis, como as bilobites e as trilobites, e algumas dentrites, que são falsos fósseis. Além disso, há uma grande riqueza em rochas e em fauna, pelo que é o local ideal para aqui se instalar a «escola na natureza»”, acrescenta.

Ao projecto de Mário Pissarra vão ser úteis as azenhas e as casas dos moleiros reconstruídas pela Câmara de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de Penha Garcia. “Deste modo, a escola poderá também oferecer salas de aula nessas casas e uma vivência diferente aos participantes na iniciativa sobre, por exemplo, o modo como era feita a farinha e como ainda hoje é produzido o pão, já que em Penha Garcia ainda existe forno comunitário”.

Para implementar a escola, Mário Pissarra pretende construir ainda um Parque de Campismo Rural. “Neste momento o projecto está feito e esse espaço terá capacidade para 80 utentes”. De acordo com o responsável pela Canada, “além do espaço destinado às tendas, o parque de Campismo albergará seis «bungalows» o que aumentará a sua capacidade em 24 pessoas”. Localizado perto das azenhas recuperadas, o novo espaço está orçado em 20 mil contos e Mário Pissarra espera poder contar com apoios da autarquia e da Junta de Freguesia.

 

 

 

UBI

Medalhas para a Covilhã

As gémeas Carla e Cláudia Presa sagraram-se vencedoras, pelo segundo ano consecutivo, dos campeonatos nacionais universitários, na categoria de voleibol de praia. O campeonato decorreu entre Outubro e Maio e a Associação Académica da UBI conseguiu ainda outros resultados de grande nível. desde logo, no voleibol de praia, obteve também o segundo lugar, posição que repetiu na disciplina feminina de badminton. O último lugar do pódio sorriu ainda aos jovens ubianos nas categorias de hóquei em patins, futsal feminino, e em salto em altura, Já na natação, os atletas serranos conseguiram um total de 23 medalhas em 11 provas. A última esperança está agora na esgrima, cuja última prova decorre a 25 de Maio na Sala de Armas da Federação Portuguesa de Esgrima.

CIDADANIA. Cidadania/Cidadanias é o tema do congresso organizado pelo Departamento de Sociologia da UBI, em parceria com a Associação Portuguesa de Sociologia, o qual vai decorrer nos dias 6 e 7 de Junho nos anfiteatros 7.20 e 7.21.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt