Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº52    Junho 2002

Universidade

À MESA DA SOCIOLOGIA

Os modelos da cultura digital

O Departamento de Sociologia, da Universidade de Évora, realizou no passado mês de Maio de 2002, mais uma Edição de “À Mesa da Sociologia”. Nesta 6.ª Edição, a organização decidiu debater o tema “Cultura Digital: Novos Modelos de Relação Social”.

Para discutir e reflectir sobre a temática em questão, a iniciativa contou com a presença valiosa de especialistas da área da Sociologia e da Comunicação: Prof. Doutor Marcos Palácio, da Universidade Federal da Bahia; Prof. Doutor Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa; Prof. Doutor António Fidalgo, da Universidade da Beira Interior; Prof. Doutor Moisés Martins, da Universidade do Minho e Prof. Doutor José Mourão, da Universidade Nova de Lisboa.

O papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, sobretudo da Internet, na nossa sociedade, o problema das cidades digitais e o ensino à distância foram as principais “sobremesas” desta 6.ª edição “À Mesa da Sociologia”, que teve a presença de 96 participantes (Elementos do Departamento de Sociologia, alunos, mestres, mestrandos, doutorandos e outros). O tema suscitou interesse e discussão entre todos os participantes atingindo, deste modo, os objectivos propostos pelo Departamento.

No fim, o Presidente do Departamento de Sociologia, Francisco Martins Ramos, elogiou a presença dos referidos oradores e classificou o evento como um “acto único” e “enriquecedor” para todos os presentes.

Refira-se que a iniciativa “À Mesa da Sociologia” consiste numa reflexão e debate sobre temas da actualidade e de interesse para todos os docentes, alunos, mestrandos e doutorandos.

Noémi Marujo

 

 

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

História e pensamento

O Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UE) em colaboração com o Departamento de Historia del Pensamiento y de los Movimientos Sociales y Políticos de la Facultad de Ciencia Políticas y Sociologia de la Universidad Complutense de Madrid promoveram, entre os dias 3 e 4 de Junho, no Colégio do Espírito Santo, da Universidade de Évora, um seminário internacional sobre “Elites e Poder. A Crise do Sistema Liberal em Portugal e Espanha (1918-1931)”. 

A constatação da existência de vários pontos de contacto entre as crises dos sistemas liberais em Portugal e em Espanha, bem como o reconhecimento das vantagens científicas dos estudos comparados, levou estas duas instituições a organizar um encontro com investigadores, de diversas universidades europeias, que se têm debruçado sobre a referida temática. A decadência da I República e a Ditadura Militar em Portugal, e a crise da Restauração e a Ditadura de Primo de Rivera em Espanha.

O encontro científico possibilitou uma frutuosa troca de experiências sobre a crise do sistema liberal, e segundo os participantes, vai permitir um aperfeiçoamento dos diferentes projectos de investigação que estão a desenvolver nas suas instituições. Refira-se que o CIDEHUS.UE é uma unidade de investigação, criada em 1994, para promover projectos interdisciplinares no domínio das ciências humanas e sociais, centrados no espaço da Europa do Sul e do Mediterrâneo.

N. M.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt