Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº52    Junho 2002

Curtas & Directas

O livro de Donizete Rodrigues

The God of the New Millenium: An Introduction to the Sociology of Religion é o título do mais recente livro do professor da UBI Donizete Rodrigues, o qual será apresentado, a 17 de Junho, no All Souls College, da Universidade de Oxford. A apresentação estará a cargo de Bryan Wilson, professor catedrático daquela universidade e presidente honorário da International Society for the Sociology of Religion, o qual assina ainda o prefácio da referida obra. Este livro apresenta um olhar sobre a dimensão da religião na realidade social e aborda temas como a sociologia da religião, secularização, sectarismo, protestantismo e pentecostaltismo, apresentando ainda alguns estudos de caso relativos ao denominado “supermercado espiritual brasileiro”. Com 120 páginas, The God of the New Millenium pertence à colecção Sociologia e Antropologia da Colibri, foi editado em Abril de 2002 em Lisboa e poderá vir a ser editado nos Estados Unidos pela Editora Compendium.

 

MOÇOILAS. A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade da Beira Interior acaba de apresentar o seu segundo CD, denominado Tunamente Falando, numa cerimónia realizada no Hotel Turismo da Covilhã.

 

EXPOSIÇÃO. Os alunos dos dois primeiros anos dos cursos de Design Multimédia e Design Têxtil da Universidade da Beira Interior estão a realizar uma exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, a qual se prolonga até 21 de Junho, junto ao Departamento de Comunicação e Artes, no Pólo I. A exposição inclui trabalhos no âmbito da fotografia, multimédia e vestuário, com recurso a equipamentos tecnológicos, analógicos, mecânicos e digitais.

 

PÓS-MODERNISMO. O Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior acaba de realizar um debate sobre ciência e pseudo-ciência com o sub-tema Pós-modernismo - Um debate urgente, o qual decorreu a 14 de Junho e contou com oradores como Amélia Martins (UBI), Adelino Torres (UTL), Paulo Crawford (FCUL), António Manuel Batista (divulgador científico) e Guilherme Valente (Gradiva).

 

INSPECÇÃO. O Grupo de Construção do Departamento de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior lidera actualmente o estudo de modos de intervenção em habitações degradadas. Os seus métodos de diagnóstico têm vindo a ganhar um interesse crescente nos meios académicos nacionais e internacionais, uma vez que se define cientificamente a recuperação de habitações degradas com menores custos. Este é o resultado dos trabalhos de investigação desenvolvidos por dois docentes da UBI, João Lanzinha e João Castro Gomes, o qual já foi aplicado a 74 habitações localizadas em sete freguesias do Concelho do Fundão. Na sequência deste trabalho, a UBI assinou também um protocolo, a 4 de Junho, com a Associação de desenvolvimento Local Beira Serra, ao abrigo do qual serão recuperadas 50 habitações na freguesia de Cantar Galo, Concelho da Covilhã.

 

DEBATE. A CGTP-IN vai organizar um debate público sobre a Coesão Económica e Social, estratégia das empresas, papel do sector produtivo e políticas envolventes, o qual decorre no próximo dia 27 de Junho, na Universidade da Beira Interior. A iniciativa conta com intervenções do secretário-geral daquela estrutura, Carvalho da Silva, do economista João Ferreira do Amaral, do ex-deputado Octávio Teixeira e ainda com Vasco Cal, economista e membro do Conselho Económico e Social da União Europeia.

 

ESTÁGIOS. A Universidade da Beira Interior organizou, no passado dia 14, a primeira edição das Jornadas de Reflexão Sobre os Estágios dos Cursos de Letras da UBI, no Anfiteatro da Parada, nas quais estiveram em discussão temas como a organização dos estágios, a importância da competência científica no desempenho do professor de Português, além de terem sido relatadas experiências de práticas pedagógicas.

 

JORNADAS. Docentes da UBI e de outras instituições, investigadores e jornalistas falam sobre jornalismo on-line nos próximos dias 21 e 22 de Junho, sexta feira e sábado, durante as primeiras jornadas de jornalismo on-line da UBI, organizadas pelo projecto Akademia/Labcom. Será o jornalismo on-line uma nova forma de informação? Representará a morte do jornalismo tradicional? Estas serão algumas questões que surgirão das vários painéis de discussão onde estarão presentes os jornalistas José Alberto Carvalho, da RTP, Paulo Bastos, da TVI e Luís Delgado, do Diário Digital. António Granado, da Universidade de Coimbra, Elisabete Barbosa, da Universidade Moderna, Manuel José Damásio, da Universidade Lusíada, Marcos Palácio, da Universidade Federal do Brasil e Ricardo Nunes da Escola Superior de Educação de Setúbal são os convidados de um leque também vasto de investigadores e docentes da UBI. Anabela Gradim, António Fidalgo, João Carlos Correia, João Canavilhas, Catarina Moura, Luís Nogueira e Paulo Serra, da UBI participam também nestas jornadas que debatem o lugar do jornalismo on-line na sociedade actual. “Um jornalismo outro”, “Informação e jornalismo”, “Os géneros e a convergência”, e “Outros discursos, novas linguagens” são os temas dos painéis de discussão que têm inicio na tarde de sexta feira, pelas 14h30 e prolongam-se pela manhã de sábado, a partir das 9 horas.

 

TEATRO. O Teatro Viriato “empresta” o seu palco a Alma Txina,. Txina é a palavra que significa dança em Xangana, língua mãe de muitos dos bailarinos. O Projecto Internacional de dança “Alma Txina” resulta do trabalho conjunto entre o Centro de Artes Moçambicano CulturArte, a organização portuguesa Danças na Cidade, a escola profissional belga P.A.R.T.S e a organização governamental belga Africalia. O espectáculo tem a coreografia de Thomas Hauert da Suiça, Isabelle Dekeyser da Bélgica, Arco Renz da Alemanha, Riina Saastamoinen da Finlândia e George Khumalo da África do Sul. Cinco coreografias interpretadas por 15 bailarinos moçambicanos, acompanhados por música moçambicana ao vivo, “Alma Txina” pode ser vista nos dias 5 e 6 de Julho pelas 21.30h, em Viseu.

 

UBINEEC. A tomada de posse dos novos órgãos sociais do Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior realizou-se no dia 25 de Junho. Nessa sessão foram também apresentados os objectivos e o plano de actividades.

 

SOLIDARIEDADE. A Delegação Regional de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude promove acções de solidariedade. Em conjunto com a Delegação Distrital da Associação Portuguesa de Deficientes faz o levantamento de dados de jovens com deficiências, a frequentar escolas do 1º e 2º ciclos e secundárias do distrito. A informação visa conhecer os objectivos desses jovens e ajudar na concretização dos mesmos, bem como realizar actividades culturais e desportivas para eles. O IPJ em Castelo Branco realiza também uma campanha de recolha de material escolar. O material obtido será doado a quem dele mais necessita sendo algum enviado para a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de Santa Maria da Vitória (Batalha) que promove uma campanha idêntica para Guiné-Bissau. As entidades interessadas em receber jovens voluntários ou os jovens que pretendem entrar em acções de voluntariado podem consultar e inscrever-se no site www.voluntariadojovem.pt. 

 

ATELIERS. Fotografia, Vídeo, Serigrafia, Ténis, Formação Ambiental, Actividades Rítmicas, Pintura/Modelagem/Cerâmica, Animação, Criação Musical e Ciência Divertida são os temas propostos, pela Delegação Regional do Instituto Português da Juventude em Castelo Branco, para os Ateliers deste Verão. Com a finalidade de preencher tempos livres e promover a formação pessoal, os ateliers dirigem-se aos jovens entre os 6 e os 18 anos, realizando-se entre 15 de Julho e 13 de Setembro. Os interessados devem dirigir-se à Delegação Regional de Castelo Branco do IPJ.

 

PRÉMIO. A escritora Agustina Bessa-Luís ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela APE - 2001 com O Princípio da Incerteza - Jóia de Família. A escritora já tinha conseguido a mesma distinção, em 1984, com Os Meninos de Ouro. O júri constituído por José Correia Tavares, António Cândido Franco, Baptista-Bastos, Joana Varela, Liberto Cruz e Yvette Centeno deliberou por unanimidade premiar aquela obra, a concurso com mais 83 romances publicados em 2001. O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores tem o valor monetário de 14.963,94 Euros e o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Câmara Municipal de Grândola, Torralta e Sociedade Portuguesa de Autores.

 

CYBERCENTRO. A formação em informática para jovens da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco do Concelho da Covilhã iniciou-se no Cybercentro a 10 de Junho. A formação está inserida no programa Geração Millenium, da responsabilidade da Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI) e tem como objectivo proporcionar formação básica no âmbito das tecnologias da informação a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. No âmbito do Programa Geração Millenium já frequentaram o CyberCentro cerca de 180 formandos através da colaboração com diversas entidades da região, Junta de Freguesia de Vales do Rio, Junta de Freguesia do Dominguiso, Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Projecto de Luta Contra a Pobreza (REAGIR), Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, e a Casa do Menino Jesus.

 

JORNADAS. A Associação Médica dos Hospitais Distritais da Zona Centro acaba de organizar as suas jornadas, as quais decorreram entre 13 e 15 de Junho na Universidade da Beira Interior e onde foram debatidos vários aspectos relacionados com a Medicina, desde os diabetes, aos AVC, até às alternativas ao sangue e derivados. 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt