Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº53    Julho 2002

Universidade

MESTRADO EM SOCIOLOGIA

Interior valorizado

O Mestrado em Sociologia, promovido pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, “consegue captar alunos de todos os pontos do país”. Quem o afirmou foi Francisco Martins Ramos, Director do Curso de Mestrado, numa entrevista ao “Ensino Magazine”.

Desde o Porto ao Algarve, vários são os licenciados que procuram o referido curso para aperfeiçoarem os seus estudos ou, simplesmente, para aprofundarem os seus conhecimentos e adequá-los ao mercado de trabalho. “Num estudo que fizemos sobre a avaliação do curso concluímos que a grande maioria dos candidatos é do Alentejo mas que, de facto, há uma grande procura de outras regiões, nomeadamente da área de Lisboa e Algarve”, sublinhou o Director do Curso de Mestrado.

Apesar de ser elevada, a propina não desmobiliza os candidatos que procuram o referido mestrado. “Temos casos de alunos que entraram noutras universidades, onde a propina é mais barata, e que desistiram para virem tirar o nosso mestrado”.

Segundo o nosso interlocutor, este facto deve-se, sobretudo, às boas condições que o Departamento de Sociologia e o referido curso oferece aos mestrandos. “Para além de termos um corpo docente de universidades portuguesas e estrangeiras, temos à disposição dos mestrandos um laboratório de informática devidamente equipado e uma oficina com recursos bibliográficos”. Sublinhou, ainda, que a Direcção do Curso realiza, regularmente, a avaliação interna do Mestrado, “no sentido de o aperfeiçoar, numa perspectiva de qualidade e excelência”.

O “Ensino Magazine”, com o objectivo de saber a opinião de alguns mestrandos sobre o referido Curso de Mestrado, contactou com alguns do VII Curso. “Acabei a minha licenciatura com média de 17 valores, e tenho uma pós-graduação na qual obtive, também, 17 valores. Poderia muito bem concorrer a outras universidades. Optei por vir tirar em Évora devido às boas condições que oferecem aos alunos e ao programa do curso. Não é só nas grandes regiões que o ensino tem valor. No interior também há bons professores e boas condições para aprofundarmos os nossos estudos”, salientou Sílvia Manuela Mestre Escola.

Refira-se, por último, que o Mestrado em Sociologia tem três áreas de especialização: Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, Família e População, Poder e Sistemas Políticos. Tem como principais objectivos: promover a actualização científica e o aumento da capacidade profissional, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, fomentar o aprofundamento do conhecimento das sociedades portuguesa e europeia e capacitar para o desenvolvimento.

Noémi Marujo

 

 

 

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Web of knowledge

No âmbito do acordo entre o Observatório das Ciências e das Tecnologias (OCT) e o Institute for Scientific Information (ISI) realizou-se, no passado dia 4 de Julho, na Universidade de Évora, um Seminário de Formação sobre a Plataforma Web of Knowledge.

Adquirir novos conhecimentos e efectuar pesquisas avançadas nas bases de dados foram os principais objectivos deste seminário, que contou com a presença da formadora Dr.ª Mirta Guglielmoni, do Institute for Scientific Information.

No referido seminário, que contou com a participação de técnicos do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, docentes do Instituto Superior Politécnico de Portalegre, do Instituto Politécnico de Beja e da Escola Superior Agrária de Elvas, foram apresentados os conteúdos e exercitadas em tempo real as principais funcionalidades de pesquisa, de optimização e de gestão da informação das bases de dados online. Assim, e durante a formação, os participantes tiveram acesso a quatro áreas principais da plataforma: O ISI Web of Science que engloba três bases de dados distintas (O Science Citation Index Expanded, O Social Sciences Citation Index e o Arts &Humanities Citation Index); o ISI Proceedings que reúne um índice para a literatura publicada das conferências, seminários, colóquios, workshops e convenções mais significativos, abrangendo um vasto espectro de disciplinas, desde a antropologia à zoologia; o ISI Journal Citation Reports constituído por uma base de dados, onde apresenta dados estatísticos quantificáveis que proporcionam uma forma sistemática e objectiva de determinar a importância relativa das revistas no domínio das respectivas categorias temáticas e o ISI Current Contents Connect que permite encontrar nova informação pesquisando os índices de livros e de revistas.

Refira-se que, a Web of Knowledge contém a mais completa base de dados sobre inventariação e catalogação de produção científica publicada nas principais revistas de todos os domínios científicos, abarcando registos desde 1945.

Noémi Marujo

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt