Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº53    Julho 2002

Politécnico

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU

Encontro de "irmãos"

Os antigos alunos do departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu realizaram, no final do último mês, uma festa convívio, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre antigos alunos dos cursos de Gestão de Empresas, Gestão Comercial e da Produção e Contabilidade e Administração (alguns dos quais com o cônjuge e filhos) e docentes do dGest.

Ao longo da tarde realizaram-se algumas actividades lúdicas nas instalações desportivas do Campus Politécnico (futebol, ténis e minigolfe), após o que se seguiu um jantar buffet no Club House do Complexo Turístico do Golfe Montebelo.

Durante o jantar, o destaque foi para a actuação de Carlos Leme, antigo aluno do curso de Gestão de Empresas actualmente radicado em Celorico de Basto, com uma magnífica interpretação do fado “Sou marinheiro”. Durante todo o Encontro as notas dominantes foram a boa disposição, o à-vontade e o entusiasmo pelo reencontro entre ex-alunos e docentes.

A ocasião proporcionou ainda a realização de um inquérito junto dos diplomados com vista à recolha de dados fundamentais ao processo de Avaliação Externa dos Cursos. Neste Encontro, promovido pelas antigas alunas Tânia Marques e Paula Coelho e pelo docente Rogério Matias, ficou decidido constituir uma Comissão com vista à criação de uma Associação de Antigos Alunos do dGest da ESTV. Assim, a organização considera “fundamental a colaboração e o apoio dos mais de 500 ex-diplomados dos cursos do dGest, que devem enviar os seus dados actualizados para o Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu ou por correio electrónico para o endereço dgest@ipv.pt”
.

 

 

 

VISEU E COVILHÃ PRESENTES

Incubadoras especiais

A Rede de Incubadoras Espaciais Europeias (ESINET, sigla em inglês) nasce no início deste mês em Bruxelas com um parceiro português, o CPIN, um centro de inovação e negócios que apoia a incubação de empresas de base tecnológica.

A ESINET, a lançar pelo comissário europeu responsável pela Investigação, Philippe Busquin, e pelo director-geral da ESA, Antonio Rodotà, vai agrupar centros nacionais de incubação de empresas ligadas à tecnologia aeroespacial. O objectivo da ESINET é apoiar a transformação de boas ideias aeroespaciais em negócios e produtos viáveis para a indústria espacial europeia, facilitando a obtenção de financiamentos bancários, o espaço físico para as empresas nascentes se instalarem, a elaboração de planos de formação e ou comercialização dos produtos e expansão comercial, entre outras possibilidades.

Estas tarefas são desempenhadas a nível nacional pelo Centro Promotor de Inovação e Negócios (CPIN) e por outros centros de inovação e negócios (BIC, sigla em inglês) com a mesma missão sedeados em Braga, Porto, Viseu, Covilhã, Santarém, Setúbal e Olhão, explicou Elsa Casimiro, directora-adjunta do centro.

Portugal “tem conhecimentos e matéria-prima para trabalhar com a indústria aeroespacial” a nível europeu, afirmou à Agência Lusa Elsa Casimiro. A directora-adjunta do CPIN citou a empresa “Critical Software” (sedeada em Coimbra) como um dos exemplos de que há em Portugal capacidades ao nível da indústria aeroespacial e que têm colaborado com a NASA e com a ESA (Agência Espacial Europeia).

A directora-adjunta do CPIN adiantou que aquele centro de incubação acolheu, em 10 anos de existência, umas 1.300 ideias e apoiou cerca de 120 empresas tecnológicas portuguesas - nas áreas da biotecnologia, micro-electrónica, ambiente, tecnologias de informação e comunicação, entre outras.

E, a exemplo do que se verifica com os outros centros de incubação, é de “95 por cento” a taxa média de sucesso das pequenas e médias empresas que “se mantêm vivas e a crescer” na área tecnológica, realçou Elsa Casimiro.

O conceito de incubação de empresas implica o suporte ao seu progresso através de três fases, explicou a técnica: “a nidificação da ideia” que a companhia vai criar, “a [sua] expansão” através da entrada no mercado e, por fim, “o [seu] desenvolvimento” com o apoio à consolidação da empresa.

O CPIN, ao contrário de outros BIC’s, deixou de oferecer espaço físico para essas empresas se instalarem ao estabelecer uma parceria com o Taguspark, um Parque de Ciência e Tecnologia instalado em Oeiras que assumiu a prestação desse serviço.

O Centro Promotor de Inovação e Negócios foi criado em 1991, tendo como sócios fundadores (públicos e privados) o ITEC, o Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI). O CPIN possui certificação comunitária para utilizar o símbolo “EC-BIC” (Centro de Inovação e Negócio da União Europeia), presidindo actualmente à Associação dos Centros de Empresas e Inovação Portugueses.

O seu director-geral, Pedro Almeida, é vogal do conselho de administração da Rede Europeia de Centros de Empresas e Inovação (EBN) - um dos membros fundadores da ESINET.

 

 

WWW.IPV.PT

O melhor dos sites

O site do instituto Politécnico de Viseu (www.ipv.pt) foi considerado o melhor num estudo realizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, cujos resultados surgiram no diário Público de 6 de Julho. O site de Viseu destaca-se pela sua actualização periódica e pelo espaço dedicado ao Politécnico, às diferentes escolas, e também ao mundo educativo, dado que tem um canal de notícias sobre educação actualizado em permanência.

CONSELHOS. Os novos dirigentes das escolas superiores de Enfermagem, Educação e tecnologia de Viseu tomaram posse no passado dia 11 de Julho, numa cerimónia realizada na sala dos actos dos serviços centrais, na qual o presidente do Politécnico, João Pedro de Barros, salientou o empenho dos conselhos directivos cessantes e exortou as equipas a trabalharem “em prol do reforço da qualidade do ensino ministrado no seio do Politécnico de Viseu”.

Na Superior de Educação, o Conselho Directivo será dirigido pela professora-adjunta Maria de Jesus Martins da Fonseca, que tem como vices Teresa Guardado Oliveira e Helena de Oliveira e Cunha. Já na Superior de Enfermagem preside Daniel Marques da Silva, sendo vice-presidentes Maria Angélica Mendes Nabais e João Carvalho Duarte. Finalmente, na Superior de Tecnologia, foi reeleito Fernando Sebastião, que terá como vices Paulo da Costa Mendes e Isabel Pereira Duarte.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt