Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº47    Janeiro 2002

Universidade

MEDICINA É A PRINCIPAL NOVIDADE

Dias da UBI em Fevereiro

   

Os Dias Abertos da Universidade da Beira Interior vão decorrer este ano de 26 a 28 de Fevereiro, esperando-se que, ao longo desses dias, a universidade receba milhares de visitantes, desde o cidadão comum até a muitos alunos de escolas de todos os graus de ensino, os quais terão assim o primeiro contacto com uma instituição de ensino superior, a qual poderão frequentar dentro de alguns anos.

Para que assim seja, os vários departamentos da Universidade estão a organizar um conjunto de iniciativas com o objectivo de mostrarem à comunidade o que se faz dentro das paredes da Universidade. A novidade este ano reside sobretudo no Departamento de Ciências Médicas, o qual organiza seis actividades, que vão desde a banca de medição arterial, à apresentação dos projectos de investigação em curso na Faculdade de Ciências da Saúde.

Outros assuntos interessantes serão a discussão com o público acerca de vários temas, como as alterações do organismo durante o processo de envelhecimento e as alterações provocadas pelas alergias e a melhor forma de as prevenir. Brincando com os ritmos do coração é o nome de outra actividade, através da qual será possível ver, em suporte informático, as diferenças desse ritmo nas pessoas, quer em posição de descanso quer em esforço.

A actividade mais atractiva para os mais novos e ligada ao Departamento de Ciências Médicas será porém o Hospital dos Bonecos, a qual pretende mostrar a importância do sistema de saúde para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, os alunos de Medicina agirão como médicos, as crianças agirão como pais e os bonecos das crianças serão os doentes. Neste esquema, os alunos de Medicina tratam de resolver os problemas dos bonecos, dando conselhos às crianças.
 

LABORATÓRIOS. Já ao nível dos departamentos de Física e Química, os visitantes terão acesso a várias visitas, estando marcada pelo menos uma actividade em cada um deles. A título de exemplo, no caso da Física e no Laboratório de Óptica e Instrumentalização, os alunos do 9º ao 12º anos poderão assistir à visão das cores, reflexão e refracção da luz, ao processa-mento de imagem, memória holográfica, entre outros. Nos laboratórios de Química será possível assistir a algumas experiências, bem como a uma apresentação do departamento em vídeo.

Ao nível da Matemática, além das visitas aos laboratórios de informática, os visitantes poderão participar em vários jogos e na resolução de enigmas. No Departamento de Infor-mática propriamente dito, serão apresentados os projectos desenvolvidos pelos alunos e os projectos de investigação. Depois, os alunos visitantes que frequentem níveis de ensino até ao 9º ano, terão acesso à utilização assistida de vários programas, enquanto que os alunos dos complementares podem assistir à apresentação das licenciaturas em Informática Ensino e Engenharia Informática.

As visitas a laboratórios e o acesso aos projectos de investigação em curso continuam nos departamentos de Ciência e Tecnologia Têxteis e no de Ciência e Tecnologia do Papel. O mesmo sucederá no Departamento de Engenharia Civil, com a particularidade de se poderem visitar exposições de trabalhos, para além de assistir a demonstrações. Interessante na área das engenharias poderá ser ainda a visita ao Departamento de Engenharia Electromecânica, onde estará exposto o UBICAR, o veículo de ultra-baixo consumo desenvolvido por alunos e docentes da UBI e que participou no Shell Eco Marathon, em França.

Ainda neste departamento é possível visionar o trabalho de várias máquinas nos campos da robótica, eléctrico e da termodinâmica, entre outros. E o trabalho desenvolvido na área das engenharias pode ainda ser apreciado no Departamento de Ciências Aeroespaciais, no qual serão prestadas várias informações acerca da Licenciatura em Engenharia Aeronáutica, além da visita aos laboratórios e às aeronaves em exposição na UBI, um Cessna T-37 e um Fiat G-91.
 

LETRAS. Na Unidade de Artes e Letras será possível visitar os departamentos de Comunicação e Artes e o de Letras. No primeiro, os visitantes terão acesso à exposição de trabalhos dos alunos de Design Multimédia e de Design Têxtil e do Vestuário sobre a Covilhã. Podem ainda visitar os ateliers de audiovisuais e de artes gráficas. Já no Departamento de Letras será apresentada uma comunicação sob o título Tecendo a Palavra - da Letra ao Texto”.

No Pólo I, estarão ainda de portas abertas o Centro de Informática, o Centro Multimédia (CREA), o Museu de Lanifícios e a Biblioteca. Fora desta área, a central da Universidade, os visitantes terão acesso ao Pólo II, onde funciona o Departamento de Ciências do Desporto, com visita ao Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo. Outra hipótese será visitar, já mais acima, a Reitoria da UBI, a qual funciona no Convento de Santo António, uma obra do século XVI.

No Pólo IV e no Departamento de Ciências da Educação, será exibido um filme sobre o que é ser professor, estando também patentes várias exposições. Interessante será ainda um concurso aberto a todos os visitantes, no qual podem abordar o tema Ser Professor, recorrendo para isso a suportes diversos, desde a banda desenhada, pintura, música, poesia e vídeo.

Outra das possibilidades do pólo IV será a visita ao Departamento de Gestão e Economia, onde decorrem várias apresentações, desde as actividades ali desenvolvidas às novas tendências do ensino. É ali que funciona também o jogo da bolsa e uma nova atracção, que passa pela demonstração da forma como são feitas as vendas de produtos através da televisão.

Finalmente, os visitantes podem optar por uma visita ao Departamento de Sociologia, onde será apresentada a licenciatura, além de serem ministradas mini-aulas. E se por acaso, o agrado dos visitantes passar claramente pelas novas tecnologias, há sempre a hipótese de dar um salto ao Cybercentro, no qual será desenvolvidas actividades como iniciação à Internet, estúdio de audiovisuais, composição de vídeo, multimédia, entre outras.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt