Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº47    Janeiro 2002

Curtas & Directas

PROTOCOLO. A Universidade da Beira Interior, através do Departamento de Ciências Aeroespaciais, acaba de assinar um protocolo com a empresa francesa Dyn´aero, o qual prevê o intercâmbio de know-how e a realização de estágios por parte de alunos da UBI, além de visitas de estudantes e a participação em projectos. A Dyn´aero é uma empresa que se dedica à fabricação de aviões de pequeno porte, mas que tem uma unidade em Ponte de Sôr, o que facilita o contacto com a UBI. O protocolo foi assinado pelo Reitor da UBI, Santos Silva, e pelo representante de Dyn´aero, João Folgado.
 

 

ACREDITAÇÃO. Uma delegação da Ordem dos Engenheiros esteve no passado mês de Novembro no Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, a fim de analisar a possibilidade de acreditação do Curso de Engenharia Aeronáutica. O parecer final da Ordem deverá agora ser emitido até ao próximo mês de Março. Recorde-se que a UBI é uma das duas instituições nacionais com cursos nesta área, sendo as outra o Instituto Superior Técnico, no qual funciona a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial.
 

 

GESTÃO. As XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica vão decorrer na Universidade da Beira Interior de 10 a 12 de Abril. Sob o tema Novos Desafios na Gestão: Inovação ou Renovação, as jornadas são organizadas pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI, em colaboração com a Universidade de Sevilha e Universidade Portucalense. A iniciativa, que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, irá decorrer no edifício das engenharias.
 

 

ESE. Maria João Mogarro, docente da Escola Superior de Educação de Portalegre, acaba de concluir o seu doutoramento, na Universidade da Extremadura. Apresentando a tese “A formação de professores no Portugal Contemporâneo - a Escola do Magistério Primário de Portalegre”, Maria João Mogarro obteve a classificação máxima de “sobresaliente cum laude”. Uma classificação atribuída de forma unânime pelo júri composto por docentes de Universidades portuguesas e espanholas.
 

 

REVISTA. A Escola Superior de Educação de Portalegre acaba de lançar mais um número da revista Aprender. Uma edição que assinala os 15 anos de existência da instituição. De entre os temas apresentados, destaque para os projectos de inovação, formação e investigação. Além de diversos artigos científicos, a Aprender divulga também as comunicações de José Alberto Correia e Teresa Ambrósio, efectuadas no Dia da ESE. Outro aspecto digno de realce é a partilha da mesa redonda, entre docentes da escola, onde se debateu o tema “a Escola Superior de Educação de Portalegre e as Escolas Superiores de Educação”. A publicação pode ser adquirida na ESE.
 

 

TEATRO. “O Ermita dos Urros” foi a peça de teatro apresentada, no final do mês de Dezembro na Escola Superior de Educação de Portalegre. O espectáculo foi feito a partir de contos oriundos de várias tradições e culturas, o que entusiasmou o público presente. A peça foi promovida pela Associação «Dizem que os pintos não voam...», um organismo que pretende levar os mais novos a redescobrir o prazer de ouvir uma história, partilhar ensinamentos e apresentar estímulos que permitam desenvolver a sua imaginação.
 

 

COMIDA. A empresa Refeitoral foi a empresa melhor classificada no concurso para fornecimento de refeições confeccionadas nas unidades dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Portalegre. Recorde-se que no ano passado os Serviços de Acção Social contabilizaram o fornecimento de 70 mil e 91 refeições, um número que inclui os almoços e jantares dos fins de semana, que no ano passado foram assegurados por dois restaurantes da cidade, mas que neste momento são servidos na ESE.
 

 

MATVISEU. A Escola Superior de tecnologia de Viseu vai ser palco da quinta edição do MatViseu, um encontro de Matemática que se realiza ininterruptamente naquela instituição, de há cinco anos a esta parte, sempre organizado pelo Departamento de Matemática daquela escola, em parceria com a delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática. O objectivo do encontro passa por promover o convívio e o intercâmbio de ideias e experiências entre pessoas ligadas de alguma ou outra forma à Matemática.
 

 

DIREITOS. O Departamento de Inglês da Escola Superior de Educação de Viseu organizou uma conferência internacional sobre direitos humanos, no passado dia 21 de Janeiro. A abertura da sessão esteve a cargo do presidente do Politécnico, João Pedro de Barros, tendo sido também palestrantes Isabel Caldeira, da Universidade de Coimbra, e Alpha Connoly, do Departamento de Negócios Estrangeiros da Irlanda. Na parte da tarde, as palestras estiveram a cargo de Roberto Blau, da Embaixada americana em Lisboa, Margot Brown, do Centro de Educação Global de Londres, e Maria de José Sá Correia, presidente do Concelho Científico da Superior de Educação de Viseu.
 

 

USAVIS. A Universidade Sénior e do Autodidacta Viseense (Usavis), pertencente ao Rotary Clube de Viseu, iniciou formalmente o ano académico no passado dia 12 de Janeiro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Politécnico de Viseu. A Usavis é uma instituição privada de ensino superior sem reconhecimento oficial. A sua acção incide na prestação de serviços á comunidade em regime de voluntariado e persegue a descoberta permanente do ser, a valorização da amizade, o espírito de partilha, o lazer, o fomento da solidariedade e magia da cultura, entre outros.
 

 

VISEU. A Associação de Portadores de Trissomia 21 - AVISPT21 de Viseu, em colaboração com o Centro de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital São Teotónio de Viseu e da Área de Psicologia da Escola Superior de Educação de Viseu, realiza, no próximo dia 1 de Fevereiro, o III Encontro sobre o “Desenvolvimento e Comportamentos Infantis”.
 

 

TOMAR. O Centro de Pré-História do IPT (Instituto Politécnico de Tomar), a Rede Europeia de Arqueologia e a Comissão Europeia, nomeadamente o Programa SOCRATES, estão a organizar o 5º Curso Intensivo de Arte Pré - Histórica Europeia. A iniciativa terá lugar entre os dias 18 e 23 de Março de 2002, no Centro de Pré - História do IPT, e tem como tema de fundo “As Paisagens Sagradas da Pré -História Europeia”.
 

 

PIAGET. O Instituto Piaget, em parceria com o CIERT (Centro Internacional de Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar) realiza, entre os dias 22 e 24 de Abril de 2002, no campus Académico de Viseu, as IIIª Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia. Este ano as jornadas terão como tema “Platão, Shakespeare, Camões e Edgar Morin - Ser e Não ser - Ir e Não Ir - Eis a Questão”.
 

 

AVEIRO. O Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro promove, nos dias 2 e 3 de Maio de 2002, o II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar. Uma iniciativa que terá lugar na Universidade de Aveiro, e que terá como tema “Avaliação de Organizações Educativas”. As inscrições estão limitadas a 400 participantes, tendo como critério a ordem de chegada da inscrição. A ficha de inscrição e o programa podem ser consultados através do endereço www.dce.ua.pt/simposio_oge.
 

 

BEJA. A ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) realiza, nos próximos dias 24, 25 e 26 de Janeiro, as IX Jornadas Pedagógicas, no Clube de Campo Vila Galé - Hotel Rural, Beja. Tendo como tema tema “Educação Ambiental - Uma Questão de Valores”, a iniciativa visa reflectir a importância da Educação Ambiental, constituindo uma oportunidade para a troca e o confronto de pontos de vista, práticas, estratégias e respostas para as questões da Educação Ambiental em Portugal.
 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt