Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº58    Dezembro 2002

Geral

MÚSICA

Pólo Norte em Espanha

Fundado em 1995, o Grupo português de música moderna acaba de lançar no mercado o seu novo álbum. Chama-se Jogo da Vida e apresenta alguns temas em espanhol. Algo que como referem ao Ensino Magazine, Tiago Oliveira e Miguel Gameiro (guitarrista e vocalista, respectivamente), resulta de uma aposta forte que o grupo vai fazer em terras castelhanas. “Para já o álbum tem tido uma boa aceitação por parte do público. Desde que saiu até agora, as vendas têm subido significativamente. No início do ano, em Janeiro ou Fevereiro, tentaremos apostar em Espanha, onde este trabalho foi desenvolvido”, explicam.

No entender daqueles responsáveis a aposta em terras castelhanas resulta de uma “sugestão da editora, pelo que a conquista desse mercado é um dos nossos objectivos. Este álbum representa toda a atitude que a banda tem tido ao longo da sua existência, sendo por isso um trabalho de grande qualidade. Esperemos que o álbum seja bem recebido no País vizinho”, diz Tiago Oliveira.

Com mais de 300 espectáculos realizados, o grupo Pólo Norte , tem a particularidade de passar uma mensagem para o público. “Queremos que todas as palavras façam sentido, de modo a que as pessoas possam reflectir sobre um assunto específico. Penso que as canções só fazem sentido se a letra e as palavras também o fizerem”, explica o vocalista da banda, Miguel Gameiro.

Tal como Tiago Oliveira, também Miguel Gameiro sublinha que a “principal meta da banda passa por apresentar o álbum em Espanha e por dar início à nossa carreira no País vizinho. Enquanto isso não sucede prometemos continuar a fazer boa música”. Longe dos tempos em que os Pólo Norte faziam a primeira parte dos espectáculos do grupo Delfins, aquela banda tem hoje um número considerável de fãs. Pessoas que, no entender de Miguel Gameiro, “apreciam a vida e que gostam de viver todos os momentos da melhor forma, de um modo positivo”.

Com a crise também instalada na música nacional, o vocalista dos Pólo Norte considera que esse facto se deve à grande diversidade de atracções que as pessoas têm. “Há os cd’s, os dvd’s, os jogos de computador ou a Internet. São opções que condicionam a compra de música. Além disso, há também o facto das rádios nacionais não apoiarem a música portuguesa como o deveriam fazer. E neste aspecto deveriam copiar o exemplo das rádios locais que têm apoiado a música nacional. Esperemos que esta situação seja apenas uma fase, pois é a única forma das bandas portuguesas sobreviverem”. A concluir Miguel Gameiro lembra que “a música portuguesa está de boa saúde, pois as bandas estão trabalhar bem. E brevemente vão sair novos discos no mercado. Agora é importante que as pessoas ouçam as músicas nas rádios, para as pessoas saberem que as músicas já foram lançadas”
.

 

 

 

Educação às tiras



Desenho: Bruno Janeca
Argumento: Dinis Gardete

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt