TUNA. A Tuna Académica Semper Tesus, da Escola Superior Agrária de Beja, criada em 1991, acaba de se evidenciar em Espanha, no Festival Internacional de Tunas de Aguilar de la Frontera, no qual conseguiu quatro prémios, nomeadamente o de 2ª melhor tuna, melhor passacalles, melhor pandeireta e melhor estandarte. Fica assim enriquecido o historial de uma tuna que conta já com cerca de 400 actuações em Portugal e no estrangeiro, tendo conseguido muitos prémios.
EXPOSIÇÃO. O Espaço de Exposições do Instituto Politécnico de Beja teve patente ao público, entre 5 e 27 de Novembro, uma exposição de escultura de Francisco Rato. O autor dos trabalhos nasceu no Alentejo em 1957, estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e tem desenvolvido a sua actividade no âmbito do ensino de Arte e Design. Entre as diversas obras que executou, com as quais participou em exposições em Portugal e Espanha, destaca-se o monumento ao professor Mariano Feio.
COLÓQUIO. Azeite: O Ouro do Alentejo foi o tema do debate que ocorreu no passado mês de Novembro no Auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja, no qual foram abordadas temáticas como a produção de olival, com realce para a produção biológica, as tecnologias de transformação do azeite e a sua comercialização. A iniciativa coube à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, bem como aos departamentos de Produção Agrícola e de Ciências do Ambiente.
AEROPORTO. O Governador Civil de Beja, João Paulo Ramôa, garante que o projecto de utilização civil da Base Aérea nº 11 é “irreversível” mas é necessário “estudar algumas questões técnicas” antes do arranque das obras. “A decisão política de avançar com o aeroporto foi tomada quando o primeiro-ministro, Durão Barroso, anunciou o empenhamento do Governo na concretização do projecto”.
|