Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Geral

UBI COM PROJECTO INÉDITO

Todos em rede

A Universidade da Beira Interior está a instalar uma rede informática que vai revolucionar o ensino na instituição, facilitando a vida aos alunos, os quais poderão ter acesso à informação disponível a partir de qualquer ponto da universidade. Até agora já foram gastos cerca de 200 mil contos na instalação deste sistema informático, valor que inclui um incremento de 340 computadores na instituição: 220 computadores novos na Biblioteca Central e 120 espalhados pela universidade.

“Este projecto constitui um esforço grande por parte da instituição, uma vez que está a ser desenvolvido com receitas próprias”, explica Miguel Jesus, docente do Departamento de Física, e responsável pelo projecto que teve inicio há cerca de ano e meio. “O sistema foi criado para o ensino e para os alunos, uma vez que estes estavam bastante carenciados neste sentido”, salienta.

Com esta inovação, a UBI é a primeira universidade portuguesa a desenvolver uma estrutura deste tipo, a qual, num futuro próximo, pode ligar toda a universidade através da área de cada aluno, permitindo-lhe aceder a conteúdos de aulas e outros ficheiros em qualquer local da Universidade. O sistema está a ser desenvolvido pelo Centro de Informática e, apesar de, por enquanto, estar disponível apenas em alguns espaços da instituição, pretende, num futuro próximo, estender-se a todos os Departamentos.

Nesse sentido, todos os alunos terão uma password de acesso e uma conta própria de e-mail. Mas a maior vantagem reside na possibilidade do aluno poder, “a partir da sala de aula, guardar ficheiros na sua área, que depois poderá encontrar em qualquer local onde o sistema esteja em funcionamento. Ao trabalhar sempre dentro da mesma área, que é a sua, torna desnecessário o uso de disketes ou de outro sistema de transporte da informação”.

 

 

 

IDANHA-A-NOVA

Cultura para todos

O novo executivo da Câmara de Idanha-a-Nova, liderado por Álvaro Rocha, quer dar um incremento diferente à cultura naquele concelho fronteiriço. Isso mesmo garantiu ao Ensino Magazine Armindo Jacinto, vereador responsável por aquela área. No entender daquele responsável é importante que as pessoas comecem a aderir às iniciativas e nessa matéria a autarquia e o Centro Cultural Raiano tem um grande papel a desenvolver. Mas no concelho de Idanha-a-Nova a área cultural começa também nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, como o comprovam as diferentes actividades que têm trazido as crianças daquela região à sede de concelho.

“É importante que nós consigamos identificar as pessoas do concelho com o Centro Cultural Raiano. E se nós realizarmos espectáculos de qualidade e canalizarmos as nossas forças para a promoção de actividades em todo o concelho, então temos que agarrar o outro grande desafio que passa por envolver as pessoas em todas essas actividades”, explica Armindo Jacinto. Para já, das iniciativas realizadas, aquele responsável lembra que “as pessoas têm correspondido, mas ainda não conseguimos aquilo que queremos. Aliás, penso que nunca o conseguiremos em pleno, pois a nossa ideia é trabalhar cada vez mais e só assim é que conseguiremos um grande desenvolvimento cultural”.

No entender do vice-presidente da Câmara, o envolvimento das pessoas nas actividades culturais passa também pela realização de protocolos de convite com associações locais, pela publicação da agenda cultural, publicidade, de contactos directos com as pessoas, de cedência de transporte ou levando as actividades até outros pontos do concelho. “Quando as pessoas, por elas próprias, sentirem a necessidade de procurar as actividades culturais então o nosso objectivo está cumprido”.

A aposta da Câmara de Idanha-a-Nova na cultura deve começar também nas escolas. “É importante podermos dar aos nossos jovens, que vivem no interior do País, a oportunidade de poderem assistir e participar em actividades culturais”. E essa oportunidade está já a ser dada aos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho, que têm participado em iniciativas culturais. “As nossas crianças têm que merecer uma atenção muito especial e desde o início do ano que temos feito, semanalmente, nos nossos equipamentos culturais, desportivos, e de leitura, actividades que motivem esses jovens para a arte da leitura, para a arte do ensino e conhecimento da ciência, da cultura e do desporto. Isto quer através de iniciativas nossas, quer de associações”.

E quando se fala em cultura no concelho de Idanha-a-Nova é obrigatório recordar as infraestruturas de apoio que a vila possui, casos do Centro Cultural Raiano, da Biblioteca Municipal e das próprias escolas. Antes da abertura do Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, Idanha-a-Nova foi considerada como a capital da cultura da raia interior sul. Hoje as actividades dividem-se, mas Armindo Jacinto sublinha o excelente entendimento entre a autarquia albicastrense, presidida por Joaquim Morão (antigo autarca de Idanha), a Câmara de Idanha e a Associação Belgais, liderada pela pianista Maria João Pires. Facto que permitiu a calendarização de actividades complementares e em datas diferentes.

Com cinco anos de vida, o Centro Cultural Raiano é uma das jóias da coroa de Idanha-a-Nova. Por lá já passaram alguns dos nomes grandes do teatro, da literatura ou das artes e por lá vão continuar a passar alguns dos melhores artistas da actualidade. Mas o papel do Centro Cultural Raiano ultrapassa a realização de espectáculos. E entre os objectivos que nortearam a sua criação, tem particular destaque o estudo e preservação de aspectos da cultura material local, de onde resultou a publicação de obras etnográficas.

A Biblioteca Municipal é outro dos espaços em destaque, onde regularmente são realizadas actividades, como as manhãs infantis, ou as quartas-feiras jovens. É também aqui que os seus utilizadores têm acesso à Internet e a outros meios informáticos.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt