Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Curtas & Directas

FESTA. A Federação Académica de Castelo Branco já está a ultimar o programa da semana académica, a qual vai decorrer de 23 a 28 de Maio. Logo no dia 23 haverá desfile às 17 horas, serenata às 22 e um espectáculo com cinco tunas. No dia seguinte haverá concertos com grupos ainda a confirmar. Os Moonspell são os cabeças de cartaz para o sábado, dia 25, os quais terão a seu lado mais dois grupos de suporte. A 26 de Maio a festa é na Idanha, com garraiada e actuações de Moços do Adro, Quinteto Zézé Fernandes e Quim Barreiros. Já a 27 de Maio haverá arraial da cerveja, com a actuação de um grupo espanhol e dos Irmãos Catita. Para dia 28 ainda estão por confirmar os nomes dos grupos, sendo que os que apontamos ainda poderão sofrer alterações.

 

FACAB. Academi@.CB é o nome da nova revista da Federação Académica de Castelo Branco, a qual vai ser publicada antes da semana académica e que tem como fim divulgar as actividades das associações e as associações federadas naquele organismo. A revista pretende ainda contribuir para a união dos alunos, dado que as escolas estão separadas geograficamente. Esta é uma das decisões do conselho de gestão da FACAB, actualmente composto pelos seis vice-presidentes, depois do presidente ter cessado funções.

 

SITE. O novo site sobre sexualidade lançado pelo Ministério da Juventude e do Desporto através do Instituto Português da Juventude é www.sexualidadejuvenil.pt, um espaço de informação dirigido aos jovens com serviço de orientação e aconselhamento por técnicos especializados. O projecto de educação não formal visa a prevenção de comportamentos de risco.

 

EPABI. O «saneamento financeiro» da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) é a prioridade da nova direcção do estabelecimento, disse à Agência Lusa João Almeida, presidente da direcção. Depois da posse, João Almeida sublinhou que «mais do que arranjar novas instalações, o importante é equilibrar as contas». Esta posição coincide com a já expressa pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, que minimiza o mau estado das instalações cedidas pela autarquia à EPABI, que podem inclusivamente levar o Ministério da Educação a inviabilizar o seu funcionamento. Segundo o autarca é o pagamento de 500 mil euros (cem mil contos) referentes «a comparticipações atrasadas do Ministério da Educação, desde há dois anos», que está a pôr em causa a continuidade da EPABI. «Quanto a instalações não há problema nenhum», acrescentou”.

 

FUNDÃO. A Câmara Municipal do Fundão adquiriu o edifício da antiga moagem da cidade, com vista à sua transformação em Casa da Cultura. O edifício, situado na zona nobre da cidade, custou à autarquia cerca de 840 mil euros (168 mil contos), o mesmo preço pago pelos anteriores proprietários quando em 1990 o compraram em hasta pública. A Câmara tenciona transformar aquele espaço num futuro Centro de Artes e Ofícios, infra-estrutura que contará, entre outras valências, com um museu e um auditório. “Será uma espécie de casa da cultura, onde a educação e o associativismo terão os seus espaços de expressão e apoio”, acrescentou o presidente do Município.

 

NOTAS. As velhas corridas às caixas do correio na tentativa de esconder o boletim com as notas escolares fazem definitivamente parte do passado, tudo devido às inovações das novas tecnologias. A partir do próximo ano lectivo, pais e encarregados de educação podem ter acesso a informações sobre notas, faltas, horários entradas e saídas dos alunos através de uma simples mensagem de telemóvel, caso as escolas adiram ao novo sistema. Tudo possibilitado pela Prodesis, uma aplicação informática Desenvolvida pelo Gabinete de Investigação e Projectos em Sistemas de Informação (GIPSI) da Universidade Católica, que este mês foi apresentada. Outro dos objectivos da Prodesis é pôr de parte os “maçudos livros de ponto, as ilegíveis pautas feitas à mão ou ainda os invisíveis programas curriculares”, explicou Bernardo Ramirez, um responsável pelo projecto.

 

CONFERÊNCIA. O Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Politécnico de Viseu foi o palco escolhido para a realização de uma conferência acerca da Declaração de Bolonha, a qual aponta no sentido da harmonização do ensino superior em termos europeus até ao ano 2010. O orador principal foi o presidente do Politécnico, João Pedro de Barros, o qual explicou o teor da Declaração que foi assinada por 29 países em Junho de 1999.

 

COLÓQUIO. “Diálogos de Civilizações - o Ocidente e o Islão” foi o tema do colóquio organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu no passado dia 15 de Abril, na Aula Magna do Instituto. O debate contou com personalidades como Freitas do Amaral, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, David Munir, conselheiro da comunidade islâmica de Lisboa e Cândida Pinto, directora da SIC Notícias.

O Projecto Portalegre Distrito Digital acaba de ver a sua candidatura homologada, o que irá permitir a realização de um investimento da ordem dos cinco milhões de euros, em projectos de novas tecnologias de informação. Comparticipado em 80 por cento pelo Programa Operacional Sociedade de Informação (Posi), o Portalegre Distrito Digital tem como objectivo colocar as novas tecnologias de informação e comunicação ao serviço das pessoas e da sua qualidade de vida.

Aquele organismo, dirigido pelo Instituto Politécnico de Portalegre, Câmara Municipal, Região de Turismo de Portalegre e o Núcleo Empresarial de Portalegre, pretende abranger com o seu projecto áreas destinadas à informação e disponibilização de serviços públicos, a compras públicas, educação, saúde e itinerários turísticos.

 

MUSEUS. A Associação Portuguesa de Museologia, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre e a Câmara Municipal de Portalegre promovem, entre os dias 1 e 5 de Maio, o encontro transfronteiriço de museologia, que juntará conferencistas portugueses e espanhóis. Neste encontro, que terá sessões em Portalegre, Castelo Branco, Fundão, Salamanca, Zamora, Plasencia e Cáceres, serão abordados entre outros temas «os museus e o desenvolvimento local», «estratégia de intercâmbio cultural transfronteiriço», ou «el papel de los museólogos en la nueva museologia».

 

EXPOSIÇÃO. Os serviços centrais do Instituto Politécnico de Portalegre têm patente uma exposição de fotografias da autoria dos alunos do 3º ano do curso de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A mostra integra fotos de rostos, paisagens e equipamentos e pode ser vista, das 9 às 17H30, até ao final do mês de Abril.

 

DESIGN. Henrique Cayate foi designer convidado para moderar o seminário Design/Tempo, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre no dia 23 deste mês. A iniciativa pretendeu abordar diferentes temas, como as dimensões «equipamento e produto», «gráfico» e «multimédia». Paralelamente ao seminário foi apresentado um conjunto de exposições com trabalhos multimédia e de ilustração.

 

JORNALISMO. Os alunos do Curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre promoveram mais uma edição das jornadas de comunicação social. A iniciativa integrou cinco colóquios, onde temas como a publicidade nos media, o jornalismo on-line ou a assessoria de imprensa foram debatidos por diferentes especialistas. Além dos colóquios, as jornadas englobaram uma exposição sobre publicidade nos media, e duas mostras de fotografias de Sebastião Salgado e Vitor Mota.

 

ELVAS. Os alunos da Escola Superior Agrária de Elvas podem usufruir dos serviços da Coudelaria de Alter do Chão, fruto do protocolo assinado entre a ESAE e o Serviço Nacional Coudélico. Deste modo os alunos da escola têm à sua disposição todos os recursos da coudelaria, entre os quais o picadeiro de ensino, picadeiro aberto, picadeiro antigo, campo com obstáculos, um espaço para passeios exteriores, bem como a utilização de todos os animais de instrução. Para já os discentes do 1º ano do curso de Produção e Utilização de Cavalos estão a ser privilegiados uma vez que podem utilizar sete cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre. Para além da componente formativa, os discentes são responsáveis por diversas iniciativas, e recentemente alunos do 3º ano participaram numa prova de obstáculos.

 

POESIA. Os alunos do 3º ano do curso de Português e Inglês da Escola Superior de Educação de Portalegre assinalaram da melhor maneira o Dia Mundial da Poesia, que se comemorou no último mês. Assim realizaram um encontro com o poeta Nicolau Saião, natural de Monforte e residente em Portalegre. Mais à noite promoveram um recital de poesia de poetas portugueses, declamada por alunos e pelo docente da escola, Rui Ventura. 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt