In Association with Amazon.com

Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano V    Nº50    Abril 2002

Cultura

GENTE & LIVROS

William Kotzwinkle

«Elliot olhou para cima, para olhos enormes, olhos como acalefo lunar com fracos tentáculos de energia dentro deles, olhos carregados de antigo e terrível conhecimento, olhos que pareciam sondar todos os átomos do seu corpo.

O extraterrestre olhou para baixo, horrorizado com o nariz protuberante e grande do rapaz, orelhas expostas, e o pior de tudo, pelos seus minúsculos olhinhos, escuros e como contas como os de um coco.

Mas os minúsculos olhos afundados da criança pestanejaram e o terror neles tocou o coração do velho cientista. Ele estendeu um dedo comprido.

Elliot gritou e cambaleou para trás, enrolando o saco de dormir em seu redor; o extraterrestre saltou na outra direcção, tropeçando em si mesmo e emitindo um guincho ultra-sónico, que fez que um morcego caísse saído da escuridão, mas apenas momentaneamente, pois um passo na direcção do monstro do espaço fez que o roedor aéreo esvoaçasse de novo na noite, os dentes a bater».

In E.T. O Extraterrestre

 

William Kotzwinkle nasceu em 1938 nos Estados Unidos da América. Começou por escrever contos para crianças e só mais tarde se lança na literatura para adolescentes e adultos. O seu primeiro livro Book of Love é publicado em 1947. Em 1976 publica o livro Doctor Rat, uma tecno-fantasia animal, e ganha o “World Fantasy Award”. Em 1982 E.T. O Extraterrestre, baseado no argumento de Melissa Mathison, obtém um enorme sucesso pelas mãos de Steven Spielberg, que o transpõe para o cinema. Todas as crianças conhecem E.T que num momento se transforma no Extraterrestre mais conhecido do nosso planeta. Em 1983, Kotzwinkle parte com a esposa, Elizabeth Gundy, para o Maine à procura de «solidão, montanhas e uma vista do oceano».

A obra The Bear Went Over the Mountain (1996), é nomeado para o “World Fantasy Best Novel” e conta-nos a história de um urso que encontra um manuscrito na floresta, parte para Nova Yorque tornando-se um escritor famoso. Um ano depois, William Kotzwinkle publica O Exílio, uma história “negra” sobre a II Guerra Mundial e, The World is Big and I,m So Small. O seu último romance Walter the Farting Dog saiu o ano passado. O escritor tem cerca de 30 livros publicados e venceu por duas vezes o “National Magazine Award for Fiction” e o “World Fantasy Award”. Este ano, e 20 anos depois, surge uma nova versão cinematográfica de E.T.

Da sua bibliografia constam ainda os títulos: Elephant Boy (1970), The Fan Man (1974), Fata Morgana (1977) Jack in the Box (1980) Christmas at Fontaine‘s (1982), E.T. the Extra-Terrestrial Storybook (1982), Queen of Swords (1983) Superman III (1983), E.T. the Book of the Green Planet (1985), The Midnight Examiner (1989), The Game of Thirty (1995), The Million-Dollar Bear (1995) e The Return of Crazy Horse (2001). 


E.T. O Extraterrestre - Os extraterrestres vêm em missão, mas devido a uma partida precipitada, um dos elementos da missão fica no nosso planeta. Completamente sozinho o biólogo extraterrestre refugia-se em casa de uma família americana, a família de um menino muito especial, Elliot. Agora, só Elliot pode ajudar o E.T. durante a sua permanência na terra, onde estabelecem “o mais forte contacto”, a amizade.

Eugénia Sousa
Florinda Baptista

 

 

 

NOVAS EDIÇÕES

Da ficção à realidade

EUROPA-AMÉRICA. Superciência - Um Cientista Investiga o Oculto, integra a colecção Fórum da Ciência desta Editora. O autor, Michael White é conhecido no nosso país com Ficheiros Secretos. Em Superciência, o cientista dirige novamente o olhar sobre os fenómenos que sempre intrigaram a humanidade. Os ovnis, a Astrologia, o Vodu, Zombies, raptos e experiências extraterrestres, detectives PSI, mais que excelentes motivos para uma leitura.

 

DOM QUIXOTE. Publicou na colecção Ficção Universal o último livro de Tom Wolfe, Hooking Up - Um Mundo Americano. Um conjunto de textos e histórias sobre a sociedade americana contemporânea. Uma crítica irónica e mordaz bem ao estilo a que já habituou os leitores com A Fogueira das Vaidades e Um Homem em Cheio. «God Bless you» Mister Wolfe seja sempre bem-vindo às livrarias portuguesas. 

 

GRADIVA. Os Profanadores fala de uma travessia dos desertos gelados da América do Norte e a luta do personagem para manter a sanidade num lugar tão inóspito. Michael Collins esteve em Portugal o mês passado, a convite da feira do Livro de Braga para lançar o seu último livro que foi publicado em Portugal antes da edição original. Michael Collins comprova, a Irlanda continua a “produzir” bons escritores. 

 

MINERVA. Sociologia da Educação - Escola et Mores de Alice Tomé. Os fenómenos sociais e educativos em discussão na era em que e-learning, a ciber e a tecno-educação é uma realidade no cenário das escolas. Uma abordagem interdisciplinar, onde percorremos os caminhos da Sociologia, da Educação e das Ciências da Educação. Alice Tomé é Socióloga e Educóloga, Doutorada em Ciências da Educação com vários artigos e vários livros publicados em Portugal e no Estrangeiro.

 

LIVRO. Reinventar a liberdade e a igualdade na escola é o título do último livro de cariz científico editado pela RVJ - Editores, cuja responsabilidade e propriedade pertenceram à Associação Nacional de Professores. Um livro onde se apresentam testemunhos de João Ruivo, Américo Peças, Luís Souta, Valter Lemos ou Hernandez Diaz.

 

ALERTA. A 11ª edição do boletim informativo Alerta acaba de ser publicado. Tendo como manchete o aniversário do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas, responsável pela elaboração do jornal, a edição e a concepção gráfica pertence à RVJ - Editores.

 

CASTELEIRO. O último número do boletim informativo do Casteleiro, propriedade do Centro Recreativo do Casteleiro acaba de ser publicado. Num número dedicado às tradições daquela freguesia, a edição e projecto gráfico pertenceu à RVJ - Editores.

 

CNE. A história de uma vida é o livro que assinala os 40 anos de existência do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas. A edição é da RVJ - Editores, e ao longo da obra é apresentada uma breve história do escutismo e do agrupamento.

 

OLEIROS. O terceiro número do jornal do concelho de Oleiros, Oleiros Magazine, já foi publicado. Nesta edição de 16 páginas os destaques vão para a filarmónica oleirense, para uma entrevista a D. Duarte de Bragança, notícias das diversas freguesias e para o desporto regional. A edição e o projecto gráfico pertencem à RVJ - Editores.

 

AGENDA. A Câmara de Idanha-a-Nova acaba de editar a sua agenda cultural. Um publicação semestral onde são apresentadas as actividades culturais, recreativas e desportivas organizadas pela câmara. A concepção gráfica pertenceu à RVJ - Editores.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt