Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº43    Setembro 2001

Universidade

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE APRESENTADA

A semana da Medicina

A Universidade da Beira Interior vai apresentar oficialmente a nova Faculdade de Ciências da Saúde no próximo dia 1 de Outubro, às 15 horas, no anfiteatro 6.1, numa cerimónia que constará com a presença do Reitor da UBI, Santos Silva, bem como de um representante do Governo, além de professores, alunos e outras entidades.

O dar a conhecer da nova Faculdade não ficará porém por esta cerimónia, dado que, a partir das 10 da manhã do dia 1, a Faculdade será apresentada pelo presidente do Departamento de Ciências Médicas, Luís Taborda Barata, e pela directora do Gabinete de Educação Médica. Ao meio-dia será ainda feita uma visita às instalações da Faculdade.

Além do dia 1, as actividades em torno da nova estrutura da UBI, seguem até quarta-feira, 4 de Outubro, e incluem a apresentação do modelo pedagógico, apresentação de tutores, um curso sobre técnicas de estudo, exemplos práticos de unidades pedagógicas, apresentação dos recursos informáticos e bibliográficos, bem como de um vídeo sobre a metodologia de ensino. A partir do meio-dia de quarta-feira será aberto um espaço para o esclarecimento de dúvidas.

Esta apresentação segue-se a um período em que todos os prazos estipulados pelo Governo foram cumpridos pela UBI e também a uma visita da Comissão Externa de Avaliação à qual foi demonstrada a capacidade da Universidade para ministrar a Licenciatura em Medicina, o que abre boas perspectivas para que nos próximos anos abram novos cursos na área da saúde.

Uma das áreas fundamentais para o ensino incidiu precisamente nas infraestruturas. Para já, a Faculdade avança em instalações provisórias situadas na fase VI, junto ao pólo I, e na antiga Fábrica do Moço, onde funcionará a parte administrativa, salas de aula, e muitas salas tutoriais, onde os professores se reunirão com pequenos grupos. Um anfiteatro para 100 pessoas, destinado a seminários, plenários e a uma ou outra aula magistral (as quais escasseiam no tipo de ensino pretendido) é outra das valências da faculdade, a par da biblioteca, a qual já está equipada e ficará provisoriamente junto ao Departamento de Matemática.

Em termos de recursos humanos, a Faculdade possui um corpo de 16 doutorados que ficarão a residir na Covilhã e que são um número suficiente para o funcionamento do primeiro e segundo anos da Licenciatura. Alguns dos doutorados são portugueses e estavam a terminar a formação no estrangeiro. Os restantes chegam de Espanha e do Brasil, embora a UBI tenha recebido candidaturas de médicos americanos, ingleses e de outros países.

Quanto aos não doutorados, que ocuparão lugares de assistentes, tutores e monitores, a faculdade conta com os médicos do sistema de saúde local e de outros que trabalhem noutras zonas. São eles que ajudarão assim a formar os primeiros 60 alunos da Licenciatura em Medicina. Já no segundo ano entrarão mais 60 e no terceiro ano, já em novas e definitivas instalações, chegarão 100 novos alunos, número que se irá manter nos anos seguintes.

Os alunos da faculdade terão acesso a vários laboratórios, sendo um deles integrado, e outros mais específicos, como é o caso do laboratório de investigação. Neste campo da investigação, os projectos ainda não estão definidos, mas a investigação ocorrerá nas áreas de Imunologia Básica e Clínica, Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, Clínica e Epidemiologia.

E como nem só de licenciaturas vai viver a Faculdade, funcionará a pós-graduação, a qual estará ligada às necessidades de saúde do meio local, sem esquecer outros níveis mais abrangentes. Além dos mestrados e doutoramentos serão realizados cursos de formação e reuniões de actualização. O mestrado em Imunologia Clínica deverá avançar em Abril de 2001, enquanto o de Oncologia só surgirá em 2003/2004. Os doutoramentos serão em Medicina e Biomedicina.

Ana Maria Fonseca

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt