Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº43    Setembro 2001

Desporto

ROTA DO CONTRABANDO NO DIA 27

Reviver o passado

A IV edição da Rota do Contrabando realiza-se este ano a 27 de Setembro e vai levar os participantes de Penha Garcia a San Martin de Travejo, em Espanha. Organizada pela empresa A Canada Actividades Turísticas, de Penha Garcia, esta prova todo-o-terreno pretende, além do passeio, publicitar as potencialidades do Concelho de Idanha ao nível do turismo activo e recordar a actividade do contrabando, que foi o ganha pão de muitas das gentes da Raia.

Organizada como sempre pela empresa A Canada, Actividades Turísticas, a Rota do Contrabando deste ano deverá contar com um máximo de 30 a 40 viaturas e não mais de 60 pessoas, pois o responsável pela empresa, Mário Pissarra, entende que “não se pretende tanto a quantidade, mas sim mais a qualidade e o convívio”. Ainda assim, espera participantes de vários pontos do país, desde o Algarve ao Porto e de Évora a Lisboa, passando por Portalegre e Coimbra.

Todos eles se vão reunir logo pela manhã em Penha Garcia, no Bar Frágua, onde poderão saborear produtos tradicionais daquela zona da Raia, desde o queijo à bica e aos enchidos. Às 9h30 será feito o brieffing, onde estará já um antigo contrabandista, o qual irá contar histórias de contrabando de ambos os lados da fronteira. Tempos que serão recordados também na neutralização prevista para o Rio Erges cerca das 11 horas.

O almoço acontecerá num restaurante típico realizado em San Martin de Travejo, já no lado espanhol, ao que se segue uma visita à localidade espanhola. O passeio continua depois rumo à Ribeira da Baságueda, na fronteira, onde haverá nova neutralização.

Seguem-se as barreiras de Vale Feitoso e a chegada a Penha Garcia, com visita à Zona Antiga e Castelo, está prevista para as 18h30. Uma hora depois, e como já é tradição, será servido um jantar, desta vez no Restaurante o Javali, cuja ementa inclui carne de caça, nomeadamente veado e javali. Neste jantar estarão também certamente representantes dos principais patrocinadores do evento, a Casa Agrícola Álvaro Rocha e a Albicarros, concessionário Nissan em Castelo Branco, Silvapor, RVJ Editores e Ensino Magazine, entre outros.

 

 

ESCUDERIA E IPCB ASSINAM ACORDO

Rumo ao Europeu de Autocross

A Escuderia Castelo Branco e o Instituto Politécnico de Castelo Branco assinaram, este mês, um protocolo de cooperação, com vista ao desenvolvimento de projectos informáticos, que pretendem dar apoio às provas realizadas por aquele clube albicastrense. Segundo Paulo Almeida, presidente da Escuderia, “um dos projectos será implementado já nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, durante a realização do primeiro autocross internacional de Castelo Branco. De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo para a realização daquela competição é necessária a existência de um sistema automático que detecte as falsas partidas e foi esse sistema que foi desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Um sistema que em minha opinião poderá vir a ser utilizado noutras provas a realizar no estrangeiro”.

O projecto foi desenvolvido pelos docentes Arminda Guerra, Eurico Lopes, João Metrôlho e Alexandre Fontes e por Armanda Marquês e Paulo Bispo, alunos daquela escola. “Para já vamos implementar este sistema, mas há outras áreas onde a colaboração da Escola Superior de Tecnologia pode ser importante. Por exemplo ao nível dos ralis, há um sistema de partida dos concorrentes através de semáforos, que ainda só funciona no rali de Portugal, e que nós também gostaríamos de implementar, o mesmo sucede com a utilização de relógios digitais nas partidas”, explica Paulo Almeida.
A prova dos próximos dias 6 e 7 de Outubro vai ser o grande acontecimento de deporto motorizado a realizar no Distrito de Castelo Branco e de acordo com a organização vão estar presentes cerca de 70 concorrentes, 45 dos quais estrangeiros. Aliás, os melhores pilotos do velho continente vão estar em Portugal para lutarem pelo título Europeu, nas três divisões em avaliação: Divisão 3-A, para veículos até 1600cc, Divisão 3, para carros até os 3500cc (estas duas envolvem os chamados carros aranhiços) e a Divisão, para veículos normais sem limite de cilindrada. “vamos ter na prova da Escuderia os melhores pilotos da Europa e no que respeita aos portugueses poderemos afirmar que Eduardo Veiga, Pedro Gomes, Miguel Moura, Luís Tavares, Luís Ribeiro e Rodrigo Ribeiro têm hipóteses de se apurarem para as finais”, diz Paulo Almeida.

APOIOS. Para a realização do Autocross Internacional de Castelo Branco, a Escuderia destaca o apoio prestado pela autarquia que reformulou o Parque de Desportos Motorizados, de acordo com as regras impostas pela Federação Internacional de Automobilismo. “O apoio da autarquia foi fundamental, as obras solicitadas foram feitas, aliás fizeram-se mais obras do que aquelas que eram exigidas, que visam melhorar as condições dos concorrentes e do público”. Orçada em cerca de 10 mil contos, a prova é a grande aposta da Escuderia, que espera juntar na pista “cerca de quatro ou cinco mil espectadores”.

Mas quem não se puder deslocar ao Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, sempre pode estar com atenção aos vários canais televisivos. A Escuderia negociou os direitos de transmissão com a empresa DNC Sport que fará toda a cobertura e que cederá as imagens a todos os canais de televisão portugueses e alguns estrangeiros. De qualquer modo, se é amante dos desportos motorizados o melhor é assistir ao vivo às emoções do Europeu de Autocross em Castelo Branco. Para o sábado, dia 6, estão agendados treinos livres e treinos cronometrados, a partir das 13h45 até às 18 horas. No domingo, os carros regressam à pista partir das 8h30 e só de lá saem por volta das 17 horas, quando terminarem as finais. Além das corridas do Europeu, a jornada de automobilismo engloba ainda a realização de mais uma prova do campeonato nacional de Kartcross.

 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt