Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº39    Maio 2001

Última

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUER

Ensinar Estatística via Internet

Ensinar estatística através da Internet é o objectivo do Projecto Acção Local de Estatística Aplicada (ALEA).

A iniciativa foi anunciada por Augusto Santos Silva. Para o ministro da Educação manifestou o apoio à ideia, lançada conjuntamente pelo Instituto Nacional de Estatística e Escola Secundária Tomaz Pelayo. Um estabelecimento de ensino escolhido pelo facto de dispor dos recursos multimédia indispensáveis para o Projecto.

O ministro da Educação considerou a experiência como “extraordinária”. Augusto Santos Silva pensa que é preciso aliar o ensino ao prazer para se alcançar os objectivos do Programa. Este visa incentivar o uso das tecnologias de informação com vista a facilitar a compreensão, a utilização e o ensino da Estatística, assim como promover a inserção desta disciplina com o programa global do Ensino Secundário.

Quem estiver interessado poderá aceder ao endereço da Internet http://aleaestp.ine.pt, estando, actualmente, em preparação novos suportes pedagógicos interactivos, nomeadamente CD-ROMs com jogos didácticos.

O primeiro dos “links” refere-se a “noções básicas de estatística”, estando acessível um curso de Estatística Descritiva, que segue o programa oficial de matemática do 10º ano.

No capítulo dos “factos e números”, é caracterizado o território, a população e a realidade social e económica do nosso país, quer isoladamente, quer no contexto dos 15 Estados da União Europeia. Aspectos que são revelados através das estatísticas do INE.

Não falta também uma desagregação geográfica até ao nível de freguesia, no link do “meio envolvente”.

A partir da selecção de uma unidade territorial, é possível estabelecer a comparação com a unidade superior (por exemplo, de uma freguesia com um concelho).

No link das “actualidades”, são referidos aspectos globais do país, como a conjuntura económica, a Demografia e questões de âmbito social.

Já na secção “estatística trivial”, surge um conjunto de jogos didácticos, com perguntas sobre a SIDA, a toxicodependência e outras temáticas e uma “galeria virtual” onde professores e alunos têm a oportunidade de apresentar os seus trabalhos.

Em três outros links - “escreve-nos”, “novidades” e “perguntas mais frequentes”, pretende-se estimular a troca de ideias e experiências, sob a orientação geral de especialistas.

Prevista está a criação de páginas especializados de estatísticas para as disciplinas de Geografia, Economia e História, entre outras. Essas páginas irão incluir também dados a nível europeu e mapas temáticas, bem como material diverso de apoio aos professores.

ESCOLA. A Cidade do Fundão vai receber uma escola de hotelaria, que poderá começar a funcionar já em Outubro do deste ano. Nesse sentido, a Câmara do Fundão e a Região de Turismo da Serra da Estrela estão a estudar a melhor hipótese de localização do referido estabelecimento de ensino, tendo mesmo visitado um terreno situado à entrada da cidade, junto ao Intermarché. A nova escola deverá chamar-se Escola de Hotelaria da Serra da Estrela e será tutelada pela Escola de Hotelaria de Coimbra, ligada ao Instituto Nacional de Formação Turística. O objectivo fundamental será o de servir as unidades hoteleiras da região, que se debatem com a falta de profissionais devidamente qualificados, embora algumas escolas profissionais estejam a fazer formação nesta área, a qual, segundo Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo, deverá continuar.

GESTÃO. A equipa de Gestão do Instituto Politécnico de Viseu venceu o torneio de futebol realizado naquela instituição. Na final a formação de contabilidade venceu a equipa de Contabilidade por 6-2. O torneio, que contou com a presença de oito equipas, terminou no início deste mês, e no encontro de apuramento do terceiro e quartos lugares, a formação de Ambiente levou a melhor sobre a de engenharia Mecânica, vencendo por 5-4.

Com a vitória ante a Informática, a equipa de Gestão conquistou o primeiro lugar do Campeonato, somando 12 pontos. Na segunda posição classificou-se a Informática, com 9, os mesmos pontos que o conjunto de Ambiente. Nos lugares seguintes ficaram, respectivamente, as equipas de Mecânica, Matemática, Electrotécnica, Civil e Madeiras.

O campeonato distinguiu também os melhores marcadores. Assim, Francisco Francisco, de Informática, foi o atleta com a pontaria mais acertada, marcando 13 golos. Amilcar Branco, de matemática, e Ilídio Silva, de Gestão, apontaram 12 tentos, enquanto Romeu Videira, fez o gosto ao pé por nove vezes. Com oito golos apontados surgem Sérgio Lopes e Fernando amaro, das equipas de Ambiente e Gestão, respectivamente
.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt