Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº39    Maio 2001

Geral

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Pessoal em Idanha

A Casa do Pessoal do Instituto Politécnico de Castelo Branco realizou o seu primeiro convívio Pescarreto/ Turístico/Gastronómico, no passado dia 19 de Maio, no Concelho de Idanha-a-Nova. A iniciativa começou com a vertente gastronómica, que contou com cerca de 60 participantes, seguindo-se um concurso de pesca em que o vencedor foi José Raposo Nunes, com três mil e 500 pontos.

A mais jovem concorrente, Rita Goulão Valente, com apenas 10 anos, conseguiu o nono lugar, ex-aequo, no concurso, sendo que o melhor exemplar foi pescado por Paulo Afonso, um principiante nestas lides. Os troféus de consolação foram para Ilídio Tomás e José Rafael, ex-aequo (e com que sacrifício...).

Nesta sua primeira iniciativa, a Casa do Pessoal, que foi formada este ano, contou com a colaboração do Instituto Politécnico, tendo estado presente o seu presidente, Valter Lemos. A colaboração chegou também do presidente da Câmara Municipal de Idanha, Francisco Batista
.

 

 

 

EB 2/3 CIDADE DE CASTELO BRANCO

A semana da escola

Já imaginou colocar dentro de uma garrafa um ovo cozido, sem que este se parta? E transformar cravos brancos em cravos cor de rosa? Pois bem essas foram duas das muitas experiências realizadas pelo grupo de docentes de físico-química da EB 2/3 Cidade de Castelo Branco, composto por Florinda Baptista e Rosa Maria Ribeiro, no âmbito de mais uma «semana da escola». A Magia da Química e da Física pretendeu apresentar aos alunos do 7º ano de escolaridade a nova disciplina que vão encontrar a partir do 8º ano de escolaridade, e ao mesmo despertar-lhes o interesse, conforme referiu ao Ensino Magazine uma das docentes.

A semana da escola é uma actividade que se realiza anualmente e que envolve todos os professores, alunos e funcionários. Com início no dia 21 de Maio, com o dia da matemática e com a abertura da feira do livro, a iniciativa prolongou-se até ao dia 25 de Maio e integrou diferentes actividades. Assim, para o dia 22 esteve prevista uma demonstração de aeromodelismo, asa delta e parapente, a cargo de responsáveis da Universidade da Beira Interior. Uma demonstração que agradou aos mais pequenos, pena foi que os engenheiros de palmo e meio não tivessem a oportunidade de ver os pequenos aviões telecomandados voar, nem nenhum salto de parapente. Dos engenheiros de palmo e meio ainda houve quem desse a sugestão do apresentador de serviço saltar do telhado da escola. A opinião não foi aceite e assim terminou o dia dedicado à comunidade.

23 de Maio foi o dia do desporto, com a realização dos jogos com maneiras, enquanto que na quinta-feira houve uma grande divulgação da língua espanhola. Uma promoção a cargo do departamento de educação da Embaixada Espanhola em Lisboa e que se destinou aos alunos do 6º ano, que no próximo ano lectivo poderão optar pela disciplina de língua espanhola. Além da magia da química e da física, a última sexta-feira de Maio serviu também para a inauguração do Centro de Recursos da Escola. Uma inauguração que terminou com a passagem de um filme para pais, alunos, professores e funcionários. A semana encerrou domingo com um passeio de BTT.

 

 

 

AAUBI

A nova academia

José Miguel Oliveira é o novo presidente da Associação Académica da Beira Interior, substituindo no cargo Jorge Jacinto, que transita para a Assembleia Geral. Às eleições, realizadas este mês concorreram duas listas, embora apenas a lista D, de José Miguel Oliveira, tenha apresentado candidatos a todos os órgãos sociais da Associação.

Da nova direcção, destaque ainda para o cargo de presidente adjunto, agora desempenhado por Joaquim Carvalho, e para os de vices, ocupados por Patrícia Soares, Ricardo Abreu e André Andrade. A lista vencedora venceu, para a direcção, com 844 votos favoráveis, dos 1037 votantes, enquanto que os candidatos do Conselho Fiscal foram eleitos por 854 votos. A disputa mais renhida verificou-se na eleição para a mesa da Assembleia Geral, onde Jorge Jacinto acabou por vencer, por apenas dois votos de diferença, em relação ao candidato da Lista I.

No seu manifesto eleitoral, os candidatos da Lista D, que saíram vencedora das eleições, anunciavam várias medidas a implementar. medidas que envolvem várias áreas. Assim, ao nível pedagógico propõem reivindicar medidas mais eficazes contra o insucesso escolar. Ao nível informativo, a nova associação de estudantes pretende lançar um jornal, que “seja o veículo da academia”. José Oliveira pretende ainda manter a política de realizar iniciativas culturais e desportivas, prometendo apresentar uma candidatura para que sejam realizadas na Covilhã, as finais dos Cnu’s. Além disso, adianta que a associação vai estar atenta às saídas profissionais dos licenciados pela UBI, prestando-lhes informações importantes nessa área
.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt