Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº41    Julho 2001

Universidade

ANTÓNIO GUTERRES DE VISITA

Cybercentro inaugurado

O Cybercentro da Covilhã já está em funcionamento, depois de ter sido inaugurado no início deste mês pelo Primeiro-Ministro António Guterres, que se deslocou à Covilhã para visitar também as instalações da Faculdade de Ciências da saúde e para anunciar que a cidade terá mesmo uma ligação do IP2 à variante, tal como foi reclamado pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto.

Na Universidade da Beira Interior e durante cerca de uma hora, António Guterres visitou as instalações provisórias da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). De acordo com o presidente do Departamento e da Comissão Científica Departamental da nova faculdade, Luís Taborda Barata, a reacção de António Guterres foi “extremamente positiva”, tendo ficado “agradavelmente surpreendido” com os aspectos inovadores da licenciatura em Medicina, nomeadamente ao nível do processo de auto-aprendizagem dos alunos e da articulação da faculdade com os centros de saúde da região e com o Instituto Nacional de Medicina Legal.

A Universidade propôs-se desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, recorrendo de uma forma intensiva à aplicação de novas tecnologias de informação. Por outro lado, além de englobar o primeiro Centro Diagnóstico Molecular em Imunodeficiências Primárias, a FCS vai lançar em Outubro o primeiro mestrado do País em Imunologia Clínica, “reunindo um corpo docente muito bom, que inclui professores vindos de Harvard e Salamanca”, revela Taborda Barata. Aspectos que deixaram Guterres “esperançoso pela forma como o Ensino Superior se está a articular com a resolução de necessidades sociais básicas da maior importância para as populações, como são as necessidades da saúde”.

Antes de partir, os directores das unidades hospitalares da região tiveram a oportunidade de expor ao Primeiro-Ministro a necessidade e urgência de alargar os quadros dos hospitais. “Sendo o quadro actual do Centro Hospitalar da Cova da Beira o mesmo que funcionava nas antigas instalações, encontra-se naturalmente desajustado das necessidades actuais. A abertura do quadro é não só importante para a população como será essencial para a FCS, pois se não houver possibilidade de fixar médicos no Interior, então a criação da Faculdade terá sido em vão”, conclui Taborda Barata.

Catarina Moura

 

 

 

ESCOLAS DA COVILHÃ LIGADAS À INTERNET

Miúdos on-line

O sistema de intranet concelhio da Covilhã, que abrange 49 escolas do 1º Ciclo e do ensino mediatizado acaba de ser inaugurado e já está em funcionamento, tendo as escolas de Peraboa e Sobral de São Miguel estado em contacto com a Escola Básica da Vila do Carvalho através de videoconferência.

A iniciativa serviu para inaugurar a instalação e entrada em funcionamento do programa do Ministério da Ciência e Tecnologia “Internet nas Escolas”. Nas três escolas foram instalados emissores e receptores de som e imagem que, através do programa Windows Netmeeting, comunicaram com os cerca de três mil alunos, de 49 escolas do concelho da Covilhã, que agora beneficiam deste sistema de intranet.

Aquela rede intra-concelhia vai permitir ligações directas entre as escolas que, através de chats, e-mails e, no futuro, da videoconferência, vão poder comunicar entre si à distância, realizar trabalhos conjuntos, pesquisar, etc. Marta, Rui e Susana, de 10 anos, alunos do 4º ano daquela escola só lamentam que o ano esteja quase a terminar e que não possam usufruir em pleno dos novos aparelhos. “Mas depois na outra escola também há muitos computadores. Vão lá quando querem, até no intervalo”, lembra Marta, para quem pesquisar nas páginas da Web é tarefa fácil.

João Riço, técnico de informática responsável pela instalação do sistema, defende que “este é o início e não o fim do projecto. Claro que depende dos professores, das escolas e das Câmaras, criarem iniciativas que visem a comunicação entre as várias escolas”.

Os meios para a videoconferência não vão estar disponíveis nas escolas para já. “Este sistema é muito honoroso, mas a ideia é que algumas vezes durante o ano possamos pôr as escolas, não apenas em contacto através da Internet, mas também, eventualmente, através da videoconferência”, referiu o Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que presidiu à inauguração.

Presente no arranque oficial da iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia da Vila do Carvalho, Manuel Esteves, defendeu a implementação como benéfica para os alunos e “por consequência ao acesso a todo o saber resultante da Internet”.

Raquel Fragata

 

 

 

UBI PARTICIPA EM PROJECTO

Centro de Treino

O Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser responsável pela concepção, planeamento, projecto e instalação de um centro de treino de média altitude para desportistas na Serra da Estrela.

O compromisso foi estabelecido hoje através de um protocolo subscrito pela UBI e pela Turiestrela. Segundo Artur Costa Pais, administrador da sociedade concessionária do turismo na Serra da Estrela, o centro, orçado em 800 mil contos (quatro milhões de Euros) e previsto para terrenos baldios da freguesia das Cortes do Meio, é “um investimento único em Portugal, que ambiciona ser dos melhores da Europa”.

O centro faz parte de um conjunto de projectos da Turiestrela, que “definirá as metas e objectivos” do trabalho a realizar e disponibilizará ao Departamento de Ciências do Desporto da UBI os meios e recursos materiais necessários para a respectiva concretização.

Segundo o protocolo, a cooperação entre as duas entidades é estabelecida no pressuposto de que “um centro de treino de média altitude necessita de grande inovação e uma componente científica muito forte”. O documento hoje subscrito é um acordo genérico, já que as medidas concretas e os custos inerentes serão submetidos posteriormente a protocolos específicos.

 

Pág. seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt