Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº41    Julho 2001

Politécnico

POLITÉCNICO DA GUARDA

Bolsas, mas de mérito

O Instituto Politécnico da Guarda acaba de entregar as bolsas de mérito aos oito melhores alunos das escolas que integram aquele organismo. De acordo com o IPG, receberam bolsas de mérito, relativas ao ano 1999/2000, Patrícia Isabel Antunes Marcelo (Curso de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico), Renato José Ramos Gonçalves (Educação Física), Carlos Francisco Lopes Canelas (Comunicação e Relações Públicas), Ana Maria Caldeira Correia (Português. Inglês), Ana Cristina Rosa (Engenharia Mecânica), Tiago André Camilo (Engenharia Informática), Ana Luísa Valente (Secretariado de Administração) e Danyvan Stélio Levi (Engenharia Civil).

Os estudantes receberam um prémio equivalente a cinco vezes o salário mínimo nacional, em vigor no início do ano lectivo em que é atribuída. As bolsas de estudo por mérito são entregues, anualmente, a estudantes que tenham mostrado aproveitamento escolar excepcional e até ao limite fixado no regulamento geral de atribuição a estudantes do ensino superior, que, para o ano lectivo em causa, foi de oito.

Deste modo, e por despacho de Jorge Mendes, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, foram atribuídas quatro bolsas à Escola Superior de Educação e idêntico número à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, tendo, posteriormente, decorrido o processo de candidatura e apreciação, ao nível de cada escola, por uma comissão de análise e seriação.

Concluída esta fase, o processo foi de novo remetido à Presidência do IPG, para, após a necessária informação, o enviar ao Ministério da Educação, já com a indicação do nome dos alunos a distinguir.

Para o presidente do Politécnico da Guarda, Jorge Mendes, o número de bolsas atribuído é um excelente testemunho do trabalho e do estudo dos alunos desta instituição que se tem afirmado pela qualidade de ensino e por uma cada vez maior integração na comunidade regional e nacional.

INSPECÇÃO. O relatório da auditoria feita, no passado ano, pela Inspecção Geral de Educação aos Serviços Sociais do Instituto Politécnico da Guarda salientou o “alto grau de satisfação dos utentes contactados”. O documento destaca também “a qualidade das instalações”, acrescentando que “houve cuidado de concepção”, o qual, refere o relatório, “perdura na conservação e limpeza”. A Inspecção Geral de Educação concluiu, por outro lado, que os Serviços de Acção Social do Politécnico da Guarda revelam “um bom grau de desempenho em todo o universo observado”, ficando ainda registado o “empenho pessoal na execução das tarefas atribuídas, controle financeiro e de existências, contabilidade, controlo interno”.

 

 

GABINETE DE INFORMAÇÃO

Melhores relações

O Instituto Politécnico da Guarda abriu, no passado dia 25 de Junho, nos seus Serviços Centrais, o Gabinete de Informação e Relações Internacionais. Um Gabinete que Jorge Mendes classificou como fundamental, apontando a sua criação como um objectivo da sua candidatura à liderança do IPG. Facto que voltou a salientar na cerimónia de abertura, já que o novo Gabinete irá disponibilizar informação e permitirá uma melhor articulação com as Escolas do IPG, os vários departamentos e serviços e a comunidade.

Mas a abertura do novo gabinete foi também aproveitada pelo presidente do Politécnico da Guarda para frisar a importância do Boletim on-line, destacando que é um novo canal de comunicação do Politécnico da Guarda.

De referir que aquele gabinete, localizado no “hall” de entrada do edifício dos Serviços Centrais, tem por incumbência elaborar um boletim informativo respeitante às acções desenvolvidas no âmbito do IPG e virado para a divulgação de outras iniciativas com interesse para a comunidade académica. Além disso, compete-lhe coordenar as informações destinadas à elaboração do Guia do Aluno do IPG e acompanhar os alunos em programas que envolvam intercâmbio internacional.

O Gabinete de Informação e Relações Internacionais tem ainda por missão recolher e arquivar a informação publicada na imprensa relativa ao Instituto Politécnico da Guarda.

SEIA. O projecto de execução da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (Seia), integrada no Instituto Politécnico da Guarda, foi já aprovado pelo Ministério da Educação. As futuras instalações (na foto) vão ter uma área bruta de 5 654 metros quadrados, acrescidas de 43 metros quadrados de galeria coberta, com um custo previsto de 600 mil contos. Entretanto, a abertura do concurso público para adjudicação da referida empreitada foi já autorizada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior.

 

 

 

EGIECOCAR NA BÉLGICA

Prémio design

O veículo ecológico, Egiecocar, que representa o Instituto Politécnico da Guarda em provas da Shell Eco Marathon, acaba de conquistar o prémio de Design na 8ª Shell Eco Marathon Belga. A iniciativa, realizada no passado 24 de Junho, em Bruxelas, na pista Bois de la Cambre, junto ao parque da cidade, com uma extensão de 7 por 15 km em pleno centro de Bruxelas.

Além do prémio de Design, o Egiecocar trouxe na bagagem o terceiro lugar na categoria do Basic, confirmando-se definitivamente como um dos melhores veículos do mundo na sua classe. Já na classificação geral obteve o 16º lugar, a melhor classificação de sempre, com 602 km por litro de combustível.

A satisfação da equipa foi tanto maior dado que não há registo de um veículo receber o prémio do Design no seu terceiro ano de participação nas provas de Shell Eco Marathon.

Depois da participação em França, no circuito de Nogaro, e da prova Belga, a equipa da Guarda vai participar, no inicio de Setembro, em Nokia, na Finlândia, na última Shell Eco Marthon da temporada. Uma prova onde os responsáveis pelo Egiecocar pretendem melhorar a prestação do carro e testar as novas soluções para a transmissão. Para o final desse mesmo mês está agendado o primeiro encontro nacional de Shell Eco Marathon, a realizar no Kartódromo da Sequeira, na cidade da Guarda, organizado pela equipa do projecto Egiecocar, com o qual se pretende divulgar a modalidade e criar as condições para que se organize em Portugal uma prova semelhante àquelas que se promovem por essa Europa fora. De resto, a prova portuguesa chegou a estar agendada para o mês de Maio, mas o mau tempo impediu a sua realização, prevendo-se agora uma forte participação de equipas nacionais.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt