DE VISEU A BEJA
Vagas para todos os
gostos
Na área de influência do Ensino Magazine, de Viseu a Beja, abrem este ano sete mil das 49 mil vagas criadas no ensino superior em Portugal. Há cursos para todos os gostos e não será por falta de oferta que os alunos de todo o país não se deslocarão para esta zona do Interior do País, onde estudam actualmente quase 30 mil alunos só no ensino superior. Mas vejamos agora quantas são as vagas e quais são os cursos a que os aspirantes a caloiros se podem candidatar.
VISEU. Só na cidade de Viseu, o Politécnico conta com mil 180 novas vagas para este ano. Só na Superior de Educação deverão ingressar 345 novos alunos nos cursos de Educação de Infância (75), Ensino Básico – 1º Ciclo (75), Comunicação Social (40), além dos cursos de professores do 2º Ciclo, desde a Educação Visual (20), Educação Física (35), Matemática-Ciências (35), Português-Francês (35) e Português-Inglês (30).
A Superior de Tecnologia é aquela que receberá maior número de alunos, num total de 575 divididos entre os cursos de engenharias como são os casos de Civil (55), Madeiras (50), Sistemas e Informática (50), Ambiente (50), Electrotécnica (60), Mecânica e Gestão Industrial (85), bem como Gestão de Empresas (60), Gestão Comercial e da Produção (55), Turismo (40) e o curso de Contabilidade e Administração, em regime nocturno, onde entrarão 70 alunos.
Na Superior Agrária abrirão 45 vagas para cada um dos quatro cursos que ali funcionam, nomeadamente as engenharias Agrária, Agrícola-Hortofruticultura, Agrícola-Zootecnia e a Engenharia das Indústrias Agro-Alimentares. Já na Escola Superior de Enfermagem entrarão 40 alunos no 1º semestre e mais 40 no segundo.
LAMEGO. Em Lamego, o Politécnico de Viseu tem 280 novas vagas. Na Superior de Educação entram 200 alunos nos cursos de Educação de Infância (70), Ensino Básico-1º Ciclo (70), professores de 2º Ciclo de Educação Física (35) e de Português-Inglês (25). Na Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego abrem 40 vagas em cada um dos cursos que ali funciona, o de Gestão e Informática e o de Gestão Turística, Cultural e Patrimonial.
GUARDA. O Curso de Comunicação e Relações Económicas, com 55 vagas, é aquele que se prepara para receber mais alunos entre os que funcionam na ESE da Guarda, onde foram criadas 270 vagas. Os outros cursos são os de Educação de Infância (40), Ensino Básico – 1º Ciclo (40), Comunicação e Relações Públicas (50) e os de professores do 2º Ciclo, em Educação Física (25), Educação Musical (20), Português-Francês (20) e Português-Inglês (20).
Na Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, o curso que receberá mais alunos será o de Engenharia Informática, para o qual foram criadas 105 vagas, mais cinco que para Secretariado e Assessoria de Direcção. Além destas 205 vagas existem ainda mais 320 distribuídas pelos cursos de Engenharia Topográfica (25), Contabilidade e Auditoria (50), Engenharia Civil (75), Engenharia Mecânica (40), Gestão Técnico-comercial (45), Contabilidade e Auditoria nocturno (25), Gestão - opção Gestão Industrial e Produção
- (30) e Gestão – opção Informática (30).
Finalmente, na Escola Superior de Enfermagem da Guarda abriram 35 vagas para entradas no primeiro semestre e mais 45 para entradas no segundo semestre.
SEIA. Na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, pertencente ao Politécnico da Guarda funciona o Curso de Turismo, que este ano conta com 50 vagas, sendo que o último aluno que ali ingressou no ano passado tinha uma média de 132,5.
COVILHÃ. 1180 novas vagas foi o número definido para a Universidade da Beira Interior, onde a grande novidade é a Faculdade de Ciências da Saúde e o Curso de Licenciatura em Medicina, para o qual existem 60 novas vagas. Novidades da UBI são ainda os cursos de Filosofia (30), Psicologia (30) e Engenharia Informática (60), além do Português-Espanhol (20), que foi criado no ano passado mas só funciona este ano, à semelhança do Português-Inglês
- via ensino - (20).
Mas a oferta é muito grande na UBI onde abrem vagas para um total de 28 cursos. Além dos referidos, funcionam os de Bioquímica (50), Ciências da Comunicação (45), Ciências do Desporto (70), Economia (50), bem como as engenharias Aeronáutica (30), Civil (100), Electromecânica (30), Electrotécnica (35), Mecânica (30), Produção e Gestão Industrial (30), Química (35), Têxtil (30).
Para o Curso de Gestão há 90 vagas, enquanto que no ramo ensino foram criadas 35 para Física e Química, 40 para Informática, Língua e Cultura Portuguesas e Matemática. Na UBI funcionarão ainda os cursos de Química Industrial (40), Sociologia (45), Design Multimédia (30), Design Têxtil e do Vestuário (30), além do de Optometria e Optotecnia (Física Aplicada), com 35 vagas.
CASTELO BRANCO. No Politécnico de Castelo Branco foram criadas estes ano 1096 vagas, sendo novidade os cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública, por um lado e o de Fisioterapia por outro. Cada um terá 25 vagas e, juntamente com a Enfermagem (66) formam o lote de ofertas da primeira Escola Superior de Saúde do País, criada oficialmente em Diário da República ainda este mês.
Na Superior Agrária, onde este ano irá funcionar o primeiro mestrado da história da instituição, abrem 270 vagas designadamente nos cursos de engenharias de Ordenamento e Recursos Naturais (60), Florestal (60), Ciências Agrárias – opção rural- (30), Ciências Agrárias – opção agrícola (60) e Ciências Agrárias -opção animal- (60).
Na Superior de Educação deverão ingressar 215 alunos distribuídos pelos cursos de Educação de Infância (30), Ensino Básico – 1º Ciclo (30), além dos cursos de professores do 2º Ciclo, desde a Educação Visual (25), Educação Física (40), Matemática-Ciências (30), Português-Francês (20) e Português-Inglês (20), Tradução e Secretariado (40).
A Superior de Tecnologia é, mais uma vez, a escola que mais alunos recebe, com um total de 295, distribuídos pelas engenharias Civil (65), Electrotécnica (50), Industrial (50), Informática (65), Informática e das Tecnologias de Informação (65). Na Superior de Artes funcionam dois cursos, casos de Artes da Imagem (30) e Design de Moda e Têxtil (30).
IDANHA-A-NOVA. A Escola Superior de Gestão de Idanha, a poucos quilómetros de Castelo Branco e pertencente ao Politécnico albicastrense, conta este ano com 120 vagas para o Curso de Contabilidade e Gestão.
TOMAR. Os cursos de Fotografia e de Artes Plásticas – pintura, com 20 vagas cada um, são as novidades do Instituto Politécnico de Tomar, que este ano abre portas a 755 novos alunos, na sua maioria para a Escola Superior de Tecnologia, na qual, além daqueles dois cursos, funcionarão ainda os de Conservação e Restauro (40), Engenharia Civil (60), Engenharia Electrotécnica (45), Engenharia Informática (40), Engenharia Química Industrial (80), Gestão do Território (40) e Tecnologia de Artes Gráficas (55). Já na Escola Superior de Gestão funcionam os cursos de Auditoria e Fiscalidade (30), Gestão de Empresas (80), Gestão de Comércio e Serviços (40), Gestão de Recursos Humanos (45), Gestão Turística e Cultural (40).
ABRANTES. Na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes entrarão esta ano 120 novos alunos, à razão de 40 em cada um dos cursos ali ministrados, designadamente Comunicação Social, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica.
PORTALEGRE. No Politécnico de Portalegre deverão ingressar este ano um total de 975 novos alunos, sendo a Escola Superior de Tecnologia e Gestão a que tem mais vagas abertas. Na referida escola irão funcionar os cursos de Assessoria e Administração (75), Contabilidade e Auditoria (70), Design de Comunicação (60), Engenharia Civil (60), Engenharia Electromecânica (55), Engenharia Industrial e da Qualidade (55), Gestão Estratégica (75) e Marketing (75).
Na Escola Superior de Educação irão funcionar oito cursos, com um total de 215 novas vagas para o primeiro ano. As vagas dividem-se da seguinte modo: Educação de Infância (25), Ensino Básico – 1º Ciclo (25), Animação Educativa (30), Jornalismo e Comunicação (30), Educação Visual (25), Matemática-Ciências (25), Português-Inglês (25) e Turismo e Termalismo (30).
Na Escola Superior de Enfermagem de Portalegre surgem 60 novas vagas, à razão de 30 para cada um dos dois semestres do próximo ano lectivo.
ELVAS. A Escola Superior Agrária de Elvas, que terá um novo edifício brevemente, está em expansão. Este ano, a escola pertencente ao Politécnico de Portalegre tem 30 vagas para o Curso de Engenharia Agrária e 15 vagas para o Curso de Produção e Utilização de Cavalos.
BEJA. 790 vagas é o número total de novos alunos esperados no Politécnico de Beja para o próximo ano lectivo, onde a novidade é a integração da Escola Superior de Enfermagem, a qual terá 70 vagas, à razão de 35 por cada um dos semestres do ano lectivo.
Já na Superior Agrária irão iniciar-se cursos nas engenharias Agro-Florestal (40), Agro-pecuária (75), Alimentar (40), do Ambiente (40) e dos Sistemas Agrícolas e Ambientais (60).
Na Escola Superior de Educação funcionam nove cursos, designadamente os de Educação de Infância (25), Ensino Básico – 1º Ciclo (25), Animados Sócio-Cultural (30), Professores de Educação Musical do Ensino Básico (25), além dos cursos de professores do 2º Ciclo, desde a Educação Visual (25), Educação Física (25), Matemática-Ciências (25), Português-Francês (25) e Português-Inglês (25).
Finalmente, na Superior de Tecnologia e Gestão funcionam dois cursos em regime nocturno, casos de Engenharia Informática (25) e Gestão de Empresas (40). No regime normal há mais cinco cursos, a saber, Engenharia Topográfica (25), Engenharia Civil (35), Engenharia Informática (35), Estratégia e Gestão Turísticas (30) e Gestão de Empresas
(45).

|