JOÃO MARTINS, DOCENTE EM
TOMAR E PORTALEGRE
Ouro nos Estados
Unidos
|
|
|
Dois alunos do cursos de Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar, Maria João Magalhães Machado e Marco André Lopes Coelho (na foto), acabam de conquistar um prémio Award Excellence - Gold, nos Estados Unidos, durante o concurso mundial de serigrafia. Uma galardão que de acordo com o docente João Martins, professor nos politécnicos de Tomar e Portalegre e um dos grandes impulsionadores da participação dos jovens no concurso, “é bastante cobiçado a nível mundial e pretende reconhecer a mais elevada excelência de impressão e imagem gráfica na categoria decalcs, water-slide/lacquer
ceramic”.
A participação dos jovens estudantes no concurso mundial foi feita através do Instituto Português de Tecnologia Serigráfica, Lda, e o trabalho apresentado resultou de uma decoração obtida a partir da estampagem de um decalque cerâmico a água. De acordo com João Martins “a ideia de levar trabalhos de jovens a participar em certames internacionais de serigrafia foi o resultado da implementação de um projecto, iniciado em 1998, que teve como objectivo assegurar a ligação da escola à industria”.
Depois do sucesso obtido na edição de 2000, João Martins recebeu já o convite para estar de novo presente nos Estados Unidos em 2001. “Neste momento ainda não sabemos se lá iremos ou não, mas deveremos participar no concurso internacional a realizar no próximo ano em Madrid. O importante deste tipo de iniciativas é lançar novos talentos na área da serigrafia”, explica aquele responsável.
PORTALEGRE. Em 1999, além dos alunos finalistas do Politécnico de Tomar, também estiveram presentes alunos do Politécnico de Portalegre. “A implementação deste Projecto foi faseado. Em 1999 o Instituto de Serigrafia desenvolveu o projecto IPTS Power, que envolveu as empresas Sodecal e Ideográfica, onde participaram alunos dos dois institutos politécnicos onde eu sou docente”. Na altura os trabalhos foram apresentados em Munique no decorrer de um certame internacional, patrocinado pela Federation Of European Screen Printers. Também aí os resultados foram muito animadores, no entender de João Martins. “Bruno Rego e Nuno Vasconcelos, do Instituto Politécnico de Tomar, alcançaram o mais alto galardão, Gold Award, enquanto que Filipe Ramalheira, do Politécnico de Portalegre, obteve o Bronze
Award”.
João Martins considera-se satisfeito pelos resultados obtidos e garante que os jovens que participaram nos concursos “foram escolhidos a dedo”, que é como quem diz só foram mesmo os melhores. Agora para 2001, João Martins anuncia o lançamento de um novo projecto, que pretende disponibilizar aos utilizadores da Internet diversos conteúdos no domínio da serigrafia. “Trata-se de um projecto que pretende proporcionar informação precisa a todos quantos estejam interessados em adquirir conhecimento no âmbito das Tecnologias de Impressão e dos mais recentes desenvolvimentos ao nível da serigrafia”, explica aquele responsável.
|