Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº35    Janeiro 2001

Desporto

MUNDIAL DE ANDEBOL UNIVERSITÁRIO

Portugal em segundo

A selecção portuguesa de andebol universitário superou todas as expectativas e classificou-se em segundo lugar no Mundial de Andebol Universitário, que se realizou na Covilhã e na Guarda na dobragem do milénio.

Na final perdeu por um golo e já na morte súbita, ante a Hungria, por 26-25, num jogo onde a selecção conseguiu recuperar de uma desvantagem ao intervalo. O jogo e o prolongamento chegaram ambos ao fim com o resultado empatado, pelo que só na morte súbita se decidiu a primeira posição, sorrindo a sorte aos húngaros.

Apesar da derrota, Portugal bateu o seu recorde, dado que até ao momento apenas tinha conseguido a nona posição, por duas vezes, como melhor resultado. Por outro lado, a organização também está de parabéns e já se pensa na possibilidade da região poder receber encontro do Mundial A de 2003, que se realiza no nosso país.

Os responsáveis de instituições como a Federação Internacional do desporto Universitário, a Fadu, a Federação Internacional de Andebol e a Federação Portuguesa de Andebol manifestaram o agrado pelo trabalho da organização, e elogiaram o facto de haver muito público, nomeadamente na final, pelo que a organização teve de colocar um écran gigante no pavilhão que se situava ao lado daquele onde se realizou a final.

João Canavilhas, que esteve na organização em representação da Universidade da Beira Interior disse ao Ensino Magazine que “estão reunidas as condições para que a região possa receber jogos do Mundial A. Provámos que somos capazes de organizar eventos deste tipo e contámos com mais de 200 voluntários ao nível da segurança, logística, estatística, ao nível técnico, entre outros. Agora, estas pessoas que trabalharam poderão ser aproveitadas. Além disso, existe vontade das autarquias em construir um pavilhão ou em aumentar os existentes”.

João Canavilhas falou mesmo com o responsável da Federação Internacional de Desporto Universitário, Michel Bonfils, o qual “disse que gostaria de ter muitas das pessoas que aqui trabalharam a colaborar no mundial que se realiza em frança este mês de Janeiro, o que atesta bem o valor das pessoas que colaboraram neste evento”. Um evento que foi integralmente transmitido via Internet. “Talvez tenha sido a primeira vez que isso sucedeu em Portugal”, refere João Canavilhas.

Ainda em relação à organização refere que “foi a possível e valeram os apoios da UBI e do IPG, do Instituto Nacional do Desporto, Região de Turismo da Serra da Estrela, as câmaras e empresas envolvidas, os voluntários e os estudantes da Universidade, que disponibilizaram as suas camas para que os atletas pudessem ficar nas residências”.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2001 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt