Mestrado em Viseu
O Instituto Politécnico de Viseu acaba de apresentar oficialmente o mestrado em ciências Sociais que vai decorrer na Superior de Educação, e que resulta de uma parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Neste momento deram entrada na ESE 67 candidaturas para as 30 vagas existentes. Na apresentação estiveram o coordenador científico do curso, Pedro Prista, e a comissão científica constituída por Pedro Dores, Magda de Avelar Pinheiro e Alberto Vara Branco. Já o presidente do Politécnico, João Pedro de Barros, enalteceu o papel da ESE ao nível dos mestrados e do panorama cultural e científico da região.
CURSO. O Instituto Politécnico de Portalegre realiza de 5 a 16 de Março uma acção de formação, subordinada ao tema “Introdução à Informática: Sistemas Opera-tivos e Redes Locais”. O curso tem como objectivos proporcionar uma visão geral sobre o funcionamento do computador e do sistema operativo Windows, e explorar as capacidades e funcionalidades acrescidas que advém da utilização dos computadores em rede. Serão responsáveis pela acção, Luís Pinheiro, professor da Escola Superior de Educação, e Nuno Serra, técnico de informática do Instituto Politécnico de Portalegre.
IPP. O Instituto Politécnico de Portalegre esteve presente no Fórum Estudante 2000, realizado no final do ano passado, no parque das Nações, em Lisboa. Durante a iniciativa, o IPP apresentou de forma clara e objectiva as escolas que o integram e os cursos que aí são ministrados, além das condições de ingresso e das saídas profissionais.
ENFERMAGEM. A Escola Superior de Enfermagem de Portalegre, no âmbito do seu 28º aniversário, debateu a sua inclusão no Instituto Politécnico de Portalegre. No colóquio, o presidente do IPP, Nuno Oliveira, falou sobre as expectativas criadas face à integração da Escola Superior de Enfermagem no Instituto Politécnico de Portalegre. Aquele responsável lembrou que essa integração “vai alargar o universo de alunos e recursos humanos do Instituto, prevendo-se que existam, ainda durante este ano, cerca de três mil alunos, 250 docentes e 150 funcionários”.
ESAE. No âmbito do projecto de cooperação científica com a Tunísia, aprovado e financiado pelo Instituto de Cooperação Científica Internacional, os docentes da Escola Superior Agrária de Elvas, Francisco Mondragão e Noémia Farinha, visitaram os centros de investigação do Institut National de la Recherche Agronomique Tunisine. Uma visita que serviu para analisarem os meios humanos e materiais disponíveis para a realização do projecto “resposta da fava e do grão de bico à rega de complemento”. Depois da visita, no início deste ano, terão sido semeados em Elvas e em Oued Meliz, os ensaios de campo que constituem a parte experimental do Projecto. Caso venha a ser renovado o financiamento, esta cooperação estender-se-á até 2002.
VISEU. Política de Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Viseu foi o tema do mais recente briefing com a Comunicação Social realizado pelo Politécnico daquela cidade. No encontro foram discutidas as necessidades da instituição, sendo que uma das mais prementes passa precisamente pela Escola de Saúde. Nesse sentido, o Politécnico lançou também este mês o livro de recandidatura à referida escola e cuja primeira versão chegou ao Ministério em Abril de 1999. Na obra refere-se que são aspirações do IPV o atenuar as assimetrias regionais, nomeadamente no que diz respeito a técnicos de saúde.
ANGLÍSTICOS. O Politécnico de Viseu vai publicar, até ao próximo dia 28, a lista dos candidatos seleccionados para ocuparem as 18 vagas disponíveis no curso de mestrado em Estudos Anglísticos, que se inicia em Março na Superior de Educação e resulta de uma parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A coordenação estará a cargo de Luísa Flora, da Faculdade de Letras, e de Maria José Sá Correia, da ESE de Viseu. Este curso tem como objectivos proporcionar o aprofundamento da preparação para a docência numa perspectiva interdisciplinar e de desenvolvimento profissional, qualificando quadros de nível superior para o desempenho de actividades que pressupõem o conhecimento avançado de língua inglesa.
AEROMODELISMO. A Taça de Portugal de Aeromodelismo, que se disputa a 13 de Maio, vai decorrer na Covilhã, nas instalações do Aeródromo, na Boidobra. A iniciativa é promovida pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo e tem o apoio do pelouro do desporto da Câmara da Covilhã.
EXPOSIÇÃO. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior está a organizar uma exposição de banda desenhada, com trabalhos de Miguel Rocha, vencedor dos festivais internacionais da Amadora e de Sobreda, no ano de 2000. A mostra decorre na sala de exposições até 2 de Maio e pode ser visitada entre as 14 horas e as duas da manhã.
BORRACHA. O Grupo de Teatro Universitário da Beira Interior, TeatrUBI acaba de estrear uma peça intitulada “A Borracha”, uma peça de um só acto, da autoria de António Torrado e cujo enredo gira à volta da personificação de um dia num café típico português. Nesse sentido, a acção desenrola-se entre bebidas entornadas, mal entendidos, cafés e correrias, culminando com a atitude do dono, que decide encerrar o café expulsando os clientes e até o empregado. António Abernú é o encenador.
MONSTRO. “O Pequeno Monstro”, de Jamine Dubé, é o mais recente trabalho da Associação de Teatro e Outras Artes, e que estreou no passado dia 16 de Fevereiro, às 22 horas, na Biblioteca Municipal. Trata-se de uma peça infantil, que estará em cena para as crianças do Concelho da Covilhã, em datas a fixar pela Câmara Municipal. Esta peça aborda uma realidade beirã através de uma família cuja trabalho fabril por turnos impede uma maior proximidade entre pais e filhos. A encenação está a cargo de Marco Ferreira.
LICENCIATURA. A licenciatura em Engenharia Informática já foi proposta e apresentada ao público no passado dia 21. Divulgar, esclarecer e promover o novo curso são os objectivos do Departamento e do Núcleo de Informática. Esta nova licenciatura insere-se num objectivo maior, que contempla a criação de vários cursos na área da Informática, não exclusivamente Engenharias. Objectivo confirmado pelo vice-reitor Luís Carrilho, que anuncia Engenharia Informática já para o próximo ano lectivo.
PROSPECTIVA. Avaliação Prospectiva é o tema das IV Jornadas de Avaliação que a Universidade da Beira Interior vai realizar no próximo dia 22 de Fevereiro. As Jornadas vão decorrer durante todo o dia no anfiteatro I do Pólo I onde se reunirão, além do Reitor Manuel dos Santos Silva e do vice-reitor Luís Carrilho, o presidente do Conselho de Avaliação da Federação das Universidades Portuguesas (FUP), Simões Lopes, e o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Francisco Sousa Soares, entre outros. Em discussão estarão quatro licenciaturas: Matemática Ensino, Engenharia Electromecânica, Engenharia Têxtil e Gestão. As Jornadas abrem às 9h30 e encerram pelas 17h30.
MADRID. O Coro Misto da Covilhã, acompanhado pela Orquestra de Cordas da EPABI, actuam em Madrid nos dias 3 e 4 de Março. Duas missas, a primeira no Mosteiro do Escorial e a segunda na Catedral do Vale dos Caídos, são os motivos da deslocação.Segundo declarações do maestro Luís Cipriano, também director da Associação Cultural da Beira Interior, entidade promotora do Coro, as actuações estavam agendadas para 1999, mas tiveram de ser adiadas devido à digressão palestiniana. Agora é de vez, os músicos partem no dia 2 para participarem em dois “dos mais importantes acontecimentos religiosos espanhóis”.
|