MESTRADO. A Universidade da Beira Interior vai avançar com um mestrado em Imunologia Clínica já no próximo ano lectivo. Uma decisão que se justifica, pois, na opinião do Reitor, Santos Silva, além dos oito profissionais de saúde que já apresentaram candidatura a doutoramento na UBI, há “muitos interessados em progredir os estudos para, eventualmente, virem a integrar o corpo docente”. O Senado criou o curso e já enviou a proposta para o Ministério da Educação, o qual “não impôs qualquer objecção”. Perante este cenário, Santos Silva contesta qualquer denúncia de atraso ou inviabilidade do arranque da licenciatura de Medicina no ano lectivo 2001/2002. O actual número de contratados e o interesse demonstrado pelos clínicos dos hospitais da região em colaborar na nova Faculdade são as razões que levam o reitor a afirmar: que “a Universidade está pronta a arrancar”.
LIVRO. Donizete Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Sociologia da UBI, acaba de publicar a obra “Os Filhos de Adão e Eva” pela Edições Asa. Trata-se de uma abordagem paleoantropológica cultural sobre a origem e evolução biológica e cultural do Homem. “Os filhos mestiços da Eva africana e do Adão asiático”, refere o autor, são o principal tema deste livro e “um dos mais complexos e polémicos temas, mas também dos mais fascinantes da Antropologia”. Especialista em Antropologia, Sociologia da Religião, minorias étnicas e literatura popular de tradição oral, esta é já a quinta publicação do sociólogo. Neste momento, Donizete Rodrigues tem no prelo “O Terreiro das Bruxas: o religioso no maravilhoso popular”, pela Plátano Editora.
EXPOSIÇÃO. A Sala de Exposições da sede da Associação Académica da Universidade da Beira interior tem patente ao público, até 6 de Maio, uma exposição de fotografia da fotojornalista Carla Paiva, a qual pode ser visitada entre as 14 e as duas da manhã, com entrada livre. Carla Paiva nasceu em Moçambique nos anos 60 e desde cedo revelou uma sensibilidade especial para as artes. Estudou pintura e escultura e complementou a sua expressividade plástica com as várias vertentes da fotografia. Depois destas experiências, iniciou, em Portugal, a sua carreira profissional em fotojornalismo no início dos anos
90.
PINTURA. O Grupo Evasão, de Castelo Branco, vai inaugurar o seu atelier de artes, no próximo dia 27 de Abril, a partir das 18 horas. Situado na loja 26-C do lote 22 da Quinta Dr. Beirão, o atelier dos artistas Joaquim Leite, Rui Batista, Paulo Vale, Carlos Mendes e Agnelo Quelhas, vai contar com a presença do quarteto de cordas da Esart, estando também patente uma exposição colectiva de pintura.
DOUTORAMENTO. António Camilo Teles Nascimento Cunha, professor Adjunto do Departamento de Educação Física e Artística da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, acaba de concluir o seu doutoramento na Universidade do Minho. Aquele docente apresentou e defendeu um trabalho intitulado “Unidade e Diversidade na Formação dos Professores de Educação Física”, o qual constitui um contributo organizacional e funcional sobre a formação inicial e contínua dos professores de Educação Física. A investigação de António Camilo Cunha apresentada no final de Março em Braga está organizada em dois volumes, num total de mil e 400 páginas, e será objecto de publicação posterior.
GEOCIÊNCIA. A Associação Portuguesa de Geólogos realizou, nos passados dias 19, 20 e 21 de Abril, um curso de actualização para professores de geociências. Uma iniciativa que se realizou na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. Com cerca de 140 participantes, o curso dividiu-se em três partes distintas. No primeiro dia realizaram-se diversas conferências sobre geologia, onde intervieram Belarmino da Silveira, presidente da Empresa Nacional de Urânio, Isabel Horta Antunes, docente da Superior Agrária de Castelo Branco, Filomena Amador, da Universidade Aberta, Ana Antão, do Politécnico da Guarda, João Romão, do Instituto Geológico Mineiro, e António Pires Nunes, especialista em História Militar. O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo, à zona de Vila Velha de Ródão e à região de Penha Garcia. No último dia, em Idanha-a-Nova, foram apresentadas mais quatro conferências. A iniciativa teve os apoios do Instituto Geológico e Mineiro, Câmaras de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, Politécnico de Castelo Branco, Termas de Monfortinho e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
COLECÇÃO. O Instituto Politécnico da Guarda acaba de lançar mais um livro que integrará a colectânea, «Colecção Politécnico da Guarda». A obra agora publicada apresenta os trabalhos divulgados na conferência Bento de Jesus Caraça e a Matemática, realizada no ano passado em Seia. “Além de consideramos os trabalhos de excelente qualidade, pensámos ser esta também uma forma de homenagear uma figura ímpar da cultura portuguesa, numa altura em que se está a comemorar o seu centésimo aniversário”, explica Jorge Mendes, presidente do Politécnico da Guarda. De acordo com aquele responsável, “com a colecção Instituto Politécnico da Guarda pretende-se divulgar trabalhos com interesse pedagógico, científico e cultural, destinados quer à comunidade académica, quer ao público em geral. Ao mesmo tempo pretende-se desencadear novos incentivos e vias para a actividade editorial deste estabelecimento de ensino superior”. A apresentação da última obra foi apresentada na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia.
JORNADAS. Os técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital Sousa Martins, da Guarda, realizam, nos próximos dias 25 e 26 de Maio, as II Jornadas das Tecnologias da Saúde. A iniciativa realiza-se no auditório do Instituto Politécnico da Guarda e pretende discutir os diferentes temas de ordem técnico-científica das especialidades das tecnologias da saúde.

|