Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano IV    Nº38    Abril 2001

Associações

SEMANAS ACADÉMICAS

Música, copos e boa disposição

E pronto aí estão de novo as gloriosas semanas académicas. Dizemos gloriosas, porque na verdade o são. Desde Portalegre até Viseu, passando por Tomar, Castelo Branco, Covilhã e Guarda, o mês de Maio é rico em festas, que por sua vez são ricas em boa música, copos e uma mão cheia de boa disposição. Regra geral é também nas noites académicas que as noites são melhores que os dias. E para que saiba onde pode beber um copo e assistir a um bom concerto com espírito académico aqui fica o roteiro, por ordem do início dos festejos.

VISEU. A Semana Académica de Viseu é a primeira a ter início. A festa académica começa no dia 25 com o tribunal de praxe. A 26 de Abril, será feita uma serenata monumental e um sarau académico. Iniciativas que se realizam no espaço da Feira de S. Mateus. Um dia depois, já com o apetite aberto para uma semana em grande, os estudantes do superior de Viseu vão assistir aos concertos dos Nora Luca e The Gift. Mas à tarde poderão dar um salto ao teatro, para assistirem à peça Comédia Off. Os D’Arrasar actuarão um dia depois, num espectáculo que antecederá aquilo a que os estudantes da Beira Alta chama de “Happy Planet on Tour”, ou seja, uma festa à maneira com a presença de Dj’s conhecidos. Ainda em Abril, mas no dia 29, pelas 11 horas, está prevista a benção das pastas, no adro da Sé. À noite sobem ao placo as tunas académicas.

Para 30 de Abril, está prevista a actuação do grupo Santa Maria e a realização de um ciclo de cinema, no IPJ. Já no 1º de Maio sobem ao palco os conjuntos Soma e Segue e o Quarteto Zézé Fernandes. Para o dia 2 de Maio a organização escolheu o Grupo Água na Boca, enquanto que 24 horas mais tarde o espectáculo ficará a cargo dos Big Me e dos Clã. O penúltimo dia dos festejos será encerrado com um Baile de Gala. Para o dia 5 de Maio está previsto um espectáculo Yorn Sound Sistem. Paralelamente aos espectáculos, realiza-se a Semana Mangualde, de 24 a 26 de Abril, e a Taça das Agrárias, de 23 a 27 de Abril. 

TOMAR. Os Xutos & Pontapés é uma das bandas que vai actuar na semana académica de Tomar. Uma Semana que decorre, entre os dias 29 de Abril e 5 de Maio. Para a inauguração do certame, realiza-se, na noite de 29, uma serenata, na Praça da República. Para segunda-feira está agendado o concerto dos Xutos & Pontapés e dos Blue, nos Pavilhões da FAI. Para terça-feira, a associação de estudantes do Politécnico de Tomar contratou os Blind Zero e os Blunder, num espectáculo a não perder. Mas há mais, e para quem gosta de música a atirar para o pimba, sempre pode assistir ao concerto de Mónica Sintra e do Trio de los Quatro. A verdadeira noite académica realiza-se no dia 3 de Maio, com o IV Festival de Tunas de Tomar. O Baile de Gala está previsto para as 21 horas de 4 de Maio, no Politécnico de Tomar. Finalmente, a semana académica terminará com a Benção das Pastas, na Praça da República.

COVILHÃ. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior voltou a apostar um concertos de qualidade. A semana começa a 1 de Maio e prolonga-se até ao dia 12 do mesmo mês. Para o dia inaugural está agendada uma serenata no largo do calvário, a partir das 24 horas. Zé Cabra e as suas lágrimas também fazem parte do programa. O verdadeiro artista actuará no dia 2, após o III Festival de Tunas Femininas da UBI. No final do espectáculo haverá ainda direito a discoteca para abanar o capacete.
O grupo português Xutos & Pontapés actuará na noite de 3 de Maio. Uma noite onde actuarão também os Overvide. No final haverá mais uma noite de discoteca. Para 4 Maio, sexta-feira, está agendada uma noite com muita música. Actuarão os grupos A Jigsaw, Zen e Blind Zero. E para não fugir à regra, a noite termina com mais uma ida à discoteca. Os Purple Angel, Cebola Mol e o cantor português, Jorge Palma fazem o programa de sábado. Uma semana depois, a 11 de Maio, realiza-se um Baile de Gala, e um dia depois serão benzidas as pastas. Depois, bem depois há que estudar para as frequências. De referir que paralelamente aos concertos vão realizar-se várias actividades, como os jogos de matraquilhos humanos, de casino, parede e escalada, com sorteio de prémios. Haverá também o concurso do Grito Académico.

PORTALEGRE. No Alentejo a Semana Académica também promete. Pelo menos assim o diz o programa agendado para Portalegre. Naquela cidade as festas realizam-se de 7 a 12 de Maio. E além dos espectáculos musicais, a organização, a cargo das associações de estudantes da Superior de Tecnologia e Gestão, de Educação e de Enfermagem, agendaram actividades recreativas e desportivas. A 7 de Maio está prevista a realização de um torneio de matraquilhos humanos e um pedypaper. Às 21 horas inicia-se um concerto de Jazz e às 24 horas será feito o enterro do caloiro e uma noite de serenatas. Como manda a praxe depois haverá música ao vivo no PBX. No dia 8 de Maio, realiza-se uma rali às tascas, de preparação para uma noite pimba. A partir das 22 horas actuarão os Cebola Mol e Quim Barreiros. Depois Nuno Caho, fará de DJ na Discoteca Amaluka.

Um jogo de Street Basket e outro de futebol de 11 iniciam as actividades do dia 9 de Maio. É uma espécie de queimar calorias que vão ser recuperadas à noite, no arraial da cerveja, onde actuarão diversas tunas académicas. Depois haverá ainda a festa do Preto e Branco, no PBX. Para 10 de Maio, a organização da Semana preparou uma Garraiada e um concerto com os grupos Blasted Mechanism e Zen. E a partir da uma da madrugada, o Dj Frank Maurem animará a discoteca académica. A sexta-feira, 11, começa bem cedo (para quem se conseguir levantar), com um torneio de paint ball, agendado para 10 da manhã, e um torneio de karting, previsto para as 15 horas. à noite haverá um Baile de Gala, na biblioteca municipal. O último dia da semana, é composto pela queima das fitas, benção das pastas, e um espectáculo com bandas de garagem. Já perto da uma hora da madrugada subirá ao palco os artistas Melão e Cláudia.

GUARDA. O grupo português, Despe & Siga, vai abrir a Semana Académica da cidade da Guarda. Uma semana que começa no dia 10 de Maio, com a actuação daquele agrupamento nacional, e que se prolongará até ao dia 16 do mesmo mês. Para sexta-feira, 11, a nova associação de Estudantes do Politécnico da Guarda, tem agendados dois espectáculos, com os grupos Quinta do Bill e Zen. Uma noite que certamente irá fazer esquecer o frio que normalmente afecta a cidade mais alta de Portugal.

No dia 12, sábado, actuarão os King África e haverá um Tributo aos Xutos. Para domingo, está prevista a actuação de Os Anjos, e do grupo Índice. A festa académica continua na terça-feira, 15, com a actuação de Luís Portugal e dos Hands on Aprouch. Finalmente, no dia 16, Quim Barreiros encerrará uma semana que se prevê em grande, como manda a tradição naquela cidade serrana.

CASTELO BRANCO. A Federação Académica de Castelo Branco, Facab também já tem preparada a sua semana académica e os espectáculos prometem. A festa realiza-se de 17 a 24 de Maio e há música para todos os gostos. Para o primeiro dia está prevista uma serenata, com início às 24 horas, em frente à Câmara Municipal. Depois, os estudantes rumarão ao Parque da Cidade para ouvirem Jorge Palma. Um artista que no concerto de Natal da Facab encheu por completo o Cine Teatro Avenida. Para o dia 18, a Federação escolheu o grupo português Ena Pá 2000, enquanto que no sábado actuarão os Quinta do Bill.

No sábado, todos os caminhos vão dar a Idanha-a-Nova. À tarde realiza-se a tradicional Garraiada e à noite actuarão o Hands on Proush. E para aqueles que gostam de beber as suas cervejinhas, podem tirar a barriga de misérias no arraial da cerveja, previsto para o dia 21. À noite sobe ao palco o Quarteto Zé-Zé Fernandes. Tal como acontece na semana académica da Covilhã, Zé Cabra também actuará em Castelo Branco. O concerto está programado para a noite de 22 de Maio. Um dia depois será feito o enterro do caloiro e realiza-se uma noite de tunas. A Semana Académica encerra com um espectáculo dos Xutos & Pontapés.

ELVAS. Em Elvas a Semana Académica só se realizará no final do mês de Maio, entre o dia 30 e o dia 2 de Junho. À hora de fecho da nossa edição, a Associação de Estudantes ainda não tinha o programa definitivo, sabendo-se apenas que no último dia dos festejos será feita a queima das fitas e a benção das pastas. Entretanto, e de acordo com o presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, Marco Henriques, recentemente foi feita a entrega dos Oscares da ESAE, a professores, funcionários e alunos. Uma festa de cariz satírico, que contou com muitos participantes, além dos nomeados.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt