Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº31    Setembro 2000

 

Universidade

GARANTIA DE SANTOS SILVA

Medicina abre em 2001

A Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior vai mesmo entrar em funcionamento no ano lectivo de 2001/2002. Apesar de algumas dúvidas levantadas por alguns órgãos de comunicação social, o Reitor da instituição, Santos Silva, garantiu ao Ensino Magazine que o processo é irreversível, não havendo quaisquer razões que o possam pôr em causa.

Em causa esteve a divulgação de um relatório do Comissão Científica de Apoio ao Grupo de Missão para o Ensino da Saúde em Portugal, onde eram apontadas algumas deficiências. Mas Santos Silva é peremptório. “O documento agora divulgado é um relatório produzido em Fevereiro e que a UBI teve conhecimento em Abril, pelo que não percebo como é que chegou aos jornais nesta altura”.

Com estas declarações, aquele responsável pretende pôr um ponto final na polémica. E explica porquê. No relatório era referido que a abertura da Faculdade poderia passar para o ano lectivo seguinte. Afirmava-se ainda: “Perdeu-se a oportunidade de ser radical. Criar uma escola médica moderna na Covilhã será muito difícil na actual situação”. Problemas atribuídos à ausência de director para a referida faculdade e à presença de características tradicionais.

Mas Santos Silva tem uma resposta. “No caso concreto da inovação, o próprio relatório diz que se trata de um desafio, uma vez que em Portugal, excepção feita ao Abel Salazar, ninguém está a fazer um ensino integrado, por módulos, baseado na resolução de problemas. Nós queremos implantar um projecto semelhante ao que se está a fazer nas faculdades mais modernas da Europa”.

Modelos seguidos em faculdades como Maastricht e Bristol, entre outros, caso da 27ª faculdade de medicina a abrir em Espanha, nomeadamente em Albacete. Instituição com a qual a UBI celebrou um protocolo de colaboração. “Ali desenvolve-se um ensino inovador como nós queremos fazer, pois sabemos que no Interior teremos muitos problemas para vingar”.

DOUTORES. O protocolo com a Faculdade de Albacete, em Castilla-la-Mancha já está a dar frutos. Entre 7 e 12 de Agosto decorreu uma acção de formação na UBI realizada por duas professoras doutoras do estabelecimento de ensino espanhol. Acção que teve como tema “Novas abordagens em educação médica - a aprendizagem da medicina no 3º milénio”.

Santos Silva vê nesta colaboração um sinal “de colaboração profícua, rumo a um ensino inovador. O curso foi frequentado por 16 elementos, o que quer dizer que, há médicos do sistema local, os quais, ainda sem serem docentes da nova faculdade, fazem parte do núcleo que nos permita abrir a faculdade com segurança em 2001”.
Opinião contrária à referida no relatório, onde era dito que faltavam professores assistentes para orientar e dar aulas e até de doutores. Uma questão que o Reitor diz não entender. “Estes relatórios são feitos por peritos internacionais e muitos deles nunca abriram uma escola. Nós estamos a dar cumprimento a todo o plano inicial de candidatura. Quando vieram fazer a visita, de facto, tínhamos dois doutorados. Mas já temos oito e em Outubro vamos contratar mais quatro”.

As justificações de santos Silva não ficam porém só por aqui, pelo que pergunta: “Qual é a faculdade que vai abrir e que um ano antes já conta em exclusividade com 12 doutores? Além disso, temos a colaboração dos membros da Comissão de Instalação, cuja capacidade científica e pedagógica não pode ser posta em causa. Temos ainda a Comissão de Currículo, com 10 professores, que faz o plano de estudos”.

Quanto à ligação entre os professores da faculdade e os assistentes que trabalham nos centros de saúde, para a qual o relatório pedia coordenação, Santos Silva refere que “já há vários médicos do sistema local que estão a colaborar connosco para se integrarem na metodologia que iremos seguir”.

DIRECTOR. Já a necessária nomeação de um director referida no relatório vai acontecer, mas apenas em Novembro. “Os departamentos e não só o director é que são responsáveis pelo ensino e investigação. Em Novembro haverá eleições para presidentes de departamento, para o científico e para o pedagógico”.

Eleições em que se integrará o Departamento de Ciências Médicas. “O director do departamento de Ciências Médicas também será eleito pelos os seus pares, entre os quais já estão neste momento 12 doutorados”.

Quanto a estruturas deixa no ar outras questões: “Nós, durante este tempo, já constituímos um gabinete de educação médica. Quais são as faculdades que o têm?” Qual é a Faculdade de Medicina que teve o hospital programado para o ensino com a antecedência que nós tivemos? Os próprios elementos da comissão que fez o relatório ficaram admirados com as condições do Hospital da Cova da Beira”.

O máximo responsável da UBI explica ainda que o contrato de desenvolvimento assinado com o Governo a 13 de Junho teve como base este relatório. “Se não tivéssemos as condições para arrancar, o contrato não seria assinado. Então é porque o fundamental estava feito e não se compreende como é que agora o relatório é divulgado”.

 

COM O NOVO ANO À PORTA

AAUBI faz uma revolução

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior já tem em funcionamento o Secretariado de Apoio Pedagógico ao Estudante, que tem como fim resolver eventuais problemas que surjam ao nível de qualquer disciplina e que possam resultar do novo calendário escolar, que estabelece um prazo de 12 dias entre as frequências e os exames da época de recurso.

Preocupados com o facto de não terem saído ainda algumas notas de exames realizados em Julho, os responsáveis da Associação entendem que as notas terão de ser lançadas, no máximo, seis dias depois da realização das frequências, para que os alunos que reprovarem possam ter seis dias para preparar o exame.

Com esta medida de apoio pedagógico, que terá alunos encarregues de a implementar, quer no pólo I quer no Ernesto Cruz, a Associação quer evitar situações como a já anunciada numa cadeira em que os alunos “que tiverem menos de 12 chumbam. Sabemos de um caso destes, pelo que vamos reunir com o pedagógico de emergência, pois apesar de serem casos isolados, prejudicam a Academia”.

E para evitarem eventuais situações semelhantes os alunos pretendem que seja criado um quadro de referências. “Pretendíamos que a nota mínima nunca fosse superior a cinco. Mas o Conselho Científico não aprovou a nossa pretensão”.

Certamente um assunto que será debatido durante a semana nacional pela qualidade de ensino, iniciativa a realizar pelas diferentes academias do País, talvez em Outubro, e que deverá ser definida no Encontro Nacional de Direcções Associativas, a realizar em Faro a 29 de Setembro. De qualquer modo esta ideia da Associação Académica da Universidade da Beira Interior deverá ser bem recebida.

ACTIVIDADES. Extra o apoio pedagógico aos alunos, a Associação Académica pretende dinamizar mais a sua sede e preparou um conjunto de actividades que vão envolver toda a cidade da Covilhã. Durante o mês de Outubro, caso não haja alteração, serão realizadas várias acções de formação em Internet, desde a aprendizagem de realização de páginas web até ao simples navegar. Um projecto a desenvolver em conjunto com a empresa Clix.

Com papelaria e sede renovadas, a AAUBI quer abrir ainda mais a toda a cidade espaços como a sala de exposições, a sala de estudo - já frequentada por muitos alunos do Secundário - a biblioteca, sala de informática e o próprio bar, que neste momento, segundo o presidente da AAUBI, Jorge Jacinto “já faz parte integrante do roteiro da noite da Covilhã”.

Ainda em Outubro avança a rede de finalistas on-line. “Temos sido muito solicitados para disponibilizar dados sobre os finalistas da UBI, nomeadamente por empresas. Por isso estamos a pensar criar uma base de dados, que entrará em funcionamento, em princípio, em meados de Outubro”.

Ao mesmo tempo, a AAUBI preparou, pelo segundo ano consecutivo, e agora de uma forma mais elaborada, um guia que facilita o ingresso dos diplomados no mundo do trabalho. “Entre muitas outras áreas, o guia dá pistas sobre como se elabora um currículo, como se faz uma carta de apresentação, como se actua em entrevistas para emprego”, refere Jorge Jacinto.

Na mesma área, irá decorrer a II Feira de Estágios, organizada pela Secção de Saídas Profissionais e que pretende fomentar um maior diálogo e proximidade entre os alunos da UBI e as empresas que normalmente facultam estágios aos diplomados.

ART´UBI. No campo cultural, a AAUBI está a preparar um Art´UBI em grande. O festival de artes decorre de 1 a 30 de Outubro e a inauguração decorre na sede da Associação, às 18 horas do dia 1, com a actuação da Orquestra da Escola Profissional de Artes da Beira Interior. Do programa constam ainda exposições, curtas metragens, gaiteiros que se realizam ao longo de todos os dias da semana, excepção feita aos domingos. O encerramento irá ser assinalado com a presença dos conceituados Maria João e Mário Laginha.

No desporto, este ano, talvez em Fevereiro, dependendo das condições climatéricas, irá decorrer na Serra de Estrela a Taça Nacional Universitária do Desporto de Inverno. E para quem preferir o campo à Serra, ou para quem gostar de ambos, a Associação irá organizar um passeio ao Concelho de Proença que contará com diversas actividades, nomeadamente em praias fluviais. Outra actividade será a ginástica de manutenção que este ano será implementada na UBI, para já ao nível da aeróbica.

Na música, a Associação irá organizar o Festival de Música Moderna, ao que tudo indica, no mês de Abril. A iniciativa destina-se a bandas de música alternativa, às chamadas “bandas de garagem” e no final poderá vir a ser editado um CD em conjunto com a multinacional Coca-Cola.

COMBOIO. A Associação Académica está ainda empenhada em debater questões comuns com as associações de Castelo Branco, Guarda e Portalegre. Um dos assuntos mais imediatos e que já foram alvo de conversas telefónicas entre os dirigentes associativos é a questão do comboio académico.

“O comboio académico está morto. Certamente iremos falar desta questão durante o Enda de Faro e uma semana depois reuniremos na Covilhã, naquela que será a primeira reunião e onde abordaremos também possíveis parcerias em termos desportivos e culturais”.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt