CONSERVATÓRIO
Música dos mais novos

Maria tem três anos. Pela segunda vez participa na aula de música do Conservatório Regional de Castelo Branco, destinada a crianças entre três e cinco anos. tal como a Maria, mais nove colegas tentam aprender o b-a-bá da música, com as professoras Ana Leão e Ana Isabel Carreiro. E se para a maioria dos futuros músicos da Região ir para a aula do Conservatório não custa nada, outros, devido à terna idade, chamam pela mãe. Mas só por um bocadinho, que depois do início dos exercícios, todos batem palmas e cantam.
Para Cristina Lima, directora do Conservatório, esta nova classe “constitui mais um desafio para a escola e vai de encontro às pretensões de alguns encarregados de educação”. Aquela responsável revela mesmo que “para este ano houve limite de inscrições, que foi totalmente preenchido. Mas se houvesse mais procura, faríamos outra turma”. Para dar corpo a este projecto de iniciação à música, o Conservatório de Castelo Branco deu a conhecer a ideia aos diversos infantários da cidade. “Acima de tudo, estas crianças vão ter aulas de movimento e vão conhecer alguns ateliers com instrumentos”.
Outra das novidades do projecto dizem respeito à participação das crianças nos concertos da escola, em conjunto com outros alunos mais velhos. “O concerto de Natal é uma forte hipótese, para que isso suceda”, esclarece Cristina Lima. Deste modo, o Conservatório de Castelo Branco continua a apostado em levar a música aos mais novos. Além desta iniciativa, está a desenvolver o programa Crescer com a Música, que envolve perto de duas mil crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Castelo Branco e
Alcains, que todos os anos junta nos concertos finais cerca de cinco mil espectadores.
VIOLÊNCIA. A Associação Nacional de Professores realiza, no próximo dia 13 de Outubro, um colóquio subordinado ao tema Violência e Disciplina Positiva. A iniciativa tem como prelector o professor catedrático Juan Castro Posada, e realiza-se no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, entre as 9 e as 13 horas. Os professores que participarem na iniciativa terão dispensa de serviço, ao abrigo do despacho normativo 185/92. As inscrições estão abertas na sede da ANP, em Castelo Branco.
HOMENAGEM. Como é tradição, a secção de Castelo Branco da Associação Nacional de Professores vai homenagear os professores e educadores de infância aposentados. A festa realiza-se no dia 7 de Outubro, no Hotel Rainha D. Amélia e engloba uma noite de fados. As inscrições estão abertas e custam três mil escudos por pessoa. A avaliar pelos anos anteriores, a festa promete. A data escolhida para a homenagem tem um simbolismo próprio, já que coincide com o início do ano escolar há alguns anos atrás.
FOCO. A secção de Castelo Branco da Associação Nacional de Professores realiza de 2 de Outubro a 29 de Novembro uma acção de formação contínua, no âmbito do Programa Foco, na área de informática. Esta acção é financiada e acreditada para efeitos de progressão na carreira de Educadores e
Professores.
|