SELECÇÃO. A Selecção Portuguesa da Futsal defronta, nos próximos dias 5 e 6 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Nisa, a selecção francesa, em dois jogos de preparação. Aqueles encontros inserem-se no plano de preparação da equipa das quinas, com vista ao Mundial de Futsal, que se realiza, de 18 de Novembro a 3 de Dezembro, na Guatemala. Nessa prova Portugal irá defrontar, além da selecção anfitriã, as equipas nacionais do Brasil (actual campeão do Mundo), e do Cazaquistão. A vinda da selecção nacional a Nisa deve-se à colaboração prestada pelas Associação de Futebol de Portalegre, Federação Portuguesa de Futebol e Câmara de
Nisa.
CURSOS. A Câmara de Nisa realizou, entre 22 e 23 de Setembro, um curso de técnicas directivas para ser mais eficaz. A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal e foi orientada por Francisco Ramos Campos, docente da Universidade de Salamanca. De acordo com a organização, o curso teve por objectivos analisar os hábitos de treino e eficácia; estabelecer prioridades em função da sua importância e urgência, e melhorar o uso do tempo.
BIBLIOTECA. A Biblioteca Municipal da Covilhã deverá ser inaugurada a 20 de Outubro, dia em que se comemora o Dia da Cidade da Covilhã. Mas a inauguração da Biblioteca Municipal, orçada em cerca de 500 mil contos, é apenas um dos eventos planeados para assinalar a data. A autarquia quer celebrar protocolos de geminação com as cidades de Oeiras e a cidade francesa de Roubet. Serão ainda entregues condecorações a personalidades que se têm distinguido no apoio à actividade municipal, bem como a algumas instituições, caso da Filarmónica covilhanense e do Lar de S. José, que completa agora 125 anos.
IPJ. O Instituto Português da Juventude irá realizar um novo programa de ocupação de jovens. Na linha do Programa Férias em Movimento deste Verão, o IPJ lança agora um programa para ocupação da Pausa Pedagógica ou intervalo lectivo. Oferecer às famílias um acompanhamento dos filhos, incutir nos jovens a ideia que a escola pode ser um espaço lúdico e abrangente de outras experiências e actividades, são alguns dos objectivos desta iniciativa. São contemplados os jovens dos 10 aos 18 anos no período de 29 de Outubro a 4 de Novembro de
2000.
NOMEADO. O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Valter Lemos acaba de ser nomeado pelo ministro da Educação, para membro do Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional. Um organismo que tem por objectivo acompanhar e apoiar a concepção e desenvolvimento de projectos daquele instituto. Valter Lemos é, desde 1996, membro do Conselho Científico de Formação Contínua e Especializada de Professores, e no início dos anos 90, a convite do então ministro Roberto Carneiro, fez parte da equipa que lançou o novo modelo de avaliação do ensino básico.
COMEMORAÇÃO. O Instituto Politécnico de Castelo Branco comemora, no próximo dia 27 de Outubro, mais um aniversário. Uma data que poderia ser assinalada com a presença de Guilherme D’Oliveira Martins, mas devido às alterações efectuadas no Governo, não será possível. O Politécnico espera agora poder contar com a presença do novo ministro Santos Silva.
PROJECTO. O Concurso Internacional de Ideias para a construção do Campus Politécnico de Castelo Branco, do Instituto, está a ser um sucesso. Até ao fecho da nossa edição tinham levantado os cadernos de encargos 15 gabinetes de arquitectura. O campus da Talagueira, como foi baptizado vai integrar Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Tecnologia e um bloco de infra-estruturas comuns. O concurso tem por objectivo seleccionar o melhor projecto para aquelas estruturas e é aberto a equipas de projectistas e a gabinetes ou sociedades de estudos e projectos, habilitados a exercer a actividade de arquitectura em Portugal, ou em Estados Membros da União Europeia.
COMPLEMENTOS. Os cursos de complementos de formação ministrados pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco tiveram este ano uma oferta muito superior à procura. Com excepção do complemento em Educação Musical, em que o número de candidatos foi sensivelmente o número de vagas, os candidatos triplicaram em relação às vagas, que eram de 25 para Educação de Infância e 25 para o Professores do 1º Ciclo. Este ano verificou-se ainda que ao nível da formação inicial se registaram mais de 600 candidaturas para as cerca de 50 vagas disponíveis nos cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º
Ciclo.
|