HOMENAGEM. O Rotary Clube da Covilhã decidiu homenagear a Universidade da Beira Interior numa cerimónia marcada para o dia 25, num jantar a realizar, a partir das 20h30, no Hotel Turismo da Covilhã. Na cerimónia estará presente o reitor da Universidade, Manuel Santos Silva.
DINHEIRO. A verba relativa ao contrato de desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde já foi desbloqueada. A primeira tranche será de 150 mil contos e destina-se a ser utilizada para pagamento de salários aos docentes e para a aquisição de equipamentos informáticos e para a biblioteca. Esta era uma das reivindicações do reitor da Universidade, Santos Silva, que vê assim resolvida uma das situações mais prementes.
MUDANÇAS. Os cursos de Engenharia do Papel e Matemática/Informática deverão vir a mudar de nome já no próximo ano lectivo. Neste momento estão a ser estudadas as alterações possíveis. Mas o reitor Santos Silva já adiantou que o curso de Engenharia do Papel poderá passar a denominar-se Engenharia Química, Ramo de Celulose e Papel. Por outro lado, o curso de Matemática/Informática deverá passar a denominar-se Engenharia Informática.
CULTURA. A última semana de Art´UBI promete mais do que nunca. Nos dias 23, 25 e 27 decorre a I Mostra de Curtas Metragens Académicas da Beira Interior, na sede da AAUBI, a partir das 22 horas. No dia 24 e também na sede da AAUBI actua Carlos Barreto, enquanto que no dia 26, a partir das 22 horas, será a vez do Teatro das Beiras apresentar a peça Auto da Índia. A 28, na sede da UBI, mas às 16 horas, o Grupo Era Uma Vez o Teatro de Marionetas interpreta “O Mistério da Pedra Encantada”. Finalmente, no dia 30, às 22 horas, o Teatro-Cine da Covilhã vai certamente encher, com a actuação de Maria João e Mário
Laginha.
POLIDESPORTIVO. O polidesportivo da Residência do Instituto Politécnico de Portalegre acaba de ser inaugurada. Aquela infra-estrutura, concebida por técnicos do Instituto Politécnico, foi construída com o dinheiro proveniente das propinas pagas pelos alunos. O espaço recebeu a benção do Padre Marcelino Marques e contou com a presença dos representantes das Associações de Estudantes, do presidente do Politécnico, Nuno Oliveira, dos administradores do Instituto, João Leitão e Antero Teixeira, entre muitos alunos e funcionários do Politécnico.
Aquela estrutura vai permitir aos alunos desenvolverem diversas actividades desportivas ao longo do ano lectivo e vem de encontro aos objectivos do Politécnico, que pretende criar mais e melhores condições aos seus alunos. Ainda no que respeita a obras, recorde-se que o Instituto Politécnico de Portalegre tem projectos ambiciosos para a Escola Superior Agrária de Elvas, com a recuperação do Quartel do Trem, para a instalação daquele estabelecimento de ensino, e a construção de uma nova residência de estudantes. Em Portalegre, a aposta do Instituto passa por melhorar as condições existentes nos serviços centrais e tentar ampliar a capacidade da Escola Superior de Educação. Já ao nível da tecnologia, estão a ser feitos os arranjos exteriores e a ligação à estrada principal.
MESTRADO. O curso de mestrado em Gestão Financeira, organizado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, sob a responsabilidade da Universidade de Extremadura, iniciou-se no passado dia 20 de Outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A iniciativa surge no seguimento do protocolo de cooperação existente entre aquele Instituto e a Universidade da Extremadura. A sessão de abertura contou com a presença dos responsáveis pelas instituições envolvidas e terá uma duração de um ano. Período onde serão abordados diversos assuntos relacionados com Gestão Financeira.
ALUNOS. O Instituto Politécnico de Portalegre tem constituída, desde o passado mês de Setembro, a Associação dos Antigos Alunos do Instituto Politécnico de Portalegre. Um organismo que tem por objectivos manter e estreitar as relações entre os antigos alunos do Instituto, divulgar informações de carácter técnico e profissional entre os seus membros
(através da realização de conferências, acções de formação e encontros) e cooperar com o próprio Instituto na análise dos problemas das escolas nele integradas. De referir que a Associação terá a sua sede nos serviços centrais do Instituto.
ACORDO. A Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas e o Instituto Politécnico de Portalegre têm debatido os problemas sobre as exigências aos candidatos aos jovens candidatos à profissão de técnicos oficiais de contas. As reuniões já realizaram debateram ainda a aplicação do novo estatuto dos Técnicos Oficiais de Contas e contaram com a presença do presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.
TREM. O Quartel do Trem, em Elvas, já é propriedade do Politécnico de Portalegre. A assinatura da escritura decorreu durante o Verão, e já no dia 20 foi apresentado o projecto de execução das obras de recuperação daquele espaço. Ali ficará instalada a nova Escola
Superior Agrária de Elvas. Entretanto, a Escola Superior Agrária de Elvas realizou o II Encontro sobre Eliminação e Aproveitamento dos Subprodutos dos Lagares no Alentejo e Extremadura. A iniciativa decorreu nos passados dias 19 e 20 de Outubro e foi dividida em duas sessões de esclarecimento sobre aquele tema, e uma visita ao lagar da Cooperativa Agrícola de Moura e
Barrancos
SEMANA. A Semana do Francês, na Escola Superior de Educação de Portalegre, decorrerá de 6 a 10 de Novembro. A iniciativa envolve a realização de ateliers e fins de tarde culturais. A organização da Semana está a cargo do curso de professores de Ensino Básico, variante Português-Francês, no âmbito do programa dos 15 anos de existência da ESE de Portalegre.
TOMAR. O Instituto Politécnico de Tomar abriu oficialmente o seu ano lectivo, no passado dia 26 de Outubro. A iniciativa integrou um cortejo académico, um almoço volante e uma oração de sapiência proferida por Veiga Simão, antigo ministro da Educação e ex-ministro da Defesa. Veiga Simão que recentemente apresentou um estudo sobre o Ensino Politécnico em Portugal, a convite do Conselho Coordenador dos Politécnicos.
QUEIXAS. O Conselho Coordenador do Institutos Politécnicos acaba de enviar uma exposição ao director de programas da RTP, um comunicado onde expressa o descontetamento daqueles institutos superiores por não terem sido convidados a participar no programa dedicado ao ensino superior, transmitido recentemente pela RTP. Nessa carta, o Conselho recorda que o ensino politécnico público constituí a rede mais descentralizada de ensino superior, cobrindo integralmente todo o País e que representa cerca de 40 por cento dos estudantes do ensino superior público, entre outros argumentos.
ESE. A Escola Superior de Educação de Portalegre está a prestar apoio na implementação do projecto Internet nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Distrito de Portalegre. Nesse sentido já serviu de mediadora nas reuniões existentes entre as autarquias da Região e os responsáveis pelas escolas. A ideia do projecto é ligar todas os estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo ao mundo virtual da Internet e dar a conhecer todas as potencialidades.
|