Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº33    Novembro 2000

 

Última

EDUCAÇÃO

Ministro recebe Politécnicos

O Conselho Coordenador do Institutos Superiores Politécnicos acaba de analisar com o Ministro da Educação, Santos Silva, alguns dos problemas que afectam aquele sub-sistema de ensino superior em Portugal. Segundo apurámos em cima da mesa estiveram três aspectos que os Politécnicos querem ver resolvidos. O primeiro diz respeito às pós graduações, pois no entender daquele Conselho, “é inaceitável que a atribuição da concessão desses graus não obedeça a critérios científicos”. Por outro lado, os Politécnicos consideram que “nalgumas áreas estão mais avançados do que as próprias universidades, muitas delas inexistentes em universidades”.

Outro dos pontos discutidos com o ministro diz respeito à Lei de Ordenamento e Organização do Ensino Superior. “Exigimos o cumprimento integral da Lei, que estabelece a separação dos Politécnicos e das Universidades. Ou seja, ou as universidades não podem ter escolas politécnicas, ou lhes são exigidos os mesmos critérios que exigem aos politécnicos para terem escolas universitárias”. Outro dos aspectos que o Conselho considera importante e que foi analisado naquela reunião, que se prolongou por mais de três horas, está relacionado com a regulamentação de formação dos professores do 3º Ciclo nas Escolas Superiores de Educação. “A Lei estabelecia que seria feita a sua regulamentação dessa formação. Já passaram três anos e nada foi feito, pelo que é impossível fazerem-se ajustamentos nesses cursos”, referiu ao Ensino Magazine a mesma fonte. 

Perante estes dados, Santos Silva mostrou-se empenhado em resolver os problemas, referindo que sobre a última questão colocada, o Governo está em negociação com diversas entidades, o novo processo de recrutamento de professores. No entender daquele organismo representativo dos Politécnicos, “o ensino superior politécnico não troca os fins pelos meios. Não andamos a conversar com o ministro para ter mais dinheiro, o que interessa é que sejam criadas condições para possibilitar uma melhor formação, prestando um serviço público”, revelou a mesma fonte.

 

ORÇAMENTOS. Acaba de ser publicada a previsão dos orçamentos para as Universidades e os Institutos Politécnicos. Assim, para 2001, a Universidade da Beira Interior tem previsto um orçamento de três milhões 995 mil 358 contos; o Instituto Politécnico de Castelo Branco, três milhões 482 mil 93 contos, o Politécnico de Viseu, cerca de quatro milhões de contos, o da Guarda dois milhões 614 mil 122 contos, o de Portalegre um milhão 901 mil 745 contos e o de Tomar dois milhões303 mil 654 contos. Entretanto, o ministério da Educação acaba de aprovar o Orçamento para o Ensino Superior que ronda os 305 milhões de contos.

 

UBI. A Universidade da Beira Interior abre as suas portas ao público de 18 a 25 de Novembro, para mais uma Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia, iniciativa que organiza em conjunto com Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), e que envolve a colaboração dos vários departamentos.

O Departamento de Física contribui com um ciclo de palestras, a realizar no pólo I da UBI. Da origem do Universo às alterações climáticas, passando pela holografia e pelas redes de difracção, estas palestras dão ainda a oportunidade aos espectadores de, no final, observar planetas através de um telescópio.

O departamento de Química oferece a possibilidade de assistir a algumas demonstrações. “Azoto - Um Frio de Rachar”, “Lâmpada de Aladino”, “Electricidade em pó” e “Nobres e Plebeus em Química” são alguns dos títulos.

Durante esta Semana Aberta, será ainda possível visitar os laboratórios de Ciência e Tecnologia do Papel, nomeadamente o laboratório de Matérias Primas, onde se podem conhecer as fibras utilizadas no fabrico do papel e do cartão.

A visita pode-se estender ao Laboratório Tecnológico, dedicado à reciclagem e à transformação da madeira em papel, e ao Laboratório de Ensaios Físicos, onde se determina a qualidade do papel e a forma como reage à impressão. Também o Centro de Óptica abre as portas dos seus laboratórios, revelando ao público as actividades e projectos em curso.

Já o Teleciência 2000 - II Festival do Filme Científico, também vai ter uma extensão na UBI. De 22 a 24 de Novembro, ciências como a Genética, a Biologia, a Arqueologia, a Neurologia, a Física, a Química, a Geologia ou a Climatologia vão ser tema de vinte filmes, com durações entre 13 aos 90 minutos, uma iniciativa da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Artes.

 

SOCIAL. O Conselho Nacional de Acção Social acaba de divulgar o seu último relatório, referente aos serviços sociais prestados nos últimos anos. De acordo com aquele documento, continua a existir uma grande discrepância entre os valores recebidos pelas universidades e o que é atribuído aos politécnicos. A título de exemplo em 1997 a bolsa média anual por estudante universitário rondava os 237 contos, enquanto que em 98 subiu para 239 contos. No caso dos estudantes do Politécnico, em 97 receberam 205 contos de bolsa, enquanto que em 98 esse valor baixou para 196,7 contos. Números que não agradaram aos Institutos Politécnicos, pois consideram que não há alunos de primeira nem de segunda.

 

MUSEU. O Museu Francisco Tavares Proença Júnior tem patente ao público uma exposição de obras do pintor Marcelino Vespeira. Considerado por críticos e historiadores de arte um pintor do surrealismo e do abstracto, Vespeira é uma referência na arte deste último século. As obras expostas pertecem na sua maioria ao Museu do Chiado. A Antologia de 50 anos de pintura de Vespeira pode ser vista até ao dia 14 de Janeiro de 2001 em Castelo Branco.

 

CLIMATIZAÇÃO. A Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova, vai ser climatizada. O estudo está a ser feito e para o Politécnico esse é um investimento a avançar em breve. Entretanto, o equipamento para a cantina de estudantes da Esgin também já está a ser adquirido, pelo que aquela estrutura poderá entrar em funcionamento em Janeiro.

 

NATAL. Pela primeira vez, o Instituto Politécnico de Castelo Branco vai realizar a sua festa de Natal, para funcionários e docentes. A iniciativa está agendada para o dia 15 de Dezembro, no pavilhão da Escola Superior de Educação. Entretanto, a Federação Académica também está a estudar a hipótese de realizar uma festa de Natal, com a presença de um artista nacional.

 

CONCURSO. O Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de abrir concurso público para a exploração das suas cantinas e de alguns bares das suas escolas. Um concurso que tem a novidade das empresas concorrentes, além dos preços de acção social, poderem praticar outros preços, com ementas diferentes.

 

SEMINÁRIO. O Foro de Educación Física y Deporte de Lorca, o Instituto Municipal de Juventud e Deportes e o Centro de Professores y recursos de Lorca vão organizar o seu terceiro seminário, subordinado ao tema “La Educación Física Escolar - Nuevos retos innovaciones y valores educativos”, de 30 de Novembro a 3 de Dezembro. Em discussão estarão temas de várias áreas como a docência em Educação Física, o processo de melhoria em educação física e as actividades em educação física. No final do seminário será feita uma avaliação do trabalho desenvolvido dentro de cada um dos temas.

 

CONGRESSO. A Faculdade de Motricidade Humana vai organizar o 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, entre 13 e 17 de Dezembro. O Congresso decorre nas instalações da faculdade, nos arredores de Lisboa e os temas escolhidos serão os de fundamentos e aplicações no desporto, na educação e na saúde.

 

CONGRESSO. A Escola Superior Agrária de Castelo Branco vai ser palco do Congresso Ibérico de Fogos Florestais, de 17 a 19 de Dezembro. Uma iniciativa aberta a técnicos, investigadores, proprietários, autarcas, instituições, entidades de combate, entre outros, a qual pretende encontrar soluções para este flagelo, uma vez que as medidas implementadas nos últimos anos têm tido resultados modestos.

O primeiro dia do Congresso está reservado para a recepção e distribuição de documentação. No dia 18 estarão em debate cinco temas, casos de problemática dos incêndios florestais, medidas políticas de prevenção de incêndios em Portugal e Espanha, efeitos ecológicos do fogo, metodologias e tecnologias de prevenção e ainda silvicultura preventiva. Temas que contarão com especialistas dois dois países.

Já no dia 19, será abordado o tema fogo controlado. Ainda de manhã estará em discussão o combate a incêndios. À tarde será discutida a questão da recuperação de áreas ardidas e a avaliação económica.

Os interessados em proferir comunicações livres devem fazer a entrega desses documentos até 31 de Outubro. Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, pelo telefone 272339943 ou pelo E-mail fogosflorestais@esa.ipcb.pt.

 

MULTIMÉDIA. O Centro de Juventude de Castelo Branco e o Sindicato de Professores da Zona Centro organizam a quinta edição do Fórum Multimédia - Encontros de Comunicação, nos próximos dias 23 e 24 de Novembro. Aquela iniciativa pretende ser um espaço de encontro e debate dirigido em especial a professores e estudantes, de forma a sensibilizar para as novas tecnologias. Até á hora de fecho desta edição, os responsáveis do Centro de Juventude aguardavam ainda a confirmação da presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago. Já em relação ao programa, a sessão começará às 9h30, com a abertura, seguindo-se a intervenção de Mariano Gago. Mas, caso o ministro não possa estar presente, a sua comunicação será proferida por António Fidalgo, docente na Universidade da Beira Interior. Durante a tarde decorrem workshops com formadores da UBI, um sobre Internet e ensino à distância, e um outro sobre biblioteca na Internet e jornal on-line. A manhã de sexta-feira será preenchida com uma palestra sobre Internet, a cargo do docente João Carlos Antunes. Haverá ainda tempo para a entrega de prémios do concurso “Em 2020 serei apresentador de televisão”.

 

DESPORTO. Treino de Jovens é o tema de um seminário que se realiza no próximo dia 24 de Novembro no Auditório do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. A iniciativa destina-se a treinadores, pais, professores, dirigentes, árbitro, juizes, entre outros e insere-se na semana do desporto juvenil, que é organizado pelo Instituto Nacional do Desporto em conjunto com o Centro de Estudos e Formação Desportiva, e decorre de 18 a 26 de Novembro em todo o país. De referir que no seminário serão abordados temas como especialização precoce e preparação desportiva precoce, a situação do desporto juvenil, o treino dos mais jovens da saúde do jovem atleta no relacionamento familiar.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt