Daniel Sampaio na
Guarda
Daniel Sampaio estará presente, no próximo dia 30 de Junho, no Auditório da Câmara da Guarda, para participar num colóquio sobre a educação sexual das crianças e dos jovens. Aquele especialista irá abordar o tema “Sexualidade, afectividade e prazer nos jovens”. A iniciativa, com início agendado para 9 horas, é organizada pela Associação de Educadores do Distrito da Guarda e pela Associação de jogos tradicionais da Guarda.
De acordo com a organização, o colóquios pretende reflectir sobre a educação sexual das crianças e dos jovens, como tema obrigatório na educação e no ensino, e como meio formativo de docentes. Além disso, no entender dos organizadores a educação sexual deve ser vista como uma forma de promover a saúde e o bem estar, como área rica e complexa dos comportamentos e sentimentos humanos, que é.
Além de Daniel Sampaio, que perto das 17 horas, fará também a apresentação de um livro, de autoria de Raúl Iturra, sobre o saber sexual das crianças, o colóquio terá outros oradores. Assim, às 11h30, o sacerdote José Martins, falará sobre a sexualidade humana na bíblia. Já de tarde, será a vez de Raúl Iturra abordar o tema que apresenta no seu livro. Ainda nesse mesmo dia, Manuela Sampaio, falará sobre a formação de docentes em educação sexual.
A iniciativa destina-se a auxiliares de acção educativa, educadores de infância, encarregados de educação, estudantes, investigadores, pais, professores, psicólogos e sociólogos. As inscrições são limitadas.
PASSEIO. A Delegação da Guarda do Inatel está a promover mais uma edição dos passeios culturais. Depois da experiência positiva do ano passado, para este o Inatel introduziu algumas novidades, colocando nos roteiros as aldeias históricas de Castelo Rodrigo, Marialva e Linhares da Beira. Os passeios já se iniciaram no passado dia 25, tendo como tema “à Sombra do castelo”, e a cidade da Guarda como anfitriã.
Para o próximo dia 1 de Julho está agendado o segundo percurso. Um percurso que promete ser animado e que levará os participantes a Pinhel, Serra da Marofa e a castelo Rodrigo. Uma semana depois, será a vez dos bairros da Guarda receberem a visita dos participantes na iniciativa. Bairro 25 de Abril e Bairro Moinho do Vento, foram os escolhidos, numa visita guiada por Helena Borges.
Os passeios prolongam-se até ao dia 22 de Julho, altura em Marialva receberá os participantes dos passeios culturais. Mas antes disso, a 15 de Julho, Celorico da Beira, e Linhares da Beira, também vão servir de palco àqueles que serão os penúltimos passeios deste ano. Agora já sabe, se gosta de passear e de cultura, junto o útil ao agradável. Vai ver que vale a pena.
PROFESSORES. O Sindicato de Professores da Região Centro, em nota enviada à Imprensa, refere que mais de 25 por cento dos professores do distrito da Guarda são contratados. Aquele sindicato divulga um estudo efectuado a cerca de 80 por cento das escolas dos 2º e 3º ciclos da Região Centro do País. Um estudo que adianta que nessa amostra, 22,8 por cento dos professores que leccionam nesses estabelecimentos, 22,8 são contratados.
E se o Distrito da Guarda surge no topo da tabela, com 25,2, Viseu não se fica atrás e nada também na casa dos 25 por cento. Leiria apresenta uma taxa de docentes contratados, da ordem dos 24 por cento, enquanto que no Distrito de Castelo Branco há 20,6 por cento. Por isso, o sindicato diz que permanece uma situação de instabilidade na classe. Para aquele sindicato, as previsões apontam para que a situação se venha a agravar ou a repetir já no próximo ano lectivo, onde entre os docentes contratados, 26 mil serão afectados.
Aquele organismo aborda ainda o problema do preenchimento de vagas, afirmando que apenas 50,3 por cento das vagas a concurso foram preenchidas. O SPRC frisa ainda o facto deste ter sido o pior dos últimos três
anos.
ACORDO. O Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Educação, assinou, no passado dia 20 de Junho, um protocolo com a Faculdade de Ciências de Lisboa. Um acordo que visa a abertura de um mestrado em Didática das Ciências, que terá início em Outubro. Um curso para o qual concorreram 95 candidatos para as 12 vagas disponíveis. A cerimónia contou com a presença de João Pedro de Barros, presidente do IPV, Alberto Branco, presidente da Escola Superior de Educação e do responsável pela Faculdade de Ciências de Lisboa.
VISEU. Os alunos da Licenciatura de Ciências da Natureza/matemática da Escola Superior de Educação de Viseu promoveram, no passado dia 20 de junho, uma conferência denominada “à Margem do Rio Pavia”. A iniciativa teve como orador Américo Nunes, que abordou aquele tema para um plateia
assinalável.
PRÉMIO. “Exortação aos Crocodilos”, de António Lobo Antunes, foi o livro ganhador do Grande Prémio de Romance e Novela de 1999, da Associação Portuguesa de Escritores. José Correia Tavares presidiu ao jurí que integrava Carlos Figueiredo Jorge, Cristina Robalo Cordeiro, Isabel Pires de Lima, Luiz Fagundes Duarte e Vergílio Alberto Vieira, que deliberaram por maioria. Foram admitidos a concurso 58 romances publicados em 1999, por 26 editoras sendo “Exortação aos Crocodilos” publicado pela
D. Quixote. Lobo Antunes já tinha ganho, em 1985, com o “O Auto dos Danados”. O Grande Prémio de Romance e Novela da APE foi atribuído pela primeira vez em 1982 e tem o valor monetário de 3000 contos. A Câmara Municipal de Grândola, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, o Ministério da Cultura, a Sociedade Portuguesa de Autores e a Torralta patrocinaram este prémio.
PAAJ 2000. A Delegação Regional de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude acaba de assinar os protocolos com as Associações Juvenis do Distrito, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJ 2000). O PAAJ tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de Associações Juvenis, que apresentem a sua candidatura e estejam inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis
(RNAJ).
|