ESE DE CASTELO BRANCO
A nova Associação

Os novos órgãos da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Castelo Branco acabam de tomar posse. A cerimónia realizou-se já este mês, no Auditório da Escola, sob o signo de três palavras, reconhecimento, incentivo e união, como refere o presidente da Assembleia Geral, Paulo Filipe.
O novo presidente da direcção, João Vieira, elogia o trabalho do presidente anterior e diz ter uma equipa com alunos de várias proveniências, a fim de poder concretizar um plano de actividades diversificado, que inclui o desenvolvimento da prática do desporto ao nível escolar e propostas inovadoras na área cultural.
Além dos projectos próprios, João Vieira diz que a Associação pretende envolver a cidade nas actividades a realizar pela Associação, além de colaborar estreitamente com a Federação Académica de Castelo Branco.
Na tomada de posse esteve também o director da ESE, José Pires, que propôs uma relação de mútua colaboração entre aqueles dois órgãos da escola. O presidente do Politécnico de Castelo Branco, Valter Lemos, também presente, referiu a importância da conclusão das obras do pavilhão desportivo.
Valter Lemos disse ainda que a Associação pode ter um papel importante na pressão junto do Ministério da Educação para que os cursos que ainda funcionam em lógica de bacharelato e licenciatura passem a funcionar apenas numa lógica de licenciatura.
Terminou de seguida, ao dizer que as associações de estudantes do Politécnico devem trabalhar numa lógica de solidariedade para que as suas actividades tenham mais visibilidade. É que as escolas do Politécnico estão dispersas na malha urbana e as pessoas nem sempre se apercebem que em Castelo Branco existem quatro mil e 500 alunos no Ensino Superior, que têm efeitos positivos na economia
local.
SABINA SANTOS, DOCENTE DA
ESGIN
Prémio para a Região
Chama-se Sabina Santos, é docente na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, e acaba de ser distinguida como Prémio Delors. Um galardão atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em Portugal, e que distingue o melhor estudo académico sobre temas da comunidade. A ministrar aulas de Direito naquele estabelecimento de ensino, Sabina Santos (à direita na foto, com Vitor Constâncio e Paulo Sande), recebeu o prémio das mãos de Vitor Constâncio, economista, e presidente do júri. Além de Sabina Santos, foi ainda distinguido Paulo Sande, que apresentou a obra ”O sistema político da União Europeia”.
Sabina Santos, 30 anos, nasceu na então República Federal da Alemanha, é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e está na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova desde 1995. Actualmente, frequenta o doutoramento em direito economia e sociedade da União Europeia, na Universidade de Salamanca, depois de ter concluído o master em estudos europeus e direitos humanos, na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Recorde-se que aquele troféu está instituído em Portugal há quatro anos, sendo atribuído anualmente. O troféu pretende divulgar trabalhos de investigação científica no âmbito da União Europeia, e tem como prémio monetário, 400 contos. No entanto, o valor daquele Troféu prende-se também com a publicação da obra e com o reconhecimento nacional pelo trabalho efectuado, neste caso com a obra “Direito do Trabalho e Política Social na União Europeia”.
Nos quatro anos anteriores foram distinguidas personalidades da área da política, o que realça ainda mais o prémio obtido pela docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A entrega do prémio, bem como o lançamento da obra premiada, realizada no início deste mês, no Dia da Europa. Uma data promovida pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em nome do Conselho de Ministros da União Europeia, e pelos Gabinetes do Parlamento Europeu da Comissão Europeia em
Portugal.
HÁ SEMANAS ASSIM
Noites
do milénio
ASSOCIAÇÃO DA ESGIN
Ramos
presidente
|