Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº29    Julho 2000

 

Última

ESCOLA PROFISSIONAL DA RAIA INVESTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Eprin já tem desporto

Numa medida de antecipação aos reajustamentos que o Ministério de Educação está a produzir nos planos curriculares e que vão determinar a inclusão da disciplina de Educação Física na orgânica das escolas profissionais, a Eprin, de Idanha-a-Nova, acaba de criar o seu Núcleo de Desporto, que numa primeira abordagem motiva já a participação de quase meia centena de estudantes.

O “baptismo” do novo projecto deu-se no último dia de aulas, com um programa de futsal no Pavilhão Municipal da vila raiana, em que intervieram duas equipas femininas e outras tantas masculinas. Para João Garrido, director da Escola Profissional da Raia, esta aposta não se esgota apenas na ideia de preparação do futuro. O responsável daquele estabelecimento entende que a componente física “tem tanta importância como a parte mental e os conhecimentos”, pelo que a prática desportiva regular na Eprin constituirá, também, “um forte vector de sociabilização, de incentivo ao desenvolvimento do trabalho em equipa”. 

O Núcleo de Desporto constituirá, contudo, a base da futura disciplina de Educação Física na escola: “Numa primeira fase a disciplina não será imposta. Terão Educação Física as escolas com condições para a acolher. Mas o projecto do Ministério de Educação, que se encontra em fase de adaptação, prevê que numa fase posterior as escolas profissionais tenham de oferecer Educação Física dentro dos seus currículos”, explica João Garrido.

O Núcleo, que vai ser coordenado pelo professor João Paulo Campos, propõe-se acolher várias modalidades, como o andebol, o basquete, o voleibol, a aeróbica e até a natação, “aproveitando a belíssima piscina que existe em Idanha-a-Nova”. O objectivo é alargar o lote “e logo que haja possibilidades de encaixar o desporto no plano curricular, poderemos atingir as nove modalidades, não só integradas dentro do próprio curriculo, mas também como forma de contactos competitivos com outras escolas”, complementa João Garrido.

Para João Paulo Campos, a pertinência do projecto passa por fazer com que as actividades físicas “não terminem para estes alunos no 9º ano”. É um seguimento da formação desportiva que vem detrás e “um factor de equilíbrio para a tensão que se vai acumulando ao longo do ano lectivo”. O próximo ano será o da consolidação, “estabilizar horários”. E depois, remata João Paulo, “integrar o Núcleo no âmbito do Desporto Escolar, moldando as actividades aos quadros competitivos”.

 

PRÉMIO. A professora albicastrense Cristina Rolo venceu um prémio de investigação num concurso realizado no âmbito do Congresso Internacional de Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens, o qual decorreu na Maia em Novembro de 1999.

Ao concurso apresentaram-se 20 posters e o de Cristina Rolo, sob o título “Treino Psicológico: Estudo da Influência do Treino Mental no Rendimento Competitivo de Alta Definição”, ganhou o terceiro prémio para jovens investigadores.

Os critérios de selecção seguidos pelo júri incidiram na relevância científica e metodológica da investigação e intervenção, nas implicações práticas e aspectos inovadores, além da qualidade gráfica apresentada.

 

FUNDÃO. A Associação Académica do Instituto Superior de Matemática e Gestão do Fundão acaba de lançar o Jornal Académico. Uma publicação de 20 páginas, que traça o perfil daquele estabelecimento de ensino e da respectiva Associação de Estudantes. Nesta edição, que pretende ser um guia para o próximo ano lectivo destaques vão para o ediorial, a cargo de Manuel Correia, administrador do Ismag, para o Projecto Científico-Pedagógico e para as actividades promovidas pela Associação.

Recorde-se que a Associação Académica do Ismag do Fundão é liderada por Marta Correia, que tem como assessores na direcção Anabela Bonifácio, Sandra Lourenço, Catarina Carvalho e Marco Franco. Já a Assembleia Geral, é presidida por Maria Helena Coelho, Flávio Marcelo, Luís Rebelo e Carla Morais, enquanto que no Conselho Fiscal surgem os nomes de Nuno Costa, Alberto Santos e Marcelo Castro.

 

PROENÇA. As propostas de férias desportivas propostas pela Câmara de Proença para este Verão superaram as expectativas dos organizadores. A actividade que tinha por tema “A manta da Floresta” a o atelier de iniciação ao teatro reuniram cada um mais de 35 crianças. O segundo terminou mesmo com um teatro de rua, realizado na passada sexta-feira.

Já de 24 a 28 de Julho, o atelier é dedicado ao teatro e à expressão corporal e mímica. Destina-se a jovens com idade superior a 13 anos e decorre na Biblioteca da Sobreira Formosa.

Em Agosto estão programadas actividades como tecelagem (de 1 a 4), iniciação à preparação de bolos (7 a 12), iniciação aos bordados (14 a 18), iniciação à técnica de Bainhas Abertas (21 a 25) e ainda mais duas actividades em data e hora a combinar, um dedicado à Internet, e outro à comunicação, sensibilidade e cidadania.

Entre 28 e 31 de Agosto decore a semana de encerramento, que contará com uma mostra dos trabalhos realizados pelos participantes, bem como com um convívio entre todos os participantes e animadores. Os interessados em participarem nas actividades que ainda vão decorrer devem fazer a sua inscrição na Câmara de Proença.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt