ROTEIRO ENSINO MAGAZINE
Vá para fora cá
dentro

Se é daqueles que ainda não tirou férias, ou que prefere aproveitar um bom fim-de-semana, o Ensino Magazine preparou-lhe um roteiro pelos Distritos de Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu. São muitos os locais onde pode dar uma escapadinha. São tantos que tivemos que ir a votos, para escolher aqueles que pensamos ser os mais interessantes. Mas há mais, muitos mais, que numa próxima oportunidade também divulgaremos.
PORTALEGRE. Se gosta de passear, pode tentar o Alentejo. O Distrito de Portalegre apresenta-lhe um rol de atracções imenso. A Serra de São Mamede, que dá o nome à Região de Turismo, é bom exemplo. Para quem gosta de frescura e de altitude, é uma boa opção. Mas há outras, como a vila de Marvão, recentemente candidata a património mundial pela Unesco, e Castelo de Vide, com toda a sua história. Locais de beleza única, onde a história de outros tempos continua bem presente nos imóveis aí existentes. Elvas também constituí outra alternativa, e como diz a canção de Paco Bandeira, Ó Elvas, Ó Elvas Badajoz à vista, então dê um saltinho ao outro lado da fronteira, não digo para comprar caramelos, mas para beber uma qualquer bebida fresquinha, que com este calor já deve estar a precisar.
Ainda no Distrito de Portalegre, já paredes meias com o de Castelo Branco, dê um salto a Nisa e mergulhe nas piscinas municipais, inauguradas este mês com a pompa e a circunstância que a cerimónia exigia. E já que está em Nisa vá também visitar as termas, assim se algum dia precisar já sabe.
CASTELO BRANCO. No Distrito de Castelo Branco a aposta vai para as praias fluviais existentes nos concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros. A Froia, na Sobreira Formosa, Malhadal e Vilas Ruivas são praias compostas por tudo o que um veraneante pode querer. Têm água fresquinha, muita verdura e um serviço de apoio compostos por bares, restaurantes e sanitários. No caso das Vilas Ruivas há mesmo um Parque de Campismo, onde pode ficar o fim-de-semana. Em Oleiros, numa das maiores manchas florestais da Europa, encontra a Praia Açude Pinto, banhada pela Ribeira de Oleiros. E já que está em Oleiros dê um salto a Álvaro, candidata ao título de Aldeia Histórica, onde além do património histórico encontra uma praia fluvial na albufeira do Rio Zêzere. Ainda em Oleiros, tem outra praia fluvial, situada em Cambas, e inaugurada no ano passado. Na capital de Distrito também encontra motivos para parar, como o Jardim do Paço, o Castelo, o Parque da Cidade, a Sé Catedral e a ermida da Nossa Senhora de Mércoles.
Na Covilhã, a Serra de Estrela, e os percursos até à Torre são a melhor opção. Afinal ir ao cimo da Serra mais alta de Portugal é um momento único e acreditem que fresquinho. E já que estão na Covilhã, porque não visitar o Museu dos Lanifícios e toda a sua história.
GUARDA. É a cidade mais alta do país e só por isso merece ser visitada, numa altura em que comemora os 800 anos de existência. As actividades culturais têm sido muitas, e há locais que deve visitar, como a Sé velha da Guarda. O Distrito da Guarda está recheado de locais em que a visita é obrigatória, casos das aldeias históricas de Sortelha e Linhares da Beira. Duas aldeias, entre outras do Distrito da Guarda que merecem ser visitadas, e onde pode praticar diversas actividades desportivas, sobretudo em Linhares, como parapente, BTT, escalada, Tiro Com Arco ou caça simulada. Além disso também poderá saborear a gastronima regional, como o queijo da serra, as morcelas e as farinheiras, típicas daquela região. Celorico da Beira e Fornos de Algodres, são outras boas opções, pelo património aí existente, como o pelourinho, o Dolmen de Cortiçô ou Castro de Santiago (em Fornos), e a Igreja da Misericórdia e a Necrópole de S. Gens (em Celorico da Beira).
VISEU. Quando se fala em Viseu, fala-se em desenvolvimento. Capital de Distrito, Viseu apresenta várias atracções, como o Parque do Fontelo, o Palácio do Gelo, a Sé Catedral e o Museu Grão Vasco. Mas há outras coisas boas naquela Distrito. Como sugestão, o Ensino Magazine escolheu a Serra do Caramulo. Uma serra que noutros tempos constituiu a maior estância termal para tuberculose em Portugal, e que hoje é procurada por muitos turistas. Com um Hotel e uma pousada mesmo na localidade do Caramulo, aquela região apresenta ainda o Museu de Automóveis Antigos, o maior do País, e um museu de arte, onde pontificam obras de Picasso, entre outros pintores conhecidos. A paisagem envolvente à Serra é única, e uma ida ao Cabeço da Neve, onde com o tempo bom se consegue ver as praias de Aveiro, e ao Caramulinho, é obrigatória. Além disso tem ainda o Parque do Viveiro, onde a verdura predomina. A própria localidade de Caramulo é um jardim vivo, mantendo intacta a estrutura dos bons velhos tempos da estância
termal.
|