Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº23    Janeiro 2000

 

Geral

 

DISTRITAL DO DESPORTO ESCOLAR

Milhar e meio a correr

Quase um milhar e meio de alunos, de 34 escolas ligadas ao Centro de Área Educativa de Castelo Branco, participaram, sexta-feira, 14 de Janeiro, em mais uma edição do corta-mato distrital do Desporto Escolar.

O Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco e a sua pista de autocross serviram de cenário àquela que é a realização mais emblemática do quadro de actividades do Desporto Escolar. A manhã fria não beliscou o entusiasmo dos atletas, que correram para as melhores posições nos cinco escalões contemplados no programa: infantis A, infantis B, iniciados, juvenis e juniores. Destes, apenas iniciados e juvenis seguem em frente: os três primeiros da classificação individual e a melhor equipa de cada escalão, composta por seis elementos, disputam dentro de três semanas, a 4 e 5 de Fevereiro, o corta-mato nacional, marcado para a Figueira da Foz.

Organizativamente, tudo correu bem. A experiência que o Gabinete do Desporto Escolar do Centro de Área Educativa de Castelo Branco tem neste tipo de eventos encontrou um bom aliado na disponinilidade apresentada pela Escola EB 2,3 Cidade de Castelo Branco.

Eis os vencedores de cada escalão: Andreia Marques (EB 2,3 João Franco-Fundão), João Robalo (EB 3/S Ribeiro Sanches-Penamacor) e os federados Susana Pires (EB 2,3 Serra da Gardunha-Fundão) e Pedro Guedes (EB 2,3 Serra da Gardunha-Fundão), em infantis A; Marisa Bernardo (EB 2,3 Lourenço Farinha-Sertã), Carlos Baltazar (José Silvestre Ribeiro-Idanha-a-Nova) e os federados Ana Nunes (EB 2,3 João Franco-Fundão) e Tiago Patrício (EBI S. Domingos-Covilhã), em infantis B; Sara Salvado (Ribeiro Sanches-Penamacor), Rui Fernandes (EBI S. Domingos-Covilhã) e os federados Carina Oliveira (Serra da Gardunha-Fundão) e Pedro Belo (ES/3 Fundão), em iniciados; Natércia Silvestre (Nuno Álvares-Castelo Branco), Sérgio Correia (José Silvestre Ribeiro-Idanha-a-Nova) e os federados Telma Silva (Frei Heitor Pinto-Covilhã) e Pedro Fernandes (Campos de Melo-Covilhã) em juvenis; Patrícia Pina (Amato Lusitano-Castelo Branco), David Bizarro (Campos de Melo-Covilhã) e os federados Sónia Cardoso (ES Sertã) e Leonel Gomes (ES Sertã) em juniores. Em termos colectivos vão ao nacional as equipas da EB 3 de Silvares (femininos), Seminário do Fundão (masculinos), em iniciados; e a Escola Amato Lusitano (femininos) e Secundária do Fundão (masculinos), em juvenis.

 

 

ELEIÇÕES NA AGRÁRIA

Associação toma posse

Os novos corpos sociais da Associação de Estudantes da escola Superior Agrária de Castelo Branco tomaram posse no passado dia 10 de Janeiro, numa cerimónia em que estiveram presentes o presidente do Politécnico, Valter Lemos, o director da ESA, João Pedro Várzea, e a sub-directora, Deolinda Alberto.

O novo elenco é liderado por Ana Lourenço, que já fazia parte da direcção anterior e passa agora a presidente, depois da sua lista ter vencido as eleições, com 218 votos a favor contra os 115 da lista adversária. registaram-se ainda 15 votos nulos e 15 votos brancos.

A acompanhar Ana Lourenço, aluna do 4º Ano do Ramo Agrícola da Engenharia em Ciências Agrárias, está o vice-presidente Rui Mesquita e a secretária Elisabete Lourenço. Na Assembleia Geral preside o antigo líder da Associação, Nelson Plácido. A seu lado estarão para já Ana Pereira, Paulo Moura e Nuno Marques.

O Conselho Fiscal é presidido por Sónia Duarte e inclui ainda os nomes de Maria Eduarda da Silva, e Ricardo Estrela. No Gabinete de Cultura preside Ana Margarida Coelho, sendo Filipe Ribeiro o vice, Emanuel Fernandes o secretário e Henrique Gonçalo o vogal. Já no Gabinete de Desporto, o presidente é Adelino Alves, que terá a seu lado Manuel Silva, Hugo Pacheco e Maria Inês Moreira.

Finalmente, no gabinete de apoio ao estudante preside Luís Pita, seguido por Jorge Ferreira e Luís Ribeiro. No gabinete de apoio ao estudante trabalhador, cujo número aumentou com as licenciaturas, preside João Rodrigues, que tem a seu lado Cláudia Dias e Luís Ribeiro.

Os novos corpos sociais estão agora a iniciar o trabalho em várias frentes, sendo de destacar uma feira do livro, uma semana radical, a realizar em Março, um colóquio de fruticultura, uma exposição canina e um torneio de futebol de 5. Ao nível de equipamentos pretende-se para já conseguir um novo balcão de atendimento e a renovação da sala de computadores.

 


Visualização de 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.