Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº23    Janeiro 2000

 

Curtas & Directas

 

PAVILHÃO. As obras do Pavilhão da Escola Superior de Educação de Castelo Branco já começaram. A nova estrutura, orçada em 240 mil contos, ficará instalada no local onde estava o polidesportivo descoberto, e será um espaço multiusos. De acordo com o projecto, da autoria do Gabinete de Arquitectura de Luís Marçal Grilo (autor do projecto da ESE) o Pavilhão terá bancadas amovíveis, o que permitirá ter três campos de jogos, destinados à prática de diversas modalidades, como o basquetebol, andebol e futebol. Espaços que poderão funcionar em simultâneo. Quando as bancadas avançarem para dentro do pavilhão, existirá apenas um campo de maiores dimensões, onde se podem promover competições oficiais. A obra é comparticipada em 75 por cento pelo Prodep, cabendo a restante verba ao Politécnico de Castelo Branco, que contará com o apoio da autarquia albicastrense. Devido ao início das obras, a Escola Superior de Educação alterou o local das aulas práticas ministradas no antigo polidesportivo. Assim, as modalidades de andebol e voleibol têm sido ministradas no Pavilhão Municipal. Já as aulas de atletismo serão leccionadas na pista de tartan da Escola Superior Agrária. Nesse sentido, a escola disponibiliza o autocarro para transporte de alunos, e os horários foram elaborados deixando sempre uma hora livre entre as aulas práticas de educação física e a aula seguinte.

 

TEATRO. O Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta no próximo dia 27 de Janeiro, no auditório da Escola Superior de Educação, a peça de teatro Auto da Índia, de Gil Vicente. A peça será levada ao palco pelo Teatro das Beiras. A entrada é livre. Ainda no âmbito da cultura politécnica está patente, na sede do Instituto, uma exposição de pintura sobre fotografia de Jorge Cravo e Alexandra Gil. A mostra prolonga-se até ao próximo dia 12 de Fevereiro. Ambas as iniciativas estão integradas na comemoração dos 20 anos do Instituto Politécnico.

 

 

POSSE. O Reitor da Universidade da Beira Interior, Santos Silva, vai ser oficialmente reconduzido no cargo durante o mês de Fevereiro. A tomada de posse poderá mesmo acontecer no próximo dia 4, embora até à hora de fecho da nossa edição a data carecesse de confirmação definitiva. Recorde-se que Santos Silva foi candidato único às eleições realizadas a 19 de Novembro do ano passado, tendo sido eleito com 79 votos favoráveis, um branco e um nulo. Após esta eleição, ao que apurámos, deverão também continuar como vice-reitores os professores doutores Luís Carlos Carrilho Gonçalves e Mário Lino Barata Raposo.

 

 

OPTOELECTRÓNICA. A Universidade da Beira Interior está envolvida num projecto nacional que visa aumentar a capacidade tecnológica portuguesa a nível da Optoelectrónica, além de promover a realização de actividades de investigação e desenvolvimento de tecnologia. Nesse sentido, no passado dia 14 foi assinado um protocolo na Covilhã entre a UBI, representada pelo seu Reitor, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Nacional de Engenharia e tecnologia Industrial. O protocolo surge na sequência de estudos sobre IDT, realizados pelo Centro de Estudos Euro-Defense Portugal, nos quais se apontava para a necessidade de um maior esforço de investimento na área da optoelectrónica para a defesa da Europa, e apelavam também para um esforço das capacidades nacionais neste domínio. Além dos objectivos já enunciados, este acordo tem como fim a constituição de uma equipa capaz de responder a oportunidades no mercado das indústrias de defesa que, para tal, promova, conceba e coordene projectos de IDT entre as instituições envolvidas. Entre esses projectos terá especial relevo a defesa e a indústria, susceptíveis de financiamento internacional, designadamente pelo Departamento de defesa dos Estados Unidos da América. De referir ainda que uma comissão de coordenação de que fazem parte o director do centro de Óptica da Universidade da Beira Interior e representantes da FCT e do Ineti, será a principal responsável pelas actividades a desenvolver no âmbito do protocolo, Essa Comissão será presidida por António Eduardo Mateus da Silva, presidente do Centro de Estudos Euro-Defense Portugal.

 


Visualização de 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.