MAD SCIENCE EM CASTELO
BRANCO
A brincar com a
ciência

A multinacional Mad Science acaba de chegar a Castelo Branco e já começa a divertir muitas crianças que, nas sessões desenvolvidas pelos profissionais da empresa, aprendem ciência de uma forma lúdica e desenvolvem a sua imaginação.
Neste momento a empresa ainda está apenas a fazer demonstrações, dado que chegou à cidade há pouco mais de um mês. O seu sócio-gerente, que fica com a representação em regime de franchising, chama-se Carlos Semedo, é professor de música na cidade e diz que a adesão ao projecto está a ser fantástica.
Os técnicos da empresa deslocam-se às escolas, centros de actividade de tempos livres, a campos de férias ou a centros comerciais, entre outros e organizam sessões de uma hora. Nessas sessões, adaptadas à idade e aos conhecimentos das crianças e jovens em causa, são realizadas experiências como um show de luz laser, um lançamento de foguetão, a electricidade estática e a magia magnética. Experiências educacionais, seguras e sem custos para as escolas, garante Carlos
Semedo.
Este mês visitámos um Centro de tempos Livres onde foi realizada uma das sessões de experimentação e, a olhar ao envolvimento das crianças, clientes não vão faltar. No Pimpão, em Castelo Branco, as crianças aderiram bem ao diálogo do monitor, respondiam de imediato às questões colocadas e concentraram-se rapidamente, na tentativa de conseguirem descobrir imensas coisas, desde a água que estava em copos e desapareceu, até à carta que foi rasgada e queimada, mas aparece de novo intacta.
Por isso não é de admirar a facilidade com que os dois monitores, o Mad X e o Mad Tac, conseguiam voluntários para os ajudarem nas experiências que realizavam. Foram momentos de descoberta, exploração, compreensão e aprendizagem onde as crianças demonstraram que estas lides das ciências não têm grandes segredos. E as justificações que apresentaram provam isso mesmo, pois “a carta deixou de arder quando tapaste a panela porque lhe cortaste o ar”, explicou um dos petizes ao Mad X.
No final, Carlos Semedo mostrou-se satisfeito com os resultados das demonstrações realizadas. “Temos feito muitas demonstrações e a adesão é fantástica. As crianças ficam encantadas com as sessões”. Sessões que também podem ser feitas em festas de aniversário, sobretudo destinadas a crianças entre 5 e 12 anos, cujo programa dura entre 45 minutos e uma hora.
A Mad Science pode ser contactada pelo telefone 272327841 ou pelo fax
272327843.
CENTA
Aprender é divertido
O CENTA acaba de apresentar o projecto de formação artística para jovens de Beira Baixa e do Alto Alentejo 2000. Projecto esse que já enviado, juntamente com o programa, para as escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, e secundário do Distrito de Castelo Branco e de Portalegre. As inscrições podem ser feitas até 25 de Fevereiro de 2000. Os ateliers funcionam na sede do CENTA, Tapada da Tojeira - Salgueiral - Vila Velha de Ródão, de Março a Junho de 2000, durante o horário escolar. O acesso aos ateliers é gratuito para os jovens, sendo apenas necessário que cada escola providencie o transporte até ao local.
Através dos ateliers pedagógicos os crianças podem contactar de perto com áreas tão diversas como Artes Plásticas, Dança, Teatro, Rádio, Música, Leitura e Escrita.
Este é o segundo ano que o CENTA organiza este tipo de actividade, que iniciou no ano transacto com a realização de 20 ateliers frequentados por turmas de escolas de Vila Velha de Ródão, Alcains e de Castelo Branco.
Este projecto oferece a oportunidade dos jovens frequentarem os ateliers do Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, até agora só possível em
Lisboa.
Cristina Ribeiro
NO SALÃO
APEF dança bem

A Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (Apef) está a promover um curso de danças de salão, em colaboração com o Instituto Português da Juventude. A iniciativa teve início no passado dia 18, onde o presidente da Apef, José Felgueiras, justificou a aposta da sua direcção naquele tipo de formação. Para já, e a avaliar pelas palavras daquele responsável, o curso está a corresponder às expectativas, até porque conta com 30 participantes.
Além dos profissionais de educação física, a iniciativa conta com a participação de muitos amantes da dança de salão, que não quiseram perder a oportunidade em aprender mais alguns passos de mestre. A primeira sessão foi animada e as próximas, a realizar nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro também prometem. A iniciativa pretendeu também proporcionar uma jornada de convívio entre todos os participantes. Para os docentes de educação física é ainda uma excelente oportunidade para adquirirem novos conhecimentos naquela área.
Paulo Filipe
ELEIÇÕES NA FEDERAÇÃO
Plácido
presidente
CURTAS & ACADÉMICAS
Marco
Cardoso ganha em Portalegre
|
|