Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº34    Dezembro 2000

Politécnico

ESGIN

Na rota das conferências

A Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova, está apostada em proporcionar aos seus alunos mais formação, e ao mesmo tempo abrir as suas portas à comunidade. Daí que esteja a desenvolver num ciclo de conferências, ligadas à gestão e à contabilidade, destinadas aos alunos e ao meio envolvente. Jorge Caiado, docente da Esgin, e responsável pela iniciativa classifica-a como muito importante, uma vez que integra uma unidade curricular das licenciaturas de gestão financeira e gestão de recursos humanos. “No final do semestre os alunos terão de fazer trabalhos ou realizar um teste sobre as matérias aqui apresentadas”, esclarece.

Jorge Caiado lembra ainda que nas licenciaturas existem mais duas unidades curriculares, uma de “simulação de gestão, onde temos a colaboração da empresa SGD e do Semanário Expresso, onde os alunos fazem um conjunto de jogadas empresariais, tendo como objectivo maximizar o valor das acções. A outra unidade, consiste num projecto final de curso, onde os alunos têm que criar uma empresa e um projecto de investimento”.

De acordo com Jorge Caiado este é o primeiro ano em que “se estão a promover ciclos de conferências com esta dimensão, envolvendo alunos e a comunidade”. Para já realizaram-se duas conferências, a primeira sobre a gestão hoteleira e turismo, onde esteve presente António Melo, consultor naquela área e a segunda, no passado dia 6, subordinada ao tema Controlo de Gestão e Estratégia Bancária, que contou com a prelecção de Anibal Caiado, autor do único manual existente em Portugal sobre essa área e que foi consultor na Caixa Geral de Depósitos Para o dia 14 de Dezembro, esteve agendado mais um colóquio, desta vez com Rui Santiago, da Universidade de Aveiro e membro do Conselho Científico da Esgin, sobre as novas perspectivas na gestão de recursos humanos. Em Janeiro, será feito um colóquio sobre marketing estratégico.

João Ruivo, director da Esgin, reforçou a ideia que a “escola quer promover iniciativas como esta com pessoas com larga experiência”. Na opinião de João Ruivo, “é importante que os alunos estejam motivados para uma formação permanente, daí que seja nosso objectivo criar na escola uma cultura de auto-formação”.

 

 

GUARDA

Mau tempo encerra tecnologia

A Escola Superior de Tecnologia suspendeu as actividades lectivas, no dia 7 de Dezembro, devido ao mau tempo que se fez sentir na cidade da Guarda e aos cortes constantes de energia eléctrica. O temporal que afectou aquela região obrigou ainda ao encerramento das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e secundárias da Guarda. Idêntica situação ocorreu nas escolas de Sabugal, Seia e Trancoso, onde foram também suspensas as aulas.

Ainda devido ao mau tempo, o complexo de piscinas municipais da Guarda foi danificado pela destruição parcial da cobertura, e com vidros partidos pela chuva e vento forte que na manhã de 7 de Dezembro ainda se fazia sentir, facto que vai motivar a interrupção de actividades nos próximos dias, de acordo com o comunicado enviado à Imprensa pela Presidente da Câmara, Maria do Carmo Borges.

Recorde-se que também a escultura em forma de “G” gigante inaugurada em 26 de Novembro para celebrar os 800 anos da atribuição do Foral à cidade ficou totalmente danificada, também devido ao meu tempo.

O trânsito foi também interrompido na zona do Estádio Municipal da Guarda devido à destruição da cobertura das bancadas, onde se desprenderam placas e estruturas que tombaram na via pública.

De referir que já no último mês, o mau tempo impediu que a Associação de Estudantes do Politécnico da Guarda realizasse a sua festa de recepção ao caloiro no jardim dos serviços centrais, devido à queda da tenda entretanto montada para o efeito
.

 

 

 

Mendes toma posse

O novo presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Jorge Mendes, deverá tomar posse ainda durante o mês de Dezembro. Segundo apurámos, o novo responsável pelo Instituto já escolheu para vice-presidente José Manuel Fernandes, que actualmente desempenha funções de administrador dos serviços sociais, e de docência na Escola Superior de Educação.

Recorde-se que para o seu mandato Jorge Mendes tem como objectivo fundamental “pacificar o Politécnico da Guarda”. Além disso quer implementar, o mais rapidamente possível, a Escola Superior de Saúde da Guarda. “Uma escola que passa pela integração da Escola Superior de Enfermagem da Guarda no Politécnico, e a posterior criação de Escola Superior de Saúde, que terá outros cursos ao nível das tecnologias da saúde, casos de fisioterapia, ligado à medicina desportiva, radiologia e pneumenologia . Jorge Mendes pretende ainda consolidar a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia. Outra prioridade imediata do Politécnico é a resolução do problema da sede da Associação de Estudantes. “Das duas uma, ou avançamos com a compra do actual edifício, onde se encontra a sede académica, ou optamos pela construção de um edifício de raíz. Mas esta é uma situação que terá que ser resolvida no mais curto espaço de tempo possível”. 

Ao nível interno, Jorge Mendes também quer mexer no funcionamento do Politécnico. “Temos que elaborar uma revisão dos estatutos do Instituto, que nalguns aspectos estão ultrapassados”, confirma aquele responsável. Outra das novidades de Jorge Mendes é a tentativa de abrir, já no próximo ano aulas nocturnas. 

GUARDA. As universidades de Coimbra e Salamanca e a Câmara da Guarda acabam de assinar um protocolo com vista à criação de um Centro de Estudos Ibéricos. Um organismo sugerido por Eduardo Lourenço, durante as cerimónias comemorativas dos 801 anos da cidade da Guarda, e que pretende desenvolver projectos comuns entre aquelas instituições. Ao que tudo indica o Instituto Politécnico da Guarda também deverá participar no projecto.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt