LIVROS
J. K. Rowling
“– Tu não sabes o que és? – perguntou por fim.
(…)
- Voçê nunca lhe disse? Nunca lhe disse o que estava escrito na carta que o Dumbledore deixou p´ra ele? Eu ´tava presente. Vi o Dumbledore deixar a carta, Dursley! E você nunca lha entregou em todos estes anos?
- Nunca me entregou o quê? –perguntou Harry ansiosamente.
- CALA-TE. PROÍBO-TE! – gritou o tio Vernon em pânico.
- A tia Petúnia estremeceu horrorizada.
- Vão para o raio que vos parta, vocês os dois – disse Hagrid. – Harry tu és um feiticeiro.
- Eu sou o quê?- perguntou Harry sem conseguir entender.
- Um feiticeiro, claro (…)”
in Harry Potter
e a Pedra Filosofal
Joanne Kathleen Rowling, escritora inglesa, nasceu em Chipping Sodbury, no South Gloucestershire. Oriunda da classe média, é filha de um engenheiro aeronáutico e de uma mãe apaixonada por livros. Logo em criança começa o seu interesse pela escrita. O seu primeiro livro, Rabbit, foi escrito aos seis anos.
Rowling licenciou-se em Francês e Clássicas na Universidade de Exeter e trabalhou com a Amnistia Internacional fazendo pesquisas sobre abusos dos direitos humanos na África francófona. Casou com um jornalista português, de quem tem uma filha. Em Portugal leccionou inglês e em 1990, a residir no Porto, concebeu a personagem Harry Potter. Nos cinco anos que se seguiram, teceu o enredo de sete livros, um por cada ano do ensino secundário de Harry. Deixa Portugal em 1993, instalando-se na casa da irmã em Edimburgo onde trabalha como professora substituta. Com dificuldades financeiras, vai escrevendo em mesas de café as histórias que a tornaram conhecida (no mundo dos feiticeiros e no mundo dos
muggles).
O primeiro livro da série Harry Potter foi publicado pela primeira vez em 1997 e já ganhou muitos prémios. Desta série constam os títulos: A Pedra Filosofal, A Câmara dos Segredos, O Prisioneiro de Azkaban e O Cálice de Fogo.
Harry Potter perde os pais em bébé e vai viver com os tios, os Dursleys, e o primo Dudley. Vive dez anos miseráveis com uns tios que o rejeitam, dormindo no armário debaixo das escadas e sofrendo com os caprichos do primo. Mas alguns acontecimentos insólitos e inexpli-cáveis vão acontecendo a Harry. A explicação surgirá quando, aos onze anos, recebe uma estranha carta vinda da Escola de Feitiçaria e Magia de Hogwarts. Harry Potter ingressa na escola para feiticeiros onde conhece os seus primeiros amigos: Ron Weasley e Hermione Granger. É aí também que conhece o significado da estranha marca que possui na testa, a verdadeira razão da morte dos pais e a existência de «Quem nós sabemos»
- Lord Voldemort - seu eterno inimigo.
Abre-se um novo mundo para Potter, onde se descobre famoso e lhe acontecem inúmeras aventuras.
Eugénia Sousa
Florinda Baptista
Novidades
DOM QUIXOTE. As Publicações Dom Quixote editaram, Fernando Pessoa - Vida, Personalidade e Génio, do pensador, crítico, ficcionista, professor e poeta António Quadros. Integrada na colecção “Nova Enciclopédia” e na sua 5ª Edição, este livro cria uma ponte entre o leitor e aquele que é um dos mais enigmáticos e desafiantes poetas da nossa língua. A primeira parte do livro é uma Introdução Cronológica à sua Vida e Obra tratando a segunda parte da Personalidade, Génio e Destino de Fernando Pessoa. Em “Apêndice” encontramos a visão motivadora de Pessoa. Uma forte ligação ao Esoterismo, ao Mito de Orfeu ao pensamento Templário e Rosa-Cruciano, do Encoberto e do Quinto Império. António Quadros revela-nos a missão de Fernando Pessoa, como “Construtor” de um “Templo de Palavras”.
EUROPA-AMÉRICA. As publicações Europa-América editaram Aku-Aku - O Segredo da Ilha de Páscoa, de Thor Heyerdahl. Chamada de “Rapa Nui”, “Umbigo do Mundo” e “Fronteira do Céu”, a ilha da Páscoa, com os seus colossos de pedra, permanece até hoje rodeada de mistério. Thor Heyerdahl, explorador norueguês, parte em 1955 a bordo de uma traineira rumo a essa ilha chilena. Do livro de Heyerdahl, simultaneamente entendido como livro de Aventuras e diário de campo, faz parte a seguinte passagem: “Só as cabeças gigantescas se erguem nas encostas, com um sorriso desdenhoso e empedernido, dizendo “Como está?” e “Adeus” aos liliputianos que chegam, miram e desaparecem, enquanto os séculos vão rolando. Um véu de mistério, qual neblina, tem continuado a envolver a ilha”.
|