Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano III    Nº30    Agosto 2000

 

Curtas & Directas


Galeria virtual

O Instituto Politécnico de Viseu vai organizar uma galeria virtual que tem início no seu site da Internet já no próximo mês de Setembro. Os interessados podem expor até um máximo se seis obras, que deverão enviar ao Instituto em suportes informáticos.

As fotografias não deverão ultrapassar os 20Kb em formato JPeg e o currículo deve seguir dactilografado em Word, letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples. Deve ainda ser enviado o título da obra, as dimensões, a técnica e o ano. A fotografia do autor é opcional.

Todos os trabalhos são sujeitos a apreciação antes de serem expostos e aqueles que não forem expostos serão devolvidos aos seus autores. Os trabalhos devem ser enviados para o Politécnico de Viseu, Galeria Virtual GCI, Rua Maximiano Aragão, 3500 Viseu. Para mais informação pode-se utilizar o endereço electrónico ispvgaleria@ipv.pt.

 

FOTOGRAFIA. Integrado nas comemorações do Ano Internacional da Matemática, o Departamento da disciplina da Superior de Tecnologia organiza um concurso de fotografia para profissionais e amadores e que tem como tema a Matemática.

Os trabalhos devem ter formato 15x20 ou 20x30, não se aceitam imagens manipuladas e cada concorrente poderá apresentar um máximo de três fotografias, fazendo-as acompanhar do nome, morada, telefone, habilitações literárias, idade e profissão.

O primeiro classificado terá direito a um prémio de 125 contos e a uma máquina Olympus IS-200. O segundo classificado recebe 50 contos e tem direito a um fim de semana no Hotel Montebelo, com tratamento VIP. Finalmente, o terceiro prémio será de 25 mil escudos, além de uma máquina calculadora Texas TI 83.

O júri será constituído por fotógrafos profissionais, professores de Belas Artes e professores do Departamento de Matemática. O prazo de recepção dos trabalhos termina a 31 de Agosto. A recepção é feita no Departamento de Matemática - Concurso de Fotografia (Gabinete 44), Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Campus Politécnico de Repeses, 3504 - 510 Viseu.

 

COMPUTADORES. A Fundação para a Computação Científica Nacional e a Universidade de Aveiro, com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu, vão organizar a terceira edição da Conferência sobre Redes de Computadores, a 16 e 17 de Novembro, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Esta conferência pretende contribuir para a discussão de temas científicos e técnicos numa das áreas da informática de maior expansão e que muitos contributos tem dado para a difusão e implantação da Sociedade de Informação e Conhecimento.

 

EDUCAÇÃO. A Escola Superior de Educação de Viseu vai ministrar um mestrado em Educação já no próximo ano lectivo. Denominado Didáctica das Ciências em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorre sob orientação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Educação de Viseu. Os interessados devem contactar a Superior de Educação pelos telefones 232484286 (Eunice) ou pelo fax 232428461. 

 

CONGRESSO. O Tempo Esse Grande Escultor é o tema do primeiro congresso que reunirá médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, alunos de enfermagem e outros interessados, nos dias 17 e 18 de Novembro, no Auditório do Hotel Príncipe Perfeito, em Viseu. Este congresso tem como objectivo partilhar informações sobre as diferentes situações respeitantes à saúde do homem desde a gestação à velhice, tendo em conta a acção do tempo, na expectativa de um novo milénio. No primeiro dia estarão em debate o envelhecimento cutâneo, do nascimento à infância e da adolescência à idade adulta. No segundo dia, o tema será a saúde no idoso. Os interessados devem contactar o secretariado do Congresso pelo telefone 239914183 ou pelo fax 239914187.

 

ESPECTÁCULO. O grupo “Ghetonia” de Itália vai actuar em Castelo Branco, frente à Câmara Municipal, no dia 2 de Setembro a partir das 21h30.
Este grupo participou em vários festivais de música popular na Itália e noutros países e a sua obra tem como título “Viagem ao canto popular da terra d’Otranto” e da Grécia Salentina.

O seu canto, originário da região de Salento, no sul da Itália, caracteriza-se pela presença da música curativa, das canções de amor, de emigração, do trabalho e dos cantos da manhã. O canto tem ainda uma característica especial denominada discanto, ou seja, a técnica de quem canta ao ar livre.

Um concerto que por estas e outras razões não deve perder.

 

KREAMUS. Os poetas dos distritos de Castelo Branco e da Guarda vão surgir em livro no ano de 2001, pela mão da Kreamus, uma empresa de publicidade da Covilhã, que se propõe editar um livro com cerca de 300 páginas sobre poesia contemporânea. Os textos, garantem os responsáveis da Kreamus, serão inéditos e a tiragem poderá chegar aos quatro mil exemplares.

 

BELMIRO. O líder do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo poderá vir a integrar a sociedade promotora do pólo tecnológico que a Câmara da Covilhã, em conjunto com associações de comerciantes e industriais, além da Universidade da Beira Interior, pretendem criar na Zona Industrial do Tortosendo. Nesse sentido, a convite do presidente da Câmara, Carlos Pinto, Belmiro de Azevedo esteve no início do mês de Agosto no denominado Parque da Ciência e tecnologia e ficou satisfeito com as intenções que lhe foram manifestadas. A decisão final de Belmiro de Azevedo só será no entanto manifestada mais tarde.

 

MÚSICA. A Delegação da Covilhã da Juventude Musical Portuguesa vai realizar a terceira edição do Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona entre 6 e 12 de Abril, na cidade da Covilhã, e nas modalidades de violino, violoncelo e contrabaixo. As inscrições estão abertas até 31 de Janeiro e as provas, prestadas em público, serão apreciadas por um júri presidido pelo maestro Manuel Ivo Cruz e composto por António Oliveira e Silva, Christa Rupert. Zofia Woycicka, Madalena Moreira de Sá e Costa, Luís Sá Pessoa, Jed Barahal e Florian Pertzborn. Júlio Cardona foi um violinista covilhanense onde nasceu em 1879. Foi professor de violino no Conservatório Nacional de Lisboa e fundador da Orquestra de Lisboa. Faleceu em 1950. O concurso com o seu nome é aberto a a todos os cidadãos da União Europeia, do Brasil, de países africanos de expressão oficial portuguesa e ainda de Timor. O patrocínio é da Câmara da Covilhã, que financia a estadia dos concorrentes. Na classe A, para concorrentes sem limite de idade, o primeiro prémio é de 500 contos e o segundo de 250. Na classe B, para executantes com idades até 18 anos, o primeiro prémio é de 200 contos e o segundo de 100 contos.

 

ENFERMAGEM. Algumas das disciplinas do curso de enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem Dr. Lopes Dias (ESELD), em Castelo Branco, vão ser ministradas na Escola Superior Agrária. Esta foi a alternativa encontrada pelos responsáveis da Escola de Enfermagem e do Instituto Politécnico, para solucionarem a falta de espaço do edifício da ESELD. Entretanto continua a aguardar-se a integração das escola de enfermagem no Politécnico, e a sua transformação em escola Superior de Saúde. 

 

CAMPUS. O Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de lançar o concurso público internacional de ideias, para o campus do Instituto, Escola Superior de Artes Aplicadas e Escola Superior de Saúde. O campus da Talagueira, como foi baptizado vai integrar ainda a Escola Superior de Tecnologia, já construída ao fundo da Avenida do Empresário. O concurso tem por objectivo seleccionar o melhor projecto para aquelas estruturas e é aberto a equipas de projectistas e a gabinetes ou sociedades de estudos e projectos, habilitados a exercer a actividade de arquitectura em Portugal, ou em Estados Membros da União Europeia. 

 

PAVILHÃO. O pavilhão Desportivo da Escola Superior de Educação será inaugurado em Outubro, no dia do Politécnico. A nova estrutura, orçada em 240 mil contos, ficará instalada no local onde estava o polidesportivo descoberto, e será um espaço multiusos. De acordo com o projecto, da autoria do Gabinete de Arquitectura de Luís Marçal Grilo (autor do projecto da ESE) o Pavilhão terá bancadas amovíveis, o que permitirá ter três campos de jogos, destinados à prática de diversas modalidades, como o basquetebol, andebol e futebol. Espaços que poderão funcionar em simultâneo. Quando as bancadas avançarem para dentro do pavilhão, existirá apenas um campo de maiores dimensões, onde se podem promover competições oficiais. 

 

FOGOS. A Escola Superior Agrária de Castelo Branco realiza, em Dezembro, o primeiro Congresso Ibérico sobre fogos florestais. A iniciativa parte de um grupo de docentes, liderados por João Pedro Luz e José Monteiro, e pelos alunos Brigite Botequim, Joana Carvalho, Marco Reis, Patrícia Salamanqueiro, Rita Rodrigues e Rogério Rocha. O encontro pretende reunir técnicos, investigadores, autarcas e entidades, que estejam relacionados com a problemática dos incêndios florestais.

 

FORMAÇÃO. A Escola Superior de Educação da Guarda tem já agendadas as suas acções de formação contínua para o ano 2000. No total são 27 os cursos disponíveis, com durações entre as 25 e as 50 horas. Aquelas acções atribuem créditos aos formandos e destinam-se a professores, educadores de infância e auxiliares de acção educativa. As inscrições podem ser feitas na Escola Superior de Educação da Guarda.

 

RESIDÊNCIA. A nova residência politécnica da Guarda, orçada em cerca de 250 mil contos, tem capacidade para 105 estudantes, irá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo. Trata-se de uma estrutura, há algum tempo anunciada por José Alves, e que se apresenta como uma das mais modernas da região. Os quartos são individuais e duplos, e cada um é servido por uma casa de banho, roupeiro, tomadas para Internet, telefone e televisão. Além disso, em cada piso o edifício apresenta uma pequena cozinha, lavandaria e bar. O edifício dispõe ainda de uma camarata com capacidade para 20 pessoas, destinada a acolher alunos que participem em actividades do Politécnico. 

 

PAVILHÃO. A construção de um Pavilhão Multiusos para a Guarda é uma das apostas do Politécnico da Guarda. O estudo preliminar está quase concluído e o pavilhão é mais um espaço destinado à prática de diversas actividades desportivas, que permitirá ainda a realização de congressos, seminários e exposições. A obra está orçada em cerca de 900 mil contos, sendo que 300 mil serão para o equipamento, já que aquele espaço ficará dotado de uma pista de atletismo coberta, ideal para a prática do treino para atletas profissionais.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2000 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt